Uns adoram, outros nem tanto e muitos nem chegam perto. O gengibre é excelente pra nossa saúde e possui mais de 400 substâncias com propriedades digestivas, expectorantes e até afrodisíacas. Possui também ação anti-inflamatória nas dores reumáticas e artrite. Auxilia no combate a gripes, resfriados, tosse, fraquezas do estômago, rouquidão, bronquites e muitas outras coisas. Mas, onde quero chegar? Na gastronomia, é claro! O gengibre é mais usado na culinária do que se imagina. É usado como tempero, molhos, saladas, carnes, doces e bolos. É muitos nem sabem disso. Outros só utilizam o gengibre na comida japonesa. Por isso, meus queridos, vamos aproveitar mais essa iguaria e colocá-la em pratica em outras deliciosas preparações!
GLOSSÁRIO
GENGIBRE - É uma planta tropical semelhante ao junco, cuja raiz é usada como especiaria saborosa. Originária da Índia e da Malásia, seu uso foi documentado por Plínio, o naturalista romano, assim como está em diversos manuscritos do Japão e China. Sua raiz fresca é nodosa e coberta por uma casaca bege. Quando nova, tem a casca fina e clara e consistência suculenta e tenra. De sabor forte, adstringente e levemente picante, oferece poderosa ação bactericida e desintoxicante contra toxinas de peixe. Seus apreciadores o consideram possuidor de virtudes afrodisíacas. A raiz fresca pode ser usada em pequenos pedaços, em fatias ou ralada. É encontrado também em pó, em conserva doce ou salgada, ou em forma de cristais. Pode ser empregado em picles, molhos, chucrute, chutneys etc.
BOLO DE GENGIBRE
Ingredientes:
3 ovos inteiros, 1 colher de sobremesa de gengibre ralado, 1 xícara de chá de óleo de girassol (de preferência), 1 xícara de chá de leite gelado, 2 xícara de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de preparo:
Coloque em uma vasilha os ingredientes secos e peneirados, exceto o fermento.
Mexa e reserve.
Leve ao liquidificador os 4 primeiros ingredientes. Bata bem.
Acrescente esse líquido aos ingredientes que estavam na vasilha.
Bata bem com o auxílio de uma colher de pau por aproximadamente 5 minutos.
Por último coloque o fermento.
Despeje essa massa em uma assadeira com furo no meio, untada e enfarinhada.
Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos, dependendo da temperatura do forno. Espete um palito e veja se este sai seco.
Desenforme e polvilhe o bolo com açúcar e canela.
Dicas:
Para enfarinhar a forma, substitua a farinha de trigo por farinha de rosca. Além de soltar o bolo mais fácil, você estará acrescentando também fibras. Incremente colocando castanhas-do-pará ou nozes picadas à massa. Esse bolo é delicioso, econômico e de fácil preparo.
Ingredientes:
3 gemas, 1/3 de xícara de açúcar, ¾ de xícara de creme de leite fresco, 100g de chocolate meio amargo picado, ½ colher de chá de gengibre fresco ralado.
Cobertura:
2 colheres de sopa de manteiga, 1/3 de xícara de amêndoas sem pele, picadas, 3 colheres de açúcar e 1/3 de xícara de farinha de trigo.
Modo de preparo:
Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa.
Reserve.
Numa panela, ponha o creme de leite e o chocolate e leve ao fogo médio, mexendo, até ferver e o chocolate se derreter.
Retire do fogo e junte a mistura às gemas batidas, mexendo sempre.
Volte ao fogo e cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, por um minuto.
Retire do fogo, adicione o gengibre e misture.
Despeje o creme nos potinhos sem encher completamente e deixe esfriar.
Cubra com filme plástico e leve à geladeira enquanto prepara a cobertura.
Cobertura:
Numa tigela, misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa.
Coloque numa frigideira e leve ao fogo, mexendo sempre, por cinco minutos ou até dourar ligeiramente.
Retire o filme plástico do creme e cubra com a farofa.
Deixe na geladeira até o momento de servir.
Rende 4 unidades.
Rendimento: 4 potinhos de sobremesa.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário