GASTRONOMIA - Brotos, muitos brotos: de feijão, de bambu, de alfafa...

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Estava pensando num alimento no qual a água seja essencial. Claro que vários deles necessitam exclusivamente desse elemento, que tanto desperdiçamos. Os brotos mais comuns no Brasil são o feijão moyashi, também conhecido como feijão mungo-verde, o trevo, o rabanete e a alfafa. Por dependerem apenas da semente e de água para se desenvolverem, são bastante benéficos a nossa saúde, garantindo o equilíbrio do metabolismo e o fortalecimento do sistema imunológico. Interessante notar que o cultivo de brotos comestíveis dispensa o uso de aditivos químicos, fator que os torna ainda mais valorizados em sua comercialização. Precisamos de uma boa água não só para o cultivo dos brotos, mas de diversos outros alimentos. Hoje em dia, é possível encontrar diversos produtos hidropônicos nos supermercados, como, por exemplo, alface, rúcula e agrião. Portanto, temos que valorizar muito esse produto vital para nós, humanos, e nossa alimentação! Viva a água e a vida que nos oferece!


GLOSSÁRIO

BROTO VEGETAL – Pelo que se sabe, os brotos vegetais foram introduzidos na alimentação, no século III a.C., na China, durante a construção da Grande Muralha. Posteriormente, outros povos também passaram a utilizá-los na alimentação, sendo reconhecido hoje seu grande valor nutritivo. Na fase de germinação os grãos sofrem mudanças, tornando-se ricos em enzimas, vitaminas e proteínas. Os brotos mais utilizados são os de trigos (trigo germinado), de feijão (conhecido como moyashi), de alfafa, de milho, de lentilha, de soja e de cana-do-reino.


RECEITAS

TABULE ESPECIAL COM BROTO DE ALFAFA

Ingredientes: 1 xícara de chá de quinoa, 2 xícaras de chá de água, 1 bouquet guarni (fazer com as ervas que gostar), tempero para legumes, 2 pepinos japoneses, 4 tomates, ½ cebola roxa, 200g de peito de peru, hortelã, salsinha, broto de alfafa, sal, pimenta-do-reino, limão e azeite a gosto.

Modo de preparo: coloque a água, a quinoa, o bouquet e o tempero numa panela e levar para cozinhar. Quando a água secar e a quinoa estiver cozida, dê um choque térmico na quinoa para parar o processo do cozimento. Coloque a quinoa numa tigela e acrescente pepinos cortados em cubos pequenos, tomates cortados em cubos, cebola roxa cortada em cubos pequenos, peito de peru cortados em cubos pequenos, misture tudo muito bem e tempere com limão, azeite, salsinha picada e bastante hortelã. Misture bem e no final acrescente o broto de alfafa deixando sobrar um pouco para enfeitar o prato.

Rendimento: 4 porções.

Notas: Essa salada fica muito boa com delicioso peito de frango grelhado ou mesmo filé de peixe. O broto pode ser o de sua preferência.

 BOM APETITE!!!


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia
Publicidade