Gastronomia - 4 de abril

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 03 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Quem é Marcelo Pinguim? Um pássaro? Um avião? Um supercara que fala todas as línguas e se comunica com todas as pessoas que fazem arte em nossa cidade? Sim! Quem vai a seu programa, Bar’t’Papo (todas as quintas, às 22h30, TVC News) sai de lá maravilhado! Tudo sai a contento e com aquela especial família na produção! Um ambiente descontraído, esposa e sogra em plena harmonia (eu queria uma sogra dessa!), as filhas de uma doçura cativante e, para completar, a mão talentosa do cameraman Pablo Machado, captando tudo na mais alta harmonia... Um verdadeiro cenário de puro produto cultural! Marcelo é um sambista de primeira e sua desenvoltura cativa qualquer um que passa ou assiste ao seu Bar’t’Papo. O cara já passou por todas as escolas de samba e atualmente empresta seu talento à campeoníssima Vilage. Um quase advogado (cursou até o 7° período de Direito), abandonou tudo para nos dar o prazer de vê-lo nas rodas do samba e da cultura. O que nos deixa maravilhados é o carinho com que o nosso amigo trata a produção do seu programa: as caricaturas são de primeiríssima qualidade, os petiscos (divinos! E viva a sogra novamente!), o riso e a atenção de sua plateia. Marcelo e Marise têm duas filhas pra lá de especiais: Julia e Luiza (estudantes e produtoras), que são maravilhosas. Não poderia deixar de citar as telas e o trabalho de artesanato de Marise (temos que expor!). No mais, viva o nosso encantador Pinguim, sua família, sua sogra e seu programa espetacular! Valeu, amigão!

- O pianista Mário Jansen continua sendo uma excelente pedida musical nos jantares das sextas-feiras. Piano a la carte, com o melhor dos clássicos no repertório, e fica melhor ainda no excelente Auberge Suisse, no Amparo. Jantar com boa música e ainda ser servido pelo brilhante garçom Marquinho já vale uma ida ao belíssimo restaurante. Sem couvert artístico, a partir das 20h. Reservas: (22) 2541-1270.

Dicionário

ALCATRA – Melhor parte do traseiro bovino, localizada na parte interna da coxa. É um corte macio, não muito gordo e de ótimo sabor. Divide-se em ponta de alcatra, usada para bifes, e na alcatra propriamente dita, boa para assados e grelhados.

MAMINHA DE ALCATRA – Corte de carne bovina, que pesa em torno de 2kg. É a parte mais macia da alcatra e muito utilizada para assados, grelhados ou bifes. Tem sabor mais suave que o da picanha.

PICANHA – Carne muito procurada para churrasco, é parte da alcatra, tem forma triangular e uma boa camada de gordura. Retira-se da parte traseira ou lateral da rés, da região lombar, entre as últimas vértebras do animal. É uma carne muito saborosa, ótima para churrasco e assados.

Perfil

MARCELO PINGUIM

SAMBISTA/PRODUTOR

E APRESENTADOR DO

PROGRAMA BAR’T’PAPO

NÃO COME: Jiló.

COME DE JOELHOS: Uma boa feijoada.

GOSTA DE COZINHAR: Só para os amigos. Minha especialidade é picanha recheada.

SOBREMESA: Sorvetes.

BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja, é claro!

BOTECO PREDILETO: Bar América.

RESTAURANTE PREDILETO: La Bamba, Rei da Picanha e, não poderia deixar de citar, Dona Mariquinha (Hotel Maringá).

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cabo Frio.

SERRA OU MAR: Uma boa combinação os dois. Tudo a seu tempo.

JANTAR INESQUECÍVEL: Todos com a minha esposa, Marise.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Ter simpatia, boa vontade e simplicidade.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, os amigos e a gastronomia.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O desemprego, a inveja e a falta de opções para os jovens.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Um festival gastronômico em nível nacional, com apoio e incentivo do governo municipal. E incentivar a abertura de novos estabelecimentos, que engrandeçam ainda mais a cidade e a noite de Nova Friburgo.

Receitas

CHURRASCO À MATOGROSSENSE

Ingredientes:

3kg de carne (alcatra, costela, maminha, picanha etc.), sal grosso, pimenta-do-reino e um maço de cheiro-verde.

Modo de preparo:

Numa vasilha pequena prepare uma salmoura com sal grosso, água e pimenta-do-reino. Lave bem o maço de cheiro-verde e amarre. Prepare a churrasqueira. Corte a carne em cubos, coloque em espetos e apóie sobre a churrasqueira (a uma distância de 50cm do fogo). Espere a carne começar a corar para temperar com a salmoura. Pegue o amarrado de cheiro-verde, mergulhe na salmoura e vá molhando a carne de vez em quando até ficar assada e no ponto desejado. Sirva com mandioca cozida.

Rendimento: Dez porções.

Nota:

Trazido pelos tropeiros que vinham do Rio Grande, o churrasco é a mais popular refeição do Mato Grosso do Sul. Durante o manejo do gado sempre tem algum peão preparando o churrasco enquanto os outros cuidam dos bois. Um costume encontrado em algumas fazendas é o de assar a cabeça do boi, da qual os participantes vão tirando lascas, enquanto aguardam a churrascada.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade