Gastronomia - 31 de julho a 2 de agosto.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 30 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Rodrigo está no elenco de Palhaçadas, que volta ao cartaz no Centro de Arte no dia 24 de agosto. Trata-se da mais nova produção do Gama, onde Rodrigo começou a fazer teatro em 1991, como iluminador de Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá. Desde então já participou de inúmeras montagens do grupo. Rodrigo é o fundador do Grupo Trart, em 2009, e durante 15 anos atuou também na Cia Carla Malcon, de Carlito Marchon (in memoriam). Ele é professor de arte e teatro, coordenador do Ponto de Cultura de Olaria, um dos coordenadores do Cineclube do Barão, todos ligados à Secretaria Municipal de Cultura. ‘Joge’ é o nome de seu palhaço, criado por ele em 2004, na Oficina de Circo ministrada por Márcio Libar. Rodrigo é casado com a professora Manoella Ieze Guadagnini, estão juntos há 14 anos e casados há oito anos. Um viva bem grande a todos que acreditam na arte friburguense e trabalham para uma Nova Friburgo cada vez mais cultural!

- Um sucesso o 1º Festival Gastronômico de Inverno, em parceria com o 9º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo, Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau e Prefeitura de Nova Friburgo. Mais de 20 restaurantes e bares fazem parte desta empreitada. No centro da cidade, Bar América, Cancelão Grill, Varandão; em Mury, Bräun Bräun, Dom Quixote, Empório do Dengo, Sardella, Truta & Boa Cia, Viva Rô, Padaria Pão da Terra, Trilhas do Araçari e Le Bon Bec; em Lumiar, São Pedro e Boa Esperança, Bar do Vovô, Parador Lumiar, Armazém da Serra, Cheiro Verde, Chocoarte, Dê Gastronomia, Restaurante Lumiar, Restô de Jacques, Rústico Bistrô Cultural; no Cônego, Restaurante 1930. Hoje é o último dia, vale a pena participar e conhecer a rica gastronomia friburguense!

- E por falar em festival, estamos no final! Todos estão de parabéns! Um viva bem grande à Prefeitura de Nova Friburgo e Secretaria de Cultura por mais um sucesso! Até ano que vem, que com certeza será um festival de arromba, afinal, será o 10º Festival de Inverno!

Dicionário

GASTRONOMIA – A arte de bem comer e saber escolher a melhor bebida para acompanhar a refeição.

GASTRÔNOMO – Conhecedor e apreciador da boa cozinha.

GOURMET – Indivíduo apreciador e conhecedor de boas comidas e bebidas. Um gourmet pode dar boas dicas.

CHEF DE COZINHA - Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO do Ministério do Trabalho – “chef, chef de cozinha ou tecnólogo em gastronomia” são os profissionais que criam e elaboram pratos e cardápios, atuando direta e indiretamente na preparação dos alimentos. Gerenciam brigada de cozinha e planejam as rotinas de trabalho. Podem gerenciar, ainda, os estoques e atuar na capacitação de funcionários. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três ou quatro anos de exercício profissional para o chefe de cozinha. Já os tecnólogos em gastronomia não necessitam de nenhuma experiência profissional prévia para exercer suas atividades.

Perfil

RODRIGO GUADAGNINI

ATOR E PROFESSOR

NÃO

COME: Jiló e moela.

COME DE JOELHOS: Feijoada, principalmente a sua!

GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Meu bolo de batata e meu arroz de forno são especiais.

SOBREMESA: Pudim de leite é hours concours!

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho e cerveja.

BOTECO PREDILETO: Não sei o nome, mas gosto de assistir aos jogos do Flamengo no boteco do China, em frente ao Clube de Xadrez.

RESTAURANTE PREDILETO: Veneto e Auberge Suisse.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Arraial do Cabo.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Natal de 2006, com a família, em casa, quando precisei muito de todos eles.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser tratado com carinho, objetividade e conforto.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o Gama e a parte verde de Nova Friburgo.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A violência, a mediocridade e a falta de política cultural na cidade.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Festivais gastronômicos enaltecendo a prata da casa. Um link com as escolas, para que as crianças possam conhecer o sabor que só Nova Friburgo possui.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “O que for, quando for, é que será o que é”.

Receitas

FÍGADO DE FRANGO COM PENNE

Ingredientes: 350g de fígado de frango, 500g de penne, 50g de manteiga, uma cebola em cubos, dois dentes de alho esmagados, duas colheres de chá de casca de laranja finamente ralada, duas folhas de louro, 125ml de vinho tinto, duas colheres de sopa de polpa de tomate, duas colheres de sopa de creme de leite fresco.

Modo de preparo: Lave os fígados de frango e retire as membranas. Corte cada fígado em seis pedaços. Cozinhe o penne em água fervente e salgada até ficar al dente. Enquanto a massa cozinha, derreta a manteiga numa frigideira e cozinhe a cebola até que amoleça. Junte o alho esmagado, os fígados, as raspas de laranja e as folhas de louro e cozinhe durante três minutos. Retire os fígados com uma escumadeira. Junte o vinho tinto, a polpa de tomate e o creme de leite. Cozinhe até que o molho reduza e engrosse. Coloque os fígados novamente na frigideira e aqueça-os. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Escorra a massa e distribua o molho e os fígados sobre a massa.

Rendimento: Quatro porções como prato principal.

Notas: Pode-se distribuir a massa em pratos individuais. Não deixe o fígado passar demais, pois ele fica duro e sem consistência. Para os amantes de fígado como eu, este prato é muito saboroso.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade