Gastronomia - 5 de setembro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 04 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Este casal pra lá de brasileiro - pois Ivan é de Leopoldina (MG) e Adriana é carioca e morou na Bahia por 24 anos -, é friburguense por opção e muito querido em todos os lugares por onde passa. Os dois trabalham juntos desde 2004, cantando nos bares da vida, e gravaram o primeiro CD, que sem dúvida nenhuma é uma maravilha! Adriana ainda cantou com diversos artistas pra lá de conhecidos em trios elétricos, acumulando uma bagagem estupenda. E Ivan nem preciso comentar, já que empresta seu talento a nossa cidade há muitos anos e todos que o conhecem e participam da sua atividade artística curtem com intensidade sua grande competência musical. Sua voz e violão nos proporcionam sempre momentos de grande prazer artístico! Adriana e Ivan fazem da noite friburguense um prazer auditivo que poucas cidades têm! Um viva bem grande para este maravilhoso casal e muito sucesso sempre!

Dicionário

ACARAJÉ

Bolinhos da culinária baiana feitos com feijão-fradinho. Depois de lavado, descascados e moído, o feijão é transformado numa massa, temperada com cebola e sal, que é frita, às colheradas, em azeite-de-dendê. É servido com molho de camarão seco e defumado e pimenta. Como todos os pratos vindos da África, o acarajé foi reelaborado e recriado no Brasil, com elementos locais, como o azeite-de-dendê.

Perfil

IVAN DEOLINDO E ADRIANA NOVAES

MÚSICOS E CANTORES

NÃO COMEM:

Adriana: Queijo gorgonzola. E não bebo caldo de cana.

Ivan: Gosto de tudo.

COMEM DE JOELHOS:

Adriana: Como tudo de joelhos, mas acarajé eu como até de bananeira!

Ivan: Filé à parmeggiana.

GOSTAM DE COZINHAR:

Adriana: Adoro! Meu bobó de camarão e a lasanha, segundo Ivan, são excelentes. Eu cozinho muito direitinho.

Ivan: Não tenho cozinhado mais, mas gosto. Faço pastel, feijoada e costela muito bem.

SOBREMESA:

Adriana: Mousse de maracujá.

Ivan: Pudim de leite. Um inteiro, de preferência!

BEBIDA QUE APRECIAM:

Adriana: Caipivodca, com qualquer fruta.

Ivan: Vinhos chilenos e de preferência da uva cabernet sauvignon.

BOTECO PREDILETO:

Adriana: Bar América.

Ivan: O Amarelinho, do Beto, na General Osório.

RESTAURANTE PREDILETO:

Adriana: 1930 Café & Pub.

Ivan: Don Carrero.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER:

Adriana: Salvador.

Ivan: Rio de Janeiro.

SERRA OU MAR:

Adriana: Mar.

Ivan: Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL:

Adriana e Ivan: Um jantar na Vinho & Cia. Saímos para jantar, o que é raro, e nesse dia conseguimos.

O QUE É SER BEM SERVIDO:

Adriana e Ivan: Ter um garçom atencioso, comida e bebida boa e, é claro, boa música!

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:

Adriana e Ivan: O clima, o comércio e os grupos teatrais e musicais de nossa cidade.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS:

Adriana e Ivan: A cobrança descontrolada e indevida em determinados lugares pelo Ecad, que tira a oportunidade dos artistas, a Ordem dos Músicos do Brasil, que a gente paga e não sabe para onde vai o dinheiro, e a desunião da classe artística.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?

Adriana e Ivan: Trabalhar mais o turismo. Há muito tempo não vejo um bom trabalho neste setor. Achamos que tudo parte do turismo!

Receitas

ACARAJÉ

Ingredientes:

½ kg de feijão-fradinho, 2 cebolas picadas, sal e azeite-de-dendê.

Molho de pimenta-malagueta:

Uma xícara de chá de camarão seco, 2 ou 3 pimentas-malaguetas, 1 cebola grande, 1 xícara de chá de azeite-de-dendê e sal.

Modo de preparo:

De véspera, escolha o feijão, lave-o e coloque de molho numa tigela com água. No dia seguinte elimine as cascas do feijão, esfregando os grãos entre as mãos; caso não se soltem com facilidade, escorra a água, coloque os grãos entre dois guardanapos e friccione com as mãos. Depois vá batendo o feijão aos poucos no liquidificador, juntando um pouco de água e a cebola. Quando terminar, tempere com sal a gosto e misture tudo muito bem. Aqueça bastante azeite-de-dendê numa frigideira funda. Frite a massa às colheradas, até que os bolinhos fiquem cozidos por dentro e dourados por fora. Prove e, se necessário, adicione mais sal. Escorra sobre papel absorvente e mantenha-os aquecidos. Para servir, corte o bolinho ao meio e besunte-o com molho de pimenta-malagueta.

Molho de pimenta-malagueta:

Elimine a casca dos camarões. Reserve a metade do camarão e coloque o restante no copo do liquidificador. Acrescente as pimentas-malaguetas, a cebola, o azeite-de-dendê e sal a gosto e bata até obter um molho. Despeje numa cumbuca e adicione os camarões reservados. Use este molho para rechear o Acarajé ou acompanhar pratos à base de peixe.

Notas:

Caso seja difícil achar os camarões secos, recheie com uma pasta de sardinha ou, para quem gosta, até mesmo com vatapá ou camarões fritos.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade