Gastronomia - 5 de dezembro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 04 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- É com muito carinho e respeito que faço a coluna desta semana. Dona Luzia Bazet é muito querida por toda a cidade, até porque, muitos foram os parabéns cantados com seus maravilhosos bolos. Eu, por exemplo, e toda a minha família só fazemos aniversários com bolos da nossa querida dona Luzia. São 61 anos dedicados às festas, são mais de 40 placas de bolos por semana! Seus docinhos também são de comer de joelhos. Suas ajudantes – Maria Amélia Correa da Rocha, Ivonete Correa da Silva Rocha e Terezinha Queiros de Carvalho – estão cada vez melhores e aprendendo todos os truques para que esses quitutes maravilhosos jamais sumam de nossas vidas! Dona Luzia foi casada com o grande amigo de todos Átila de Oliveira Rainha. Tiveram três filhos: Ricardo José, Denise Maria e Cláudia, e três netos, Pedro, Lucas e Felipe. Viva D. Luzia! Viva os bolos de dona Luzia! E viva Nova Friburgo por ter pessoas tão especiais e admiráveis como ela!

Dicionário

BOLO

É uma mistura de farinha de qualquer tipo (trigo, milho etc), gordura, açúcar e ovos, assada no forno. Há diversas técnicas diferentes para se preparar a massa do bolo: bater em creme, misturá-la com as mãos, batê-la em batedeira, envolver os ingredientes sólidos (geralmente frutas cristalizadas) em farinha, para que não pesem e afundem. Pode ser enriquecido com frutas, frescas ou cristalizadas, aromatizantes e outros temperos. Nos bolos brasileiros, goma de mandioca, leite de coco, amendoim, passas, castanha-de-caju e castanhas portuguesas, geralmente picadas, são ingredientes muito usados. Os bolos podem ser servidos em chás, lanches ou como sobremesas, neste caso, acompanhados de calda ou creme. Herança dos portugueses há uma infinidade de receitas com nomes diferentes ou engraçados: espera-marido, desmamados, come e cala, beijo de estudante, quero-mais, bolo de sogra, quindins de iaiá, brevidades, tutano-celeste, mãe-benta, colchão de noiva, entre outros.

Perfil

D. LUZIA BAZET - BOLEIRA E DOCEIRA

NÃO COME: Como de tudo. Sou muito gulosa. Só não gosto de bolo...

COME DE JOELHOS: Feijoada. Adoro feijoada!

GOSTA DE COZINHAR? Gosto de fazer palavras cruzadas e crochê, mas não gosto de cozinhar.

SOBREMESA: Gosto de um pudim que minha mãe fazia. Era um pudim de laranja, sem leite condensado.

BEBIDA QUE APRECIA: Um vinhozinho suave, de vez em quando.

BOTECO PREDILETO: Não frequento.

RESTAURANTE PREDILETO: Não costumo comer fora. Mas gosto da Mariley, comida mineira, na Rua Fernando Bizzotto.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Gostei muito do Sul, quando fui fazer um passeio.

SERRA OU MAR? Serra. Gosto muito do sol, mas prefiro ficar na sombra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Na Majórica, há muito anos, quando meu marido foi homenageado.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Olhar nos olhos e dar atenção, sem bajulação.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O povo – hospitaleiro e atencioso; andar na praça – acho linda a Praça Marcílio Dias! – e gostava muito quando nossa cidade era chamada de Cidade dos Cravos.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Não acho nada desagradável em Nova Friburgo. Não gosto que falem mal das pessoas e nem que falem por trás!

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? O turismo está completamente esquecido! Tem que promover mais a cidade com propagandas e eventos.

Receitas

BOLO CHOCOCHIP

Ingredientes

Massa: 3 ovos, uma xícara de chá de açúcar, ¼ de xícara de chá de óleo, ½ xícara de chá de água, duas xícaras de chá de farinha de trigo, uma colher de sobremesa de fermento em pó e uma xícara de chá de gotas de chocolate.

Cobertura: 400g de chocolate picado, uma lata de creme de leite sem soro e chocolate granulado a gosto para polvilhar.

Modo de preparo:

Na batedeira bata por 5 minutos as claras em neve, acrescente as gemas, uma a uma, e o açúcar. Numa panela coloque o óleo e a água. Leve ao fogo e quando iniciar fervura junte na massa e bata até ficar homogêneo. Desligue a batedeira, misture a farinha e o fermento. Incorpore as gotas de chocolate e coloque em uma forma de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse no forno pré-aquecido a 200º por aproximadamente 30 minutos. Deixe amornar e desenforme.

Cobertura:

Derreta o chocolate em banho-maria, misture o creme de leite e leve a geladeira até endurecer. Bata na batedeira até formar um creme mais claro. Cubra o bolo. Por cima polvilhe com chocolate granulado.

Rendimento: 16 porções.

Nota:

Quando escrevia esta receita me deu água na boca só de pensar no bolo de dona Luzia! Então, de quebra, resolvi ensinar este bolo, que também é muito bom! No caso de não ter as gotas de chocolate, substitua por chocolate picado.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade