Gastronomia - 7 de novembro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 06 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- O coronel Hudson está desenvolvendo um excelente trabalho à frente da Autran. Em breve estará em vigor o estacionamento rotativo, que há muito tempo é esperado pelos friburguenses. E não para por aí: o secretário tem excelentes projetos para o nosso município e, como já prometeu, será um verdadeiro choque de ordem! Faltam alguns detalhes para tudo ser colocado em prática e certamente virá em boa hora, já que o trânsito é um dos piores problemas da cidade. Desejo muita sorte ao coronel Hudson, que também é meu colega de jornal, já que passou a assinar uma coluna semanal em A VOZ DA SERRA!

- A festa da colônia espanhola foi um verdadeiro sucesso, como já mencionado por mim há duas semanas. Só que cometi um engano (talvez ainda sob o efeito dos excelentes vinhos espanhóis!) quando destaquei a Secretaria de Turismo como realizadora do evento. É claro que sempre tem o envolvimento de várias secretarias, só que, no caso, 90% das festas das colônias têm sido realizadas pela equipe da Secretaria de Cultura que, por sinal, tem feito um excelente trabalho! Vem aí a Festa do Líbano. Aguardem!

- Uma equipe de primeira! O Assim & Assado está de parabéns! Cleber Matos, Cristina, Priscilla, Welton, Márcia, Alexandro, Celso, Hebert, Simone, Ézio, Antonio, Cláudio, Leonardo, Adilson e Gedilson dão um show de carinho e competência. Vale a pena conferir as delícias do lugar!

Dicionário

Tapioca – 1. Farinha derivada da goma da mandioca. Quando a goma é aquecida em um tacho quente, transforma-se em pequenas bolinhas, que é a tapioca. Com elas são feitos pudins, cremes, cuscuz e sopas. Utiliza-se mais ou menos da mesma forma que o sagu. 2. É também o nome dos beijus do Ceará, feitos de farinha de tapioca e coco ralado, enformados em aros de metal e assados sobre uma chapa de ferro. Come-se no café da manhã e no lanche.

SAGU – 1. Extraída da medula do caule do sagueiro, um tipo de palmeira, é uma substancia semelhante ao amido. Até o início do século XX, era considerada uma comida nutritiva para doentes, mas esta teoria acabou por ser descartada. Utiliza-se para engrossar caldos, sucos e cremes, como a araruta. É ingrediente básico do röd gröd (tradicional pudim de groselhas e framboesas) dinamarquês. Pode ser cozido com uma fruta ou caldo de fruta e servido frio, ou então com leite, servido frio ou quente. 2. Bolinhas feitas de polvilho ou goma de mandioca-brava, encontradas em todo o Brasil. Servem-se muito como sobremesa, cozidas com açúcar e leite ou sucos de frutas.

Perfil

CORONEL HUDSON AGUIAR MIRANDA

SUPERINTENDENTE DA AUTARQUIA MUNICIPAL DE

TRÂNSITO E SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ORDEM URBANA

NÃO COME: Frutos do mar.

COME DE JOELHOS: Bacalhau ao Zé do Pipo, do Rei do Bacalhau, em Duas Barras.

GOSTA DE COZINHAR? Apenas aprecio a culinária.

SOBREMESA: Pudim de tapioca, da Dona Mariquinha.

BEBIDA QUE APRECIA: Suco e vinho.

BOTECO PREDILETO: Não frequento.

RESTAURANTE PREDILETO: Galpão Gourmet, no Cônego.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo e Petrópolis.

SERRA OU MAR? Os dois.

UM JANTAR INESQUECÍVEL: Foram tantos...

O QUE É SER BEM SERVIDO: Ser atendido por uma pessoa atenciosa e educada.

O QUE É SERVIR BEM: É servir a todos com respeito e carinho.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As pessoas, o clima e a natureza.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A poluição dos rios, a ocupação irregular do solo e a falta de respeito aos pedestres.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Um plano de divulgação das belezas naturais de Nova Friburgo e seu clima superagradável, a fim de atrair mais turistas para esta maravilhosa cidade.

Receitas

PUDIM DE TAPIOCA

Ingredientes:

Uma xícara e meia de farinha de tapioca, uma colher de sopa de manteiga, uma lata de creme de leite, uma lata de leite condensado, uma garrafa pequena de leite de coco, cinco ovos, uma xícara e meia de água, duas xícaras e meia de açúcar e uma pitada de sal.

Modo de preparo:

Coloque a farinha de tapioca de molho no leite de coco por uma hora. Bata os ovos, em uma tigela grande e vá acrescentando os demais ingredientes (manteiga, leite condensado, creme de leite), sempre batendo bem. Acrescente a farinha de tapioca. Prepare a calda com duas xícaras de açúcar restantes e a água, para caramelizar a forma. Acrescente à massa. Leve ao forno para assar ou cozinhar em banho-maria.

Rendimento:

8 a 10 porções.

Notas:

Este pudim é superfácil de fazer e o resultado é excelente. Prefiro assar em banho-maria, o pudim fica mais úmido. Mas, tudo é uma questão de preferência. Escolha a sua!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade