Minutas
Este brilhante artista plástico, carioca e agora mais friburguense que nunca, se rendeu às montanhas do Morro Queimado e acabou se fixando num energizante e bucólico sítio entre Mury e Lumiar. Murce, com sua arte e seu jeito simples de ser, encanta a todos com sua pintura naïf. Bacharel em Administração de Empresas, trocou tudo pelos pincéis e telas e hoje representa as artes plásticas com a mais pura maestria. Neste dia 7 de março, o nosso querido pintor será homenageado pelo Gama, junto com a também brilhante pintora Marieta Monshem, com o Troféu Guignard, no Centro de Arte, às 20h. Na ocasião haverá também a palestra O Lirismo de Guignard, ministrada por Marieta, às 19h. Luiz Murce possui ateliê no Mury Shopping e outro em São Pedro da Serra. Um viva bem grande a Guignard, ao Gama, ao Luiz Murce, a Marieta Moschen e aos maravilhosos artistas plásticos de Nova Friburgo!
- Segundo Lílian Barretto, e eu assino embaixo, o Bolinho de Larissa, do restaurante Botto’s, é simplesmente divino! Vale a pena conferir!
- A calçada do Cônego está cada vez mais especial. Como se não bastasse o Zaratustra, o Bon Vivant e as Pizzas do Cônego, do outro lado vem bombando o Café 1930. Sem falar ainda de todo o bairro, onde a gastronomia impera!
Dicionário
PEPERONATA – Guarnição italiana para carnes, feita com pimentão vermelho, cebolas, tomates e azeite de oliva. Pode ser usada também como recheio para omeletes ou antepasto.
PEPPERONCINI – Também chamadas pimentas da Toscana, são pequenas pimentas de um vermelho brilhante e pele lisa. Têm um sabor levemente adocicado e um grau de ardência que vai de médio a forte. São mais encontradas em conservas e muito usadas para antepasto. No Brasil são chamadas pimenta-cumari.
Perfil
LUIZ MURCE
ARTISTA PLÁSTICO
NÃO COME: Rabada, dobradinha, coisas deste tipo.
COME DE JOELHOS: Gosto de carne de porco, estrogonofe e coisas simples também.
GOSTA DE COZINHAR? Gosto. A culinária tem a ver com a pintura. Tem que saber misturar tudo e na medida certa. Faço coisas muito boas.
SOBREMESA: Morango ou pêssego com chantili, pavê de chocolate. Tudo sem muito abuso. Sou meio gordinho, então, vou mais no salgado!
BEBIDA QUE APRECIA: Sucos, refrigerantes, uma cervejinha de vez em quando, e uma cuba libre no social.
BOTECO PREDILETO: Botequim do Braz, em São Pedro da Serra.
RESTAURANTE PREDILETO: Bräun & Bräun, Viva Rô e Tunney.
JANTAR INESQUECIVEL: Geralmente os jantares de reconciliação com as minhas ex-namoradas.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Armação de Búzios, Paraty e São Pedro da Serra.
SERRA OU MAR: Serra.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Ter a atenção dos garçons na hora certa, asseio e porções generosas, já que sou meio cheinho. Tudo dentro do contexto.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima e as mulheres maravilhosas de Nova Friburgo (só existem aqui)!
TRÊS COISAS DESAGRÁDAVEIS EM NOVA FRIBURGO: Estacionamento, as ruas em péssimo estado de conservação em toda a cidade e a fiação no centro da cidade, que poderia ser subterrânea.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Fazer mais festivais gastronômicos com chefs renomados, feiras gastronômicas, com degustações, preços convidativos, envolvendo arte e boa música.
Receitas
ESPAGUETE COM SALAME E PIMENTÕES
Ingredientes:
Duas colheres de sopa de azeite, uma cebola grande, finamente picada; dois dentes de alho, esmagados; 150g de fatias de salame picante cortados em tiras; dois pimentões vermelhos grandes, picados; 800g de tomates enlatados esmagados; 125ml de vinho branco seco e 500g de espaguete.
Modo de preparo:
Aqueça o azeite numa frigideira de fundo pesado. Junte a cebola, o alho e o salame e cozinhe durante cinco minutos. Junte o tomate e o vinho branco seco e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe tapado durante 15 minutos. Tire a tampa e cozinhe mais 15 minutos ou até que o líquido reduza e o molho fique com a consistência desejada. Deite sal e pimenta a gosto. Cerca de 15 minutos antes do molho ficar pronto, cozinhe o espaguete numa panela grande com água salgada, até ficar al dente. Escorra e coloque novamente na panela. Misture metade do molho com a massa e divida por pratos individuais. Cubra com o resto do molho e sirva.
Rendimento: De 4 a 6 porções.
Nota: Esta massa é muito boa para quem gosta de pimentões. Este salame da receita pode ser substituído por linguiça apimentada. Siga a receita da mesma forma. E, para quem gosta de algo mais picante ainda, acrescente uma pimenta dedo-de-moça, sem as sementes, picadinha.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário