minutas
- Meu querido pai do coração há 39 anos, Timim ou Macharet, como é conhecido por muitos, nasceu em São Pedro de Lumiar, hoje conhecido como São Pedro da Serra. Trabalhou como Chefe da Lavanderia, na Fundação Getúlio Vargas, foi garçom do Restaurante e Churrascaria Majórica, durante muitos anos fez extras no Nova Friburgo Country Clube e taxista no ponto do Centro de Turismo por 38 anos. Amante do futebol jogou no Friburgo como profissional e depois durante anos como amador. Alamyr tem 2 filhos do seu primeiro casamento: Almir (contador) e Rosangela (autônoma) e com sua esposa Maria Celeste (minha mãe) criou Celéne (Belas Artes), Mariéne (Turismóloga) e eu Chico Figueiredo. Um viva bem grande à família Macharet! Um viva bem grande a minha maravilhosa família!
dicionário
TESTÍCULOS – Órgãos ovalados do aparelho reprodutor masculino, são os responsáveis pela produção de espermatozoides. Era um alimento muito valorizado pelos romanos, que o consideravam uma substância revigoradora, bem superior ao tutano. Preferiam os testículos do porco e do touro, embora utilizassem o de vários outros animais. Já na França do século XVIII, o mais apreciado era o testículo do galo, alimento predileto de Luís XV. No Brasil, popularizou-se apenas o testículo de boi, um dos ingredientes da parillada, mesmo assim, somente nas regiões Sul e Sudeste.
ROCKY MOUNTAIN OYSTERS - ou prairie oyster, ostras da pradaria, são assim chamados os testículos de novilho, carneiro ou porco, nos Estados Unidos. Quanto mais novos os animais, melhores os testículos. Embora não seja lá um alimento muito difundido, são preparados salteados, fritos, cozidos ou grelhados.
perfil
ALAMYR MACHARET
APOSENTADO
NÃO COME: Como de tudo.
COME DE JOELHOS: Arroz e feijão. Gosto muito também de massas, omeletes, farofa. Na verdade a minha comida é bem diversificada.
GOSTA DE COZINHAR: Não. Gostava de fazer churrasco, mais não tenho mais pique!
SOBREMESA: Gosto do doce que estiver na mesa. Hoje em dia evito comer por causa do açúcar. Mais gosto de pudim, musses, bolos...
BEBIDA QUE APRECIA: Uísque. Mais toda bebida tem seu momento e quantidade certos.
BOTECO PREDILETO: Onde gosto de tomar um chope é no Bolero. Quando jogava futebol, saiamos do jogo e íamos tomar cerveja e comer testículos de boi.
RESTAURANTE PREDILETO: La Bamba. Eu gosto muito de ir lá. Temos variedades, preço bom e um excelente atendimento.
O QUE PODE TE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Comida fria!
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Guarapari.
SERRA OU MAR: Mar.
UM JANTAR INESQUECÍVEL: Meus 80 anos. Junto da minha família, netos, irmãos e amigos.
O QUE SER BEM SERVIDO: Atenção, bom atendimento, estar por perto sem sufocar o cliente.
O QUE É SERVIR BEM: Receber com uma boa comida. E na minha casa sempre é muito boa, minha esposa cozinha maravilhosamente bem e sempre com alegria.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Tranquilidade, o clima e bons restaurantes.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Detesto a política daqui, ver a Praça Getúlio Vargas tão abandonada e o frio, quando a temperatura está muito baixa.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais festas e eventos, mais divulgação da cidade.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Que cuidem melhor da nossa cidade. Infelizmente está muito abandonada!”
receitas
MACARRONADA TIPO ITALIANA
Ingredientes: 3 colheres de sopa de óleo, 1 folha de louro, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 500 grs de acém picado, 1 ½ xícara (chá) de caldo de carne, 1 paio picado, 2 linguiças sem pele picadas, 1 kg de tomate sem pele e sem sementes picados, 1 talo de salsão picado, sal e pimenta-do-reino à gosto, 1 colher (sobremesa) de amido de milho, 500 grs de massa cozida “al dente”.
Modo de preparo:
1. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e junte a folha de louro, doure a cebola e o alho.
2. Junte o acém e refogue bem até dourar a carne, acrescente um pouco do caldo de carne e cozinhe por 10 minutos.
3. Junte o paio, a linguiça, o tomate e o salsão.
4. Tempere com sal, a pimenta e acrescente o resto do caldo de carne.
5. Feche a panela, cozinhe durante 20 minutos ou até a carne ficar bem macia.
6. Caso haja necessidade, acrescente mais caldo de carne.
7. Abra a panela e coloque o amido de milho dissolvido em um pouco de caldo. Se o caldo estiver bem espeço, não é necessário o amido.
8. Deixe o molho apurando até o momento de servir.
9. Coloque sobre a massa escolhida.
Rendimento: 4 a 6 porções.
Notas: esse molho fica bem mais saboroso feito lentamente, sem usar a panela de pressão. Com a correria de hoje, tempo às vezes é o que menos temos. Acrescente cheiro verde, manjericão, ovos cozidos e queijo ralado, caso queira fazer uma verdadeira macarronada da “nona”!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário