Minutas
Birobiro é um antigo amigo de todos que frequentam a noite friburguense. Começou no La Bamba, em 1981, quando ainda era num anexo do Hotel Schumacker, hoje Hotel Dominguez. Biro ainda ressalta que foi lá que conheceu uma das pessoas mais fabulosas da cidade, o Jaburu. Depois nosso amigo passou pelo Castel Del Monte, Nova Friburgo Country Clube, Zero Grau e Massas D’oro. Hoje empresta seus conhecimentos ao Dom Carrero, onde tem o orgulho de trabalhar. É casado com Valéria e tem dois filhos: Cona (24), que faz o curso profissionalizante de turismo, desenho e arquitetura, e Leonardo (19), que cursa Gestão de Negócios na Candido Mendes. Esse garçom friburguense é um dos poucos que ainda faz parte de uma tradição em que o garçom integra seu trabalho e o cliente se sente em casa. Afinal, é uma figura pra lá de querida na cidade. Um viva bem grande ao Birobiro, à sua família e a todos os garçons de Nova Friburgo!
- O que está acontecendo com as festas populares? Sinceramente não estou entendendo! Onde estão as bandeirinhas de São João? Os arraiás? Os bambus? As comidinhas, as brincadeiras, as quadrilhas? Os sanfoneiros? Não sei onde estão, mas que não estão na cidade é certo que não andam! Isso que estou vendo por aí parece mais festa de... deixa pra lá!
Dicionário
CANJIQUINHA –
1. Prato da culinária mineira, consiste num creme de milho acompanhado de costelinha de porco fritas. 2. Canjiquinha ou quirera é também o nome que recebe o milho quebrado, branco ou amarelo, sem a película.
Perfil
BIROBIRO - GARÇOM/DOM CARRERO
NÃO COME: Comida mal temperada.
COME DE JOELHOS: Uma boa canjiquinha com costelinha de porco.
GOSTA DE COZINHAR: Adoro! Faço uma macarronada maravilhosa!
SOBREMESA: Queijo com goiabada.
BEBIDA QUE APRECIA: Uma boa cachaça. Gosto de uma cana!
BOTECO PREDILETO: Qualquer pé sujo!
RESTAURANTE PREDILETO: La Bamba e Dom Carrero, onde trabalho.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.
SERRA OU MAR: Serra.
JANTAR INESQUECÍVEL: Foi um almoço, na verdade, um churrasco. Uma pelada com vários colegas de profissão.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Sou suspeito para responder, porque trabalho no ramo, mas acho que uma boa comida e um clima perfeito são fundamentais para um bom serviço.
O QUE É SERVIR BEM: Quando o cliente pede um prato e vem como ele esperava. O importante é a satisfação do cliente.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, as águas e o Pico do Caledônia.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A falta de atenção com a área da Saúde, o trânsito ruim e o monopólio da empresa de ônibus. Nós, que trabalhamos na noite, precisamos de mais atenção em relação ao transporte.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Dar uma força maior ao turismo. O centro da cidade está abandonado, os turistas reclamam muito da falta de informações turísticas. É preciso divulgar mais a cidade.
Receitas
CANJIQUINHA
Ingredientes:
1kg de costela de porco, suco de 2 limões, ½ xícara de chá de óleo, 4 tomates picados, sem pele nem sementes, uma cebola ralada, 4 dentes de alho amassados e um pacote (250g) de canjiquinha.
Modo de preparo:
1. Tempere as costelas com suco de limão e sal a gosto e deixe marinar por uma hora. Aqueça o óleo numa panela e frite as costelas. Quando a carne estiver dourada, acrescente o tomate, a cebola e o alho e deixe cozinhar. Coloque a canjiquinha em outra panela, cubra com água, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo brando. Passe as costelas para a panela com a canjiquinha e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, ou até que a canjiquinha e a carne estejam macias. Sirva em seguida, com couve à mineira e arroz branco.
Rendimento:
4 porções.
Notas:
Se o leitor já é craque no fogão, pode fazer as costelinhas refogando-as lentamente com os temperos, até obter uma cor bem escura, acrescentando um pouquinho de água, se necessário. As costelinhas ficarão bem mais suculentas e com uma aparência ótima. Pode ainda fazer essa receita mesmo, que é prática e não dá muito trabalho. E querendo uma comida mais mineira ainda, experimente-a com um feijão fresquinho e bem temperado... Fica de comer de joelhos!!!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário