minutas
- Cida é muito conhecida em Ouro Preto não só pela simpatia, mas também por sua excelente cachaçaria, “Milagre de Minas”, há 37 anos no mercado e criada e administrada por ela. Tudo começou quando nossa amiga chegou em 1967, a Ouro Preto, e foi estudar farmácia, se especializando em botânica. Cida conta que aprendeu a apreciar cachaça com o professor Badini, quando eles molhavam os pés e, para esquentar, tomavam uma cachacinha. Foi se interessando pelas plantas aromáticas e nas andanças conheceu vários raizeiros e começou a pesquisar plantas medicinais. Tudo isso resultou numa empresária respeitada, com sua fábrica de cachaça em Amarantina (distrito de Ouro Preto). Em suas duas lojas, onde se pode apreciar os 250 rótulos (a meta é atingir 500) das mais diversas cachaças, o cliente ainda pode degustar e aprender um pouco sobre cada uma delas. Para os interessados, as cachaçarias ficam na Praça Tiradentes 139 (tel.: 31 3551-5096) e no Pilar, Rua Antônio de Albuquerque 18. Nas lojas os clientes ainda podem adquirir várias guloseimas, como porco na lata, pimentas, mostardas (excelentes!), peças decorativas em pedra e degustar o licor de limão “Zurli” (tipo o italiano Limoncello), feito por Cida, que é de beber rezando! Mais informações pelo site www.milagredeminas.com ou e-mail milagredeminas@terra.com.br. Viva Ouro Preto! Viva a Milagre de Minas! Viva Cida Zurlo!
- Não só de belíssimas igrejas e casarios vive Ouro Preto! A cidade é rodeada de excelentes restaurantes, para todos os bolsos e paladares. E não vão achando que só se come comida mineira. Existem excelentes restaurantes com cardápios elaboradíssimos e sempre com um toque mineiro de ser! Indo a Ouro Preto o leitor não pode deixar de conhecer o “Acaso 85”, um dos mais belos restaurantes que tive o prazer de conhecer, todo iluminado com velas, no porão de uma casa, onde se vai descendo por diversos ambientes até chegar ao salão principal. É um luxo! Bené da Flauta é ambiente primoroso e com uma decoração de excelente bom gosto e comida variada. O nome da casa homenageia um famoso andarilho que animava os festivais da cidade tocando uma flauta feita de cana ou bambu. O Senhora do Rosário (Hotel Solar do Rosário) é excelente, e tanto o hotel como o restaurante são puro requinte! Os salões são decorados com lustres de cristais, móveis de madeira e peças sacras de estilo barroco. Há também o tradicional — e um dos mais antigos da cidade — Casa do Ouvidor, conhecido por seu cardápio de comida mineira e filés. A Casa dos Contos tem um bufê de comida regional, com todos os tipos possíveis e imaginários de comida mineira. Ir a Ouro Preto, por mais que já se tenha ido, é pura magia. A cidade respira arte e cultura, os estudantes dão a alegria do lugar, misturados aos turistas estrangeiros e de toda parte do Brasil, com suas caras de encanto diante de tanta beleza. Pousadas e hotéis também não faltam na cidade, com preços bastante convidativos, principalmente na baixa temporada. Um passeio imperdível é a ida à Mariana de trem, confortável e com guia, que nos explica toda a história da região. Chegando a Mariana, a apresentação do órgão na Catedral Basílica da Sé, de sexta e domingo, sempre às 12h15, é imperdível. Sem falar dos botecos espalhados por toda a cidade, cafés e chocolatarias encantadores. Conheçam Minas, conheçam o Brasil! O prazer está mais perto de nós do que imaginamos. Viva Ouro Preto! Viva Minas Gerais! Viva o Brasil de todas as culturas!
perfil
CIDA ZURLO
CACHACISTA
MILAGRE DE MINAS
NÃO COME: Chouriço.
COME DE JOELHOS: Torresmo, caviar, torta capixaba na Semana Santa.
GOSTA DE COZINHAR? Adoro! Sou metida... Moqueca capixaba, torta capixaba, na Semana Santa a disputa é grande. Eu só faço uma vez por ano. E músculo com especiarias também faz muito sucesso.
SOBREMESA: Todas as frutas e tarte tatin de maçã, que eu amo. Bem-feita não tem melhor!
BEBIDA QUE APRECIA: Uma boa cachaça, espumante e vinho branco.
BOTECO PREDILETO: Pavão Azul e Academia da Cachaça, no Rio. E, em Ouro Preto, Bar do Vicente (antigo Gela Goela).
RESTAURANTE PREDILETO: Aprazível, em Santa Tereza.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro e Paris.
SERRA OU MAR? Os dois.
JANTAR INESQUECÍVEL: Com Noemia e Paulo Damicco, em Roma.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Atenção, presteza...
O QUE É SERVIR BEM? Ter elegância e generosidade.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O Parque São Clemente, a cidade e o clima.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Não lembro e não vi nada desagradável.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Dom João VI estava certo quando decretou Nova Friburgo como cidade.
receitas
BROA PAU-A-PIQUE
INGREDIENTES: 1 litro de água, 1 xícara de chá de óleo, 1 pitada de sal, erva-doce e cravo a gosto, 200g de rapadura em lascas, 1 copo (tipo americano) de leite, 3 xícaras de chá de açúcar refinado, 3 copos (tipo americano) de fubá, 1 colher de sopa de fermento químico em pó e folhas de bananeira colhidas de véspera.
MODO DE PREPARO: Levar ao fogo o leite, a água, o sal, o óleo, a rapadura e o açúcar. Quando começar a borbulhar, colocar o fubá, mexendo com uma colher, por dez minutos. Retirar do fogo e colocar o fermento. Mexer. Cortar as tiras de folha de bananeira, com cerca de 15 centímetros de comprimento e oito de largura. Colocar uma porção de massa no meio da tira, no sentido do comprimento, e fechar. Levar ao forno pré-aquecido, na temperatura alta, por cerca de 40 minutos.
TORRESMO DE BARRIGA
INGREDIENTES: 1kg de toucinho de barriga, cortado em tiras grossas e no comprimento desejado, tempere a gosto, vinagre e óleo para fritar.
MODO DE PREPARO: Temperar os pedaços de toucinho e acomodá-los em uma assadeira, de modo que a pele fique virada para cima. Acrescentar água, sem cobrir a carne completamente. Regar a pele com vinagre e levar ao forno na temperatura baixa, por três horas e meia. Retirar do forno e quando esfriar colocar a carne num recipiente e levar à geladeira. Quando estiver bem gelada, fritar em óleo quente, suficiente para cobrir, até dourar e pururucar.
NOTA: Estas são algumas delícias de Minas. Na semana que vem, um pouco mais da culinária mineira e seus encantos.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário