Minutas
A colônia portuguesa e os adeptos dos bons doces portugueses têm um cantinho especial na Praça Getúlio Vargas: o Costa Verde Cafés e Doces Portugueses. Quem aprecia pastel de nata (Belém), arroz-doce, pudim de claras, semifrios (doces gelados), baba de camelo, toucinho do céu e outras coisinhas mais não pode deixar de dar uma passadinha no local. Além disso, o café ainda conta com um cantinho especial em homenagem ao grande poeta de todos os tempos, Fernando Pessoa. David é português, casou com Anna e trouxe para o Brasil iguarias especiais. Além da simpatia do casal, no Costa Verde podemos ainda degustar quiches, tortas e outras delícias. Casados há quatro anos, Anna e David têm uma filha pra lá de esperta, a Mariana, de 2 anos. Anna Karina é filha de Valéria e Alberto Madeira, casal conhecidíssimo na sociedade friburguense. Vivas e muito sucesso para Anna e David e vida longuíssima ao Costa Verde! Endereço? Praça Getúlio Vargas 133, Centro.
Dicionário
TOUCINHO DO CÉU – Tradicional bolo português, com alguma variação de região para região. Os mais populares são os de Trás-os- Montes e de Guimarães. É feito com gemas de ovos, açúcar em calda, amêndoas e, às vezes, doce de chila ou abóbora cristalizada.
Perfil
ANNA KARINA E DAVID MENDES COSTA VERDE CAFÉ E DOCES PORTUGUESES
NÃO COMEM:
ANNA: Dobradinha, e não tenho o hábito de comer frituras.
DAVID: Frango, coelho, pato... Acho essas carnes muito secas!
COMEM DE JOELHOS:
Anna: Estrogonofe, churrascos, o arroz de polvo da minha mãe, o bacalhau da minha sogra e comida japonesa.
David: Peixe grelhado.
GOSTAM DE COZINHAR?
ANNA: Muito. Gosto de fazer arroz-doce e bacalhau com batatas e couve (receita da sogra).
DAVID: Não sei cozinhar. Porém, faço uns petiscos muito bons, como punheta de bacalhau e linguiça na cachaça.
SOBREMESA:
ANNA: Açaí na tigela, estrudel com chantilly, toucinho do céu...
DAVID: Leite creme, doce português muito simples, que se come no dia-a-dia em Portugal.
BEBIDA QUE APRECIAM:
ANNA - Água. Adoro também suco de graviola e cupuaçu e tomo um vinhozinho de vez em quando.
DAVID: Vinho tinto e moscatel (aperitivo). E também aprecio muito café.
BOTECO PREDILETO:
ANNA e DAVID: Cesar’s Bar.
RESTAURANTE PREDILETO:
ANNA: Tunney.
DAVID: À Mineira.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER:
ANNA: Lisboa, Paris e Rio de Janeiro.
DAVID: Armação de Búzios, Barcelona, Valencia e Ilha da Madeira.
JANTAR INESQUECÍVEL:
ANNA e DAVID: O jantar do Natal de 2007, com a minha sogra e família, no Lomba do Barco, Aldeia de Pampilhosa da Serra. Tudo é feito por ela, até o azeite!
O QUE É SER BEM SERVIDO:
ANNA: É ser servido com sorriso, atenção e olhar.
DAVID: Ser bem eficiente e simpático.
O QUE É SERVIR BEM:
ANNA: É servir o particular de cada um!
DAVID: Cada pessoa é uma pessoa, mas todos devem se servidos com charme, atenção e simpatia.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:
ANNA: As montanhas, o clima e a gastronomia e seus muitos sabores.
DAVID: O clima, as pessoas e a tranquilidade.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS:
ANNA: O trânsito, o abandono das praças e dos espaços públicos e as calçadas, que são muito ruins.
DAVID: A poluição do Rio Bengalas, o abandono da Praça Getúlio Vargas, a impontualidade de um modo geral e motoristas que não param nas faixas.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?
ANNA e DAVID: Um livro que pudesse contar a história gastronômica de nossa cidade, festivais gastronômicos, feiras gastronômicas, um bom roteiro turístico e maior união dos empresários.
Receitas
BACALHOADA PAULISTA
Ingredientes:
1 kg de bacalhau, duas cebolas cortadas em rodelas, 3 dentes de alho amassados, 1 pimentão cortado em tiras, ½ kg de batatas, descascadas e cortadas em rodelas, 2 tomates cortados em rodelas, uma xícara de chá de azeitonas pretas, uma xícara de chá de azeite e sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
De véspera, deixe o bacalhau de molho, trocando a água algumas vezes, na geladeira. No dia seguinte escorra e leve ao fogo numa panela com água. Deixe ferver por alguns minutos e escorra novamente. Elimine a pele e as espinhas e desfie em lascas grandes. Numa panela de fundo largo, arrume uma camada de bacalhau, rodelas de cebola, um pouco de alho e as tiras de pimentão. Continue com mais rodelas de tomate e outra camada de bacalhau. Espalhe as azeitonas por cima e regue com azeite. Leve a panela ao fogo baixo e cozinhe por cerca de 30 minutos. De vez em quando, sacuda a panela, sem mexer. Quando estiver cozido, prove e, se preciso, acrescente um pouco de sal.
Acompanhamento:
Arroz branco.
Rendimento: 4 porções.
Nota: Vinda de Portugal, a bacalhoada foi incorporada à mesa paulista desde o início. E sempre foi feita sem variações, isto é, com batata, azeitonas e pimentão. Durante muito tempo foi o prato das sextas-feiras em todos os lares paulistanos. Se o leitor preferir, experimente esta receita no forno, tampada com papel alumínio. O segredo? Usar e abusar sempre de azeite, de preferência na temperatura ambiente!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário