Gastronomia - 4 a 6 de fevereiro 2012

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 03 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 4 a 6 de fevereiro 2012
Gastronomia - 4 a 6 de fevereiro 2012

minutas

Da gostosa comidinha de roça aos sabores e temperos da culinária árabe. Assim surgiu o Sarkis Culinária Árabe, que tem como missão divulgar a gastronomia do Oriente Médio e demais países da comunidade árabe. Há menos de um ano o espaço da Rua Deolinda Thurler 18, loja 2, no Cônego, abrigava o Cantinho da Roça. Depois de pedidos de amigos e clientes, muitas pesquisas na internet e livros de receitas a proprietária Deise Silva—uma designer gráfica apaixonada pela arte da gastronomia—“mudou o rumo da prosa” e embarcou num tapete voador para o mundo dos quibes, kaftas, homus, tabule, merches, mjadras etc. Assessorada inicialmente pela amiga e neta de libaneses Liliana Sarquis, Deise transformou o restaurante num local que mistura a ótima e saudável gastronomia árabe. Aconchegante, servido com carinho, preço excelente e, o mais importante, tudo muito bom! Vale a pena uma visita ao Sarkis Culinária Árabe. A comida toda é feita e servida por Deise. Tive o privilégio de passar um fim de tarde e degustar excelentes preparações e ainda tomar uma caipivodca de primeira. Vale a pena conhecer o Sarkis e aproveitar para dar uma volta e apreciar toda a gastronomia do Cônego. Um viva bem grande ao Sarkis! Um viva bem grande à Deise! Um viva maior ainda a todos os restaurantes e bares daquele maravilhoso centro gastronômico!

dicionário

PRODUTOS ESPECIAIS – Vários ingredientes típicos são essenciais ao preparo de pratos árabes, como snoubar, zátar, tahine, tempero sírio e sumagre. O snoubar é a semente de uma espécie de pinheiro nativo da região mediterrânea. Também conhecido como pignoli e amplamente usado na preparação de esfirras, massas, kafta de forno e recheio de charutos, bem como na decoração de pratos em datas festivas. O zátar é um condimento que mescla folhas de tomilho, sementes de gergelim e sumagre, sendo empregado em pratos salgados. Tahine é uma pasta de gergelim utilizada na preparação de vários pratos, como homus e babaganuche. O tempero sírio é uma mistura de gengibre, pimentão e variadas especiarias. Já o sumagre é um pó vermelho, de gosto ácido, obtido das folhas de um arbusto comum nas montanhas do Líbano. É usado principalmente para temperar saladas e pastas e para aromatizar azeites.

perfil

DEISE SILVA

SARKIS CULINÁRIA ÁRABE

NÃO COME: Rabanete e aipo.

COME DE JOELHOS: Filé mignon feito de qualquer forma e maneira, principalmente com molho de gorgonzola.

GOSTA DE COZINHAR? Amo cozinhar e adoro descobrir coisas novas.

SOBREMESA: Profiterolis. O difícil é achar um bom!

BEBIDA QUE APRECIA: Cervejas fortes e Campari.

BOTECO PREDILETO: O Cesar’s Bar e os botecos sem fama do Rio de Janeiro, aqueles que a gente entra e se sente em casa.

RESTAURANTE PREDILETO: A fantástica e diversificada gastronomia da Rua Deolinda Thurler, no Cônego!

PARA ALMOÇAR: Na minha casa.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Arraial do Cabo.

SERRA OU MAR? Serra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser servido com amor e espontaneidade.

O QUE É SERVIR BEM? Sentir a satisfação do cliente. Saber que ele se sentiu bem!

JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar no Majórica com minha filha!

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Desprezo com o cliente.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O inverno, os rios as cachoeiras e o clima de roça de algumas localidades.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A falta de educação e em filas, o governo e os cavalos soltos nas pistas.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A Secretaria de Turismo investir mais na divulgação da cidade, atraindo mais turistas.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Desenvolvimento sustentável, qualidade de vida, responsabilidade política e social e competência na gestão pública. É isso que desejo para que tenhamos uma NOVA Friburgo.

receitas

QUIBE DE BANDEJA

INGREDIENTES: ½ kg de trigo para quibe, 1 kg de carne moída (de preferência, sem gordura), 1 cebola em cubinhos e 1 em pedaços, 2 dentes de alho amassados, 4 colheres de sopa de hortelã picadinha, 6 azeitonas picadinhas, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de manteiga.

MODO DE PREPARO: Lave o trigo e deixe-o de molho por 2 horas. Prepare o recheio: aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte ½ kg de carne moída, sal e refogue até a carne ficar soltinha. Desligue o fogo e acrescente a hortelã e a azeitona. Reserve. Esprema bem o trigo para retirar a água. Passe-o com a carne restante pelo moedor ou processador, juntamente com 1 cebola picada. Transfira para uma vasilha e amasse com as mãos até formar uma mistura homogêneo. Acrescente sal a gosto. Unte uma forma ou refratário com manteiga e forre o fundo e as laterais com a massa do quibe (reserve um pouco para cobrir). Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Trace linhas verticais e horizontais na massa com uma faca para delimitar o tamanho dos quadrados que irá cortar depois e espalhe pedacinhos de manteiga por cima. Leve ao forno médio até dourar. Sirva quente.

RENDIMENTO: 8 porções.

NOTA: Muito simples de fazer e delicioso para saborear. Caso queira ainda mais sabor, acrescente um pouco de pimenta síria. Fica uma delícia!

BOM APETITE!

TAGS:
Publicidade