Gastronomia - 7 a 9 de maio 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 06 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 7 a 9 de maio 2011
Gastronomia - 7 a 9 de maio 2011

minutas

- O atuante vereador e professor Jorge Carvalho é muito querido na cidade, principalmente pelos serviços prestados à Nova Friburgo. Com cinco mandatos na Câmara Municipal e uma presidência, está sempre desenvolvendo trabalhos sociais e pensando no bem-estar da população. Ele é reconhecido também por seu trabalho na Educação, tanto que secretariou o município entre os anos de 1989 e 1992, nas áreas de Educação e Cultura. Fazendo este perfil fiquei admirado com os locais onde Jorge Carvalho já emprestou seus conhecimentos. Licenciado em Matemática e Física pela Faculdade Santa Dorotéia (onde também lecionou), atuou ainda nos colégios Jamil El-Jaick, Canadá, Rui Barbosa, Feliciano Costa, Odette Penna Muniz, Nossa Senhora das Graças, Mercês, Anchieta, Cêfel e Nossa Senhora das Dores. Suas atividades não param por aí. Participa do programa O Show do Pedro Osmar, todas as terças, no quadro Debate Popular, foi comentarista esportivo na Rádio Friburgo AM, junto com Fernando Bonan, e ainda foi presidente da minha querida Euterpe Friburguense, em 1994. Jorge é casado com Lúcia Helena Thurler de Carvalho, com quem tem dois filhos - Bruno (28) e Fernanda (25), jornalista. Um viva à família Carvalho! Um viva bem grande ao Jorge Carvalho, símbolo maior da política friburguense!

- O maravilhoso Cigalon Restaurant, em Búzios, também é café agora! Os amantes do balneário e da boa mesa não podem perder esta dica! No café, o restaurant oferece sanduíches, café da manhã, cafés diversos e outras coisinhas mais que, além de comer de joelhos, é de sair babando! Fica na Rua das Pedras 199, Centro, telefone (22) 2623-0932/1249. Imperdível!

dicionário

LARANJA-DA-TERRA – Tipo de laranja muito amarga e de casca rugosa. Dela só se aproveita a casca, com a qual se faz doce em calda e cristalizado.

LARANJA-SANGUÍNEA – Tipo de laranja de polpa e suco vermelho-rubis, mais ácidos e perfumados que a laranja comum. Seu suco pode ser empregado em sobremesas geladas e sorvetes.

perfil

JORGE CARVALHO

PROFESSOR/VEREADOR

NÃO COME: Não tenho essas coisas... Aprendi a comer de tudo. Aprendi com meu pai que, às vezes, não podemos ter preferências.

COME DE JOELHOS: Uma boa bacalhoada, como um bom vascaíno!

GOSTA DE COZINHAR? Não. Mal sei fazer um café! Gostaria muito de aprender, pois admiro quem sabe preparar um bom prato.

SOBREMESA: Gosto muito de fruta, principalmente mamão, abacaxi. E um doce que me fascinava era um de laranja da terra que minha mãe fazia. Não vou ter mais essa oportunidade.

BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja.

BOTECO PREDILETO: Bar América e Rick’s Bar.

RESTAURANTE PREDILETO: Nova Friburgo tem excelentes restaurantes e eu não saberia escolher um só.

O QUE O TIRA DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Garçom arrumando mesa para fechar.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Sou apaixonado por Nova Friburgo! Não consigo ficar muito tempo longe.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: O do aniversário de 90 anos da minha mãe, com família e amigos reunidos.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Receber atenção.

O QUE É SERVIR BEM? Dar atenção.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a riqueza da nossa cultura e nosso povo.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, a poluição do Bengalas e a falta de fiscalização com relação às cargas tóxicas.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Preparação continua de mão de obra qualificada.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Devemos lutar sempre por aquilo que nos une. E nada nos une mais que Nova Friburgo.

receitas

DOCE DE LARANJA-DA-TERRA

INGREDIENTES: 2 kg de açúcar e uma dúzia de laranjas-da-terra maduras.

MODO DE PREPARO: Raspar a casca dos frutos com ralo leve. Cortar a parte inferior em cruz. Retirar os gomos, aproveitando apenas as cascas. Colocá-las num tacho com bastante água e cozinhar em fogo forte. Deixar esfriar. Passar as cascas para uma vasilha com água, trocando a água duas vezes por dia. Escorrer bem as cascas numa peneira. Fazer uma calda rala de açúcar (usar metade do açúcar pedido), adicionar as cascas e levar ao fogo deixando ferver por uma hora. Tirar do fogo. Repetir a operação de fervura na calda por dois dias consecutivos, meia hora cada dia. No quarto dia deixar a calda tomar ponto mais alto. Para cristalizar, retirar as cascas da calda mais rala, engrossar bem, passar as cascas na calda bem grossa, transferi-las para um tabuleiro e deixar secar.

NOTAS: Existem várias receitas de doce de laranja e, sem dúvida nenhuma, tem que realmente gostar muito deste doce para fazê-lo. Mas, quem gosta, gosta mesmo e come de joelhos! Portanto, tem que suar para fazê-lo! Vale citar que pode-se perfumar a calda com cravo e ou canela ou até mesmo com flor-de-laranjeira.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade