Minutas
Orlando Miranda é um ícone do teatro nacional. Foi um prazer enorme tê-lo em nossa cidade, ainda que em uma visita breve, porém, muito rica. Numa tarde muito prazerosa no Restaurante Braün & Braün, tive o prazer de ouvir histórias que só fazem trazer na memória o quanto é magnífico fazer teatro. Orlando foi presidente do Instituto Nacional de Artes Cênica (Inacen), criador dos projetos Mambembe e Mambembinho, proprietário do Teatro Princesa Isabel, em Copacabana (Rio), e também ex-proprietário do Teatro Galeria, no Flamengo (Rio). Hoje ele presta assessoria à Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (Sbat). Também produziu peças memoráveis e marcantes no teatro nacional. Amigo do Gama há mais de 40 anos, ficou encantado com o trabalho que está sendo realizado pelo grupo, com seus monumentos, o Circuito Turístico-Cultural, no Parque Santa Elisa. Um grande abraço ao nosso amigo e a sua esposa, Cláudia Camanho, pelo carinho com nossa cidade!
- 25 anos de pura pizza! A nossa mais que friburguense Pizzaria Papillon completou Bodas de Prata, numa noite pra lá de alegre. Iara Vassalo (San Remo), Ricardo Rocha e Cia., Wanderson & Charlles e muitos outros, fizeram sucesso no lotado salão da pizzaria. Aurélio Crescêncio, Marcelo, Laurinda e Oneida e Paulo Ramezzini merecem muitos aplausos pela belíssima noite. Esta família representa o mais puro carinho pela forma como tratam a arte e a cultura em Nova Friburgo. Parabéns!
- Mais um belíssimo espaço foi inaugurado no último dia 22 de maio: Reserva Mury Espaço de Eventos. José Carlos, Dênis e Luiz Helênio proporcionaram uma noite maravilhosa” Isaac e Ruan Rodrigues (Vinícola Miolo), Nilson Dias (Nelson Flores), Daniel Erthal (produtora), Sérvio Thulio (decorador) e David Massena deram um show de competência. Parabéns e sucesso à nova casa! O Reserva Mury fica na RJ-116, km 72, Mury (antigo Quari-Quara), telefone (22) 2542-2700.
Dicionário
LARDEAR – Técnica culinária usada normalmente em grandes peças de carne, antes do cozimento, que consiste em introduzir nelas tiras longas de toucinho defumado (lardo), às vezes temperados com alecrim ou tiras de cenoura, de pimentão ou de outro alimento, de forma a recheá-las, acrescentando um sabor a mais à carne. Para isso utiliza-se uma agulha grande e longa, própria para o processo, chamada lardeadeira, ou uma faca de lâmina fina. As peças próprias para este preparo são o lagarto redondo, a alcatra, o coxão duro ou o lombo de porco que, depois de recheados, são cozidos em panela ou assados no forno.
Perfil
ORLANDO MIRANDA
CONSULTOR DA SBAT/PROPRIETÁRIO DO TEATRO PRINCESA ISABEL
NÃO COME: Cebola e alho. Não consigo nem ver!
COME DE JOELHOS: Feijoada. Mas ainda é raro achar uma boa...
GOSTA DE COZINHAR: Gostaria, mas, não sei.
SOBREMESA: Doce de banana.
BEBIDA QUE APRECIA: Não bebo.
BOTECO PREDILETO: Tem vários pés-sujos que tenho vontade de entrar. Gosto muito de apreciar os balcões e sinto saudades do Bar Lisboeta, na Frei Caneca.
RESTAURANTE PREDILETO: Fiorentina. E em Nova Friburgo, o Braün & Braün.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Madri, e, no Brasil, Petrópolis e Nova Friburgo.
SERRA OU MAR: Serra, apesar de morar no mar.
JANTAR INESQUECÍVEL: Estar com minha esposa, passeando e almoçando em Friburgo, ou jantar com pessoas agradáveis.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Quando temos diante de nós tudo que lembra a educação, que só nos traz candura e amor!
COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Ver o Gama em plena atividade, com quase a idade do meu teatro (Princesa Isabel); a chegada a Nova Friburgo, sua colonização; a estrada Tere-Fri, com seu céu e sua cor; e o trabalho do Gama com seus monumentos, o que me faz lembrar Pascoal Carlos Magno.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A derrubada da casa de Madame Santana; o fechamento do Restaurante Majórica, e não consigo ver mais nada desagradável nesta cidade.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Pelo que senti, a gastronomia de Nova Friburgo é excelente. Não saberia dizer, já que gosto muito da cidade. E só de ter o prazer de ir ao maravilhoso restaurante Braün & Braün com você, o Jaburu e minha esposa, já me faz amar a gastronomia friburguense.
Receitas
SOPA DE QUEIIJO CHEDDAR
Ingredientes: Dois talos de aipo; um pimentão pequeno verde, picado, sem sementes e sem o centro; duas cenouras médias em cubos; uma xícara de couve-flor, cortada; duas xícaras de caldo de galinha; 100g de manteiga ou margarina; ½ xícara de farinha de trigo; três xícaras de leite; 150g de queijo Cheddar ralado; uma colher de chá de molho inglês e páprica.
Modo de preparo: Numa panela grande misture o aipo, o pimentão, as cenouras, a couve-flor, o caldo e deixe no fogo alto até ferver. Reduza a chama, tampe e cozinhe até que os legumes fiquem macios (cerca de dez minutos). Enquanto isso, derreta em fogo brando a manteiga, numa panela média. Acrescente a farinha aos poucos e cozinhe por um minuto ou até que comece a borbulhar. Retire do fogo. Junte o leite aos poucos, mexendo com um batedor de alumínio. Cozinhe esta mistura de leite em fogo médio, mexendo sempre, durante cinco minutos ou até que fique levemente espessa (não deixe ferver). Junte o queijo, sempre mexendo, até que derreta e se incorpore à mistura. Acrescente a mistura de queijo e o molho inglês aos legumes e misture bem. Distribua a sopa pelas tigelas e salpique cada uma com uma pitadinha de páprica. Sirva imediatamente.
Rendimento: Quatro porções
Notas Para sua refeição ficar mais completa e diversificada, sirva a sopa acompanhada de salada verde mista, que leve uvas-passas e nozes picadas. Fica uma maravilha!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário