minutas
- O momento talvez não seja de alegria, mas não poderia deixar de fazer este perfil com o nosso grande Gibi, que representa o mais puro samba, trazendo sempre felicidade e nos contagiando com sua empolgação. Nascido em Duas Barras, porém friburguense de carteirinha, o nosso sambista maior está com sua agenda lotada nas cidades vizinhas, levando seu gogó para todos os cantos do estado e região. Nasceu para o samba na Acadêmicos das Braunes e há nove anos é figura marcante na Vilage. Em parceria com Dominguinhos, possui alguns sambas premiados. Há 15 anos Gibi mantém uma roda de samba, que hoje, juntamente com o Toque Serrano, se apresenta na Emporium, todas as quintas. Nem todos estão em ritmo de carnaval, mas aqueles que puderem e gostarem devem aproveitar o interior para cair no samba e espantar as tristezas! Afinal, “é carnaval, e nesses dias de folia ninguém chora”! Viva Gibi e sua família! Vivam as agremiações friburguenses! Viva Nova Friburgo e sua bela gente!
- Para os que vão curtir as festas de momo, não se esqueça de cuidar um pouco do corpo, já que a alma geralmente fica abandonada... Água de coco, saladas, frutas e carboidrato caem muito bem nesses dias. Beba, mas não esqueça de comer! Beba, mas não dirija! Divirta-se, mas não esqueça que nem todos estão na mesma sintonia! Respeite as diferenças. Bom carnaval!
- Muitos restaurantes e bares estarão abertos durante o carnaval. E aqueles que não estão nem aí para o carnaval, aproveitem para prestigiar a maravilhosa gastronomia friburguense!
dicionário
SANDUÍCHE – Alimento preparado com vários tipos de recheio, que é colocado entre duas ou mais fatias de pão, podendo ser frio ou quente. Utilizam-se pão branco, integral, preto, de fôrma, francês, bisnaga, dentre outros. A ideia de colocar um alimento entre duas fatias de pão não é tão recente quanto se pensa. Os escravos que remavam nas galeras romanas já recebiam uma ração de picea, um disco de massa de farinha e água cozida, dobrado sobre vegetais ou peixe. O termo sanduíche, entretanto, apareceu no século XVIII. John Montagu, Lord Sandwich, inglês e comandante de forças navais, era também um jogador. Em 1762, permaneceu por mais de 24 horas jogando sem parar, alimentando-se apenas de pedaços de rosbife embrulhados em fatias de pão. Um parceiro de jogo apelidou o alimento de sandwich, e o nome ficou.
perfil
GIBI – MÚSICO/SAMBISTA/INTÉRPRETE
NÃO COME: Jiló.
COME DE JOELHOS: Comida japonesa e os caldos da minha irmã Wilza. São de comer literalmente de joelhos!
GOSTA DE COZINHAR? Bastante. Cozinho para os amigos e eles gostam muito.
SOBREMESA: Pavê de chocolate.
BEBIDA QUE APRECIA: Uísque e cerveja.
BOTECO PREDILETO: Bar América.
RESTAURANTE PREDILETO: Truta e Boa Cia. e Cancelão Grill.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Litoral da Bahia.
SERRA OU MAR? Sou da serra, mas gosto muito do mar também.
JANTAR INESQUECÍVEL: Eu e a patroa em alto mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Uma boa atenção, sem exageros.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, os amigos e o samba.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, e mais nada.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Um marketing melhor para os restaurantes. Nova Friburgo tem muita coisa boa que as pessoas não conhecem.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!
receitas
SANDUÍCHE DE SARDINHA COM PICLES
Ingredientes: 1 lata de sardinha, ½ xícara de chá de maionese, ½ xícara de picles picados, 2 colheres de salsa picada, 1 ovo cozido picadinho, 4 fatias de pão integral, 4 rodelas de cebola, 4 rodelas de tomate, 8 azeitonas sem caroços e cortadas ao meio, sal, azeite e folhas de alface.
Modo de preparo: Escorra a sardinha e elimine as espinhas. Depois, misture com a maionese, os picles, a salsa e o ovo. Espalhe essa pasta nas fatias de pão. Espalhe rodelas de cebola desfeitas em anéis por cima e arrume uma rodela de tomate no centro. Decore também com pedaços de azeitona. Polvilhe com sal e respingue azeite. Sirva os sanduíches em pratos individuais, sobre uma folha de alface.
SANDUÍCHE DE KANI-KAMA COM FRUTAS
Ingredientes: 10 palitos de kani-kama, ½ xícara de chá de molho rose, ½ xícara de cenoura ralada grosso, 1 colher de sopa de uva passa, ½ xícara de maça picada, 4 fatias de pão integral, folhas de hortelã.
Modo de preparo: Corte os kani-kama em rodelinhas ou desfie e misture-os com os demais ingredientes. Distribua sobre as fatias de pão. Decore cada sanduíche com folhinhas de hortelã e acrescente alface se preferir.
SANDUÍCHE DE SALAME COM RICOTA
Ingredientes: 1 xícara de ricota, ½ xícara de chá de maionese, 1 colher de catchup, 1 colher de sopa de mostarda, 1 ½ chá de cenoura ralada grosso, ½ xícara de chá de cebola picada, 6 pãezinhos franceses, 18 rodelas de salame ou quantas achar necessário, 6 folhas de alface.
Modo de preparo: amasse a ricota com a maionese, o catchup, a mostarda, a cenoura e a cebola. Prove e, se necessário, tempere com sal. Abra os pães e recheie-os com a pasta preparada. Acrescente as rodelas de salame, as folhas de alface, regue com azeite (opcional) e feche o sanduíche.
Nota: Estes sanduíches são para aqueles que não querem saber de muitas demandas no carnaval. São ingredientes fáceis, saborosos e facilmente encontrados em qualquer esquina. Aproveite e divirta-se!
BOM CARNAVAL E BOM APETITE!
Deixe o seu comentário