Minutas
Mário José Bastos Jorge é uma pessoa muito especial, principalmente por sua lealdade, carinho e talento. Músico respeitadíssimo por todos, por onde passa deixa sua marca: pura competência! Marinho, como é conhecido por todos, foi músico da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros e da Orquestra Filarmônica, ambas do Rio de Janeiro. É reconhecido pelo brilhante trabalho à frente da banda do respeitado Colégio Miosótis e presidiu durante 14 anos, com maestria, a nossa centenária e respeitada Campesina Friburguense. Hoje Marinho é coordenador do projeto Banda na Praça, da Secretaria Municipal de Cultura, onde certamente desenvolverá um brilhante trabalho. Casado com Vilma Jorge, tem dois filhos: Caroline (25) e Rafael (20). Nosso querido músico merece muitos vivas! Parabéns e muito sucesso!
- É impressionante o sucesso que um dos mais respeitados restaurantes da cidade faz com os turistas e os locais. O Viva Rô mantém uma qualidade de tirar o chapéu! Mérito dos inigualáveis Rô e Harald e de toda a sua competente equipe.
- David Massena é mesmo multimídia! Está arrebentando à frente do já sucesso Café 1930. Na mais nova casa do Cônego tem brilhantes projetos na área da cultura e, como não bastasse, é sucesso em A VOZ DA SERRA toda semana, como colunista social, e seu livro já é recorde de vendas na cidade. Viva ele!
Dicionário
MJADARA ou MJADRA – Prato muito conhecido da cozinha árabe, é uma mistura de arroz com lentilhas, acompanhada de cebolas fritas. O arroz deve ficar úmido e pode ser servido quente ou frio, como acompanhamento de pratos de carne.
Perfil
MÁRIO JOSÉ BASTOS JORGE, MARINHO - MÚSICO
NÃO COME:
Como de tudo. Muito difícil lembrar-me de um prato que eu não coma!
COME DE JOELHOS:
Bacalhoada. E gosto muito também de Mjadara (prato libanês).
GOSTA DE COZINHAR?
Gosto. Minha especialidade é comida libanesa, por ser descendente direto!
SOBREMESA:
Banana flambada com sorvete de creme.
BEBIDA QUE APRECIA:
Vinhos.
BOTECO PREDILETO: Bar América.
RESTAURANTE PREDILETO:
Viva Rô, Oca Maloca e Oásis, comida árabe.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER:
Armação de Búzios.
JANTAR INESQUECÍVEL:
Foi um almoço, na verdade, na Expo 2002, na Suíça, com todas as autoridades e chefes de estado.
O QUE É SER BEM SERVIDO?
Ser servido com carinho e simplicidade.
SERRA OU MAR?
Serra.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:
A cidade, as minhas orquídeas e a minha família.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS:
A insegurança e a desordem pública, as propagandas em carros de som e a falta de informação e desconhecimento da nossa rica história.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?
Festivais gastronômicos e um bom encontro de chefs.
Receitas
MJADRA (ARROZ COM LENTILHA)
Ingredientes: Duas xícaras de arroz lavado e escorrido, uma xícara de chá de lentilha lavada, uma cebola grande finamente fatiada, 2 dentes de alho amassados, 3 colheres de sopa de hortelã picadinha, duas colheres de sopa de azeite de oliva e sal.
Modo de preparo: Coloque as lentilhas para cozinhar em quatro xícaras de água, até ficarem quase macias. Enquanto isso, aqueça uma colher de azeite e refogue o alho. Junte o arroz e refogue normalmente. Acrescente as lentilhas pré-cozidas juntamente com a água. Adicione sal a gosto e cozinhe até que o arroz e a lentilha estejam macios. Se necessário, acrescente mais água. À parte, aqueça o restante do azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Desligue o fogo e acrescente a hortelã. Quando o arroz e a lentilha estiverem macios e secos, despeje a mistura de azeite, cebola e hortelã por cima. Sirva quente.
Rendimento: 4 porções.
Nota: Se o leitor achar melhor, deixe a cebola dourar um pouco (eu acho que fica mais saborosa). Já degustei várias preparações deste prato e me deparei com diversas receitas. Esta é bem fácil e o resultado é muito bom. Uma boa cafta ou outra carne de sua preferência acompanha muito bem essa gostosura árabe. Aproveite!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário