Gastronomia - Chá para beber, chá para aquecer e ainda preparar deliciosos pratos!

Chico Figueiredo · chicop.fi gueiredo@gmail.com
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Em noites de inverno um chazinho vai muito bem. No entanto, podemos aproveitá-los também em determinadas receitas. Seus elementos podem ser utilizados em forma de chá ou até mesmo em buquês e

retirados na hora de servir o prato. O chá é aplicável na gastronomia em forma de infusão, mas também pode ser usada como tempero, através de suas folhas previamente secas, e, até como erva aromática para defumar carnes. Os chás acalmam, ajudam a pegar no sono, e é ótimo para incrementar sucos de frutas. Mais: as ervas secas podem ser misturas em bolos, cremes, sopas e muitas outras variações. Em outra ocasião, poderemos abordar também as ervas aromáticas, muito usadas na gastronomia e na preparação de

excelentes chás. Eu, particularmente, gosto muito de chás, principalmente na hora de dormir. Relaxa, aquece e me faz lembrar da minha infância quando minha mãe nos esquentava, a mim e irmãs, nas noites frias do inverno friburguense, com generosas doses dessa tradicional bebida. Então, aqui vão duas receitas ótimas feitas com chá em pratos bem apetitosos! 

 

GLOSSÁRIO


CHÁ AROMATIZADO

São chás, geralmente o verde oolong ou os pretos, acrescidos de substâncias aromáticas. A proporção é em torno de 2g de substâncias aromáticas para cada 100g de chá. Normalmente, são chás suaves, perfumados, lembrando frutas, flores e especiarias. Muito na moda nos anos 70, hoje em dia estão naturalmente incorporados aos hábitos. Um dos mais clássicos é o Earl Grey, obtido a partir de uma mistura de chá preto da Índia, China e Ceilão, aromatizados com óleo natural de bergamota. Os mais difundidos são os de maçã, abricó, laranja, frutas vermelhas, baunilha, anis, rosas, hibisco, amora, frutas secas, canela, gengibre, mel, cerejas, limão, jasmim, manga. Outros chás aromatizados são: Asatsuyu, Black Currant, Grenoile, Kashmir Khali-Kahwa.


CHÁ DE ERVAS

Elaborados com ervas variadas, juntas ou separadas, esses chás podem ser tomados quentes ou frios. As ervas mais apreciadas são hortelã, erva-cidreira, capim-limão, camomila, folhas de laranjeira, de morango, de amora, flores de alfazema, de salgueiro, de malva, de roseira silvestre, de urze, de urtiga, de

girassol, raízes de malva e casca de limão e sândalo. Por terem consistência diferente e graus também diferenciados de aroma e sabor, a dosagem de preparo varia de erva para erva.
 

RECEITAS

 

ARROZ DE PERAS E CAPIM-LIMÃO

Ingredientes:

2 cubos de caldo de galinha, 5 xícaras de água fervente, 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola média picada, 3 xícaras de arroz, 3 folhas compridas inteiras de capim-limão, 1 colher de sopa de manteiga, 2 peras com casca cortada em cubo, 4 colheres de sopa de amêndoas em lascas e sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

 

Modo de Preparo:

Ferva cinco xícaras (chá) de água e dissolva os cubinhos de caldo. Mantenha em fogo baixo. Aqueça o azeite, refogue a cebola e frite bem o arroz. Coloque as folhas de capimlimão amarradas e junte o caldo fervente. Tampe parcialmente a panela, abaixe o fogo e cozinhe até a água começar a secar (uns 15 minutos). Quando o arroz estiver quase completamente seco retire as folhas de capim-limão. Aqueça uma frigideira à parte com

a manteiga e doure as peras. Junte ao arroz, misture delicadamente, desligue o fogo e espere 5 minutos. Na hora de servir, polvilhe com as amêndoas.

 

Rendimento: 6 porções.


Notas: Se quiser, pode ferver a água do arroz com as folhas de capim-limão. Esse arroz

pode ser feito também com erva cidreira. Querendo umas amêndoas mais crocantes,

doure-as na manteiga antes de servir.

BOLO DE CAMOMILA

Ingredientes para a massa:

3 colheres de sopa de fl ores de camomila, 4 ovos, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 pote de iogurte natural integral, 100 g de manteiga, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de fl ocos de aveia, 1 colher de sopa de fermento em pó, manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar.

Cobertura do bolo:

2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro.

 

Modo de preparo:

Massa: Em uma panela, ferva uma xícara e meia de chá de água. Junte a camomila e deixe a panela tampada cerca de 1 minuto. Passe por uma peneira e reserve quatro colheres de sopa do chá de camomila. Em um liquitifi cador, bata o restante do chá de camomila com os ovos, o açúcar, o iogurte e a manteiga. Despeje em uma tigela e misture bem a farinha de trigo, a aveia e o fermento. Coloque em uma forma retangular (23x32cm) untada e polvilhada. Leve ao forno médio-alto (200C°), pré-aquecido, por uns 30 minutos.

Cobertura: Misture o chá reservado com o açúcar e espalhe sobre o bolo ainda quente.

 

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade