Gastronomia - 8 a 10 de outubro 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 07 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 8 a 10 de outubro 2011
Gastronomia - 8 a 10 de outubro 2011

minutas

- Tairone, como é conhecido no meio da moda, é o tipo de pessoa que todos amam. Sempre sorrindo e disposto a ajudar seja lá no que for, sua marca é mais que conhecida: gentileza! Não é só a moda que o faz especial—sua atitude em relação a ela que o torna especial! Quem já não viu uma bolsa ou assessório do nosso amigo? Hoje, trabalhando como consultor em algumas empresas em Nova Friburgo desenvolvendo e acompanhando “estilos” como diretor criativo, está mais solto embora trabalhando muito, e em vários lugares ao mesmo tempo. Segundo ele, este desafio profissional lhe dá muito prazer e grande oportunidade de conhecer pessoas e vislumbrar novos horizontes! Tanto que nosso amigo acabou de chegar da China onde trouxe várias novidades para o mundo fashion! Um viva bem grande a todos os estilistas! Um viva bem grande a todos que produzem moda em nossa cidade! Um viva bem grande ao extraordinário talento de Tairone Vieira!

- Dois por 2 - Comunicação Musical é o mais novo estúdio da cidade! E é claro que os responsáveis só podiam ser Claudio Nucci e Giovanne Bizzotto! Muito bem montado, o estúdio faz gravação, edição, finalização e trilha para teatro! E é claro que muito mais! Sucesso a essa dupla de artistas de mais puro talento!

- Uma noite memorável a entrega dos títulos de Cidadão Friburguense e a Comenda do Barão de Nova Friburgo ao mestre das artes e da cultura friburguense—Jaburu! Um viva aos vereadores friburguenses! Um viva ao presidente Sérgio Xavier!

dicionário

OVO DOS MIL ANOS – Também chamada “ovo da dinastia Ming”, é considerado uma iguaria finíssima e cara da culinária chinesa. São ovos que passaram por um processo de preservação, sendo enterrados por 100 dias, depois de terem sido recobertos com limão, cinza e sal. O limão “petrifica” o ovo, dando-lhe uma aparência de “no mínimo um século”. Removendo-se a casca negra, encontramos uma clara firme, branco-amarelada, rodeando a gema cremosa, de um verde escuro. O sabor lembra o do queijo. São empregados geralmente ovos de galinha, pato ou ganso. São consumidos sem qualquer tipo de cozimento, geralmente como aperitivo, acompanhados de um molho e fatias de gengibre.

perfil

TAIRONE VIEIRA

ESTILISTA/DIRETOR CRIATIVO

NÃO COME: Peidan (ovos pretos chineses).

Eu prefiro chamar-lhes ovos podres; são ovos, normalmente, de pata ou gansa, envelhecidos. Ovos que por fora parecem ovos normais, mas não são. Chamam-se ovos de cem ou mil anos.

Assim que os abrir vai perceber. A clara está acastanhada, como se tivesse cozido numa mistura de coca-cola e ferrugem—e a gema está preta, ou verde escura, também como se tivesse sido cozida. Mas não foram, apenas estiveram enterrados em cinzas, cal, gesso, sal, chumbo e uma série de outros produtos químicos inofensivos. Dizem que o peidan não faz mal, mas eu não como!

COME DE JOELHOS: Comidinha da minha mãe, tudo que ela faz é divino.

GOSTA DE COZINHAR: Sim adoro, aprendi alguns pratos com minha mãe que são deliciosos.

SOBREMESA: Bolo de Nozes.

BEBIDA QUE APRECIA: Vodka, adoro beber só com gelo.

BOTECO PREDILETO: Casarão de Minas não é um boteco, mas é bem descontraído.

RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia.

O QUE PODE TE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Quanto peço para tirar algum condimento, e quando não tiram realmente me tira do sério. E toalha de mesa suja é um horror!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: New York.

UM JANTAR INESQUECÍVEL: Alguns dias atrás no Bistrô MAC-Niterói, muito bem acompanhado! O jantar, o restaurante e a companhia foram inesquecíveis.

O QUE SER BEM SERVIDO: Uma mesa bem-posta.

O QUE É SERVIR BEM: Ter sempre uma boa água para servir em casa, acho um luxo.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima incrível, o jeitinho sempre amigável dos friburguenses e as boas amizades.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito (louco).

O que a chuva fez e o que nada foi feito depois dela, isto é muito desagradável.

A falta de banheiros públicos. Esta coisa de banheiro público é muito “engraçado”. Ouça isto, meu pai gosta de fazer caminhadas e em suas caminhadas “descobriu” que em Friburgo não tem um banheiro público, e me contou: Tairone, você sabe que quando a vontade me vem eu tenho que pedir favor em um estabelecimento para usar o banheiro deles! E isso ele me contando indignado. Eu achei engraçado e respondi: Pai isto e realmente chato, até eu passar pela mesma situação foi muito desagradável. A quem reclamar? O quê?

Fica aqui pública a minha desagradável experiência e de meu querido pai.

Engraçado até acontecer com agente.

QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais e mais, muitos festivais gastronômicos.

SERRA OU MAR: Difícil essa, kkkk.

Posso responder os dois?

Amo a serra o clima este verde, mas também adora olhar a imensidão azul do mar.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “A ninguém faltam forças; o que falta a muitos é vontade.” Victor Hugo.

receitas

OMELETE DE FORNO

Ingredientes: 3 ovos, 3 claras de ovos, ½ xícara de chá de creme de leite, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 colher de chá de ervas finas, 2 colheres de chá de azeite, 2 colheres de sopa de alho-poró fatiado, 200 gr de ricota, 200 gr de peito de peru defumado, 2 colheres de sopa de queijo ralado e manteiga ou azeite para untar.

Modo de preparo: bata no processador a ricota com peito de peru. Refogue o alho-poró no azeite. Bata bem os ovos e as claras até formar uma mistura fofa, tempere com sal e pimenta a gosto. Ao retirar os ovos da batedeira, junte as ervas finas, o alho-poró refogado, a ricota e o peito de peru moídos e o creme de leite, misture delicadamente. Unte uma forma refratária e despeje a mistura e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido por cerca de 50 minutos ou até que a omelete fique dourada e firme.

Rendimento: 6 porções.

Sugestão de acompanhamento: pão, saladas ou até mesmo um arroz branco.

Notas: querendo pode-se trocar a ricota por queijo Minas e o peito de peru por uns frios de sua preferência. Querendo incrementar mais ainda crie um recheio ao seu gosto!

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade