Gastronomia - 30 de outubro a 1º de novembro.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 30 de outubro a 1º de novembro.
Gastronomia - 30 de outubro a 1º de novembro.

minutas

- Carminha, como é conhecida, é uma mulher muito especial e dedicada em tudo que faz. Há quase dois anos trabalhando no Centro de Arte, está sempre feliz e recebendo a todos com muito carinho. Nossa querida amiga ainda encontra tempo para fazer faculdade de Pedagogia, na Santa Dorotéia, divulgar o Grupo Remexesamba e ainda cuidar do filho, Felipe, que cursa Comunicação Social na Estácio de Sá. Por falar em Remexesamba, Carminha convida a todos para prestigiar a volta do grupo com uma maravilhosa feijoada, na quadra da minha querida Unidos da Saudade, dia 14 de novembro. Um viva bem grande à Carminha, ao Remexesamba, ao Vilmar de Lima e à Unidos da Saudade!

dicionário

OLLA PODRIDA – Antigo nome espanhol para uma sopa-ensopado, de legumes e carnes, hoje chamado cozido ou puchero. Foi introduzido na França, no século XXVII, onde recebeu o nome de ouille ou grand-ouille.

OLHA – Prato da cozinha do interior, é um cozido de costelas de vaca, mandioca, batata-doce, cenoura, cebola, carne, banana-da-terra e tomate. Serve-se geralmente com pirão de mandioca, feito com o caldo do cozimento. Pelo nome e características, deve ter como origem a olla podrida espanhola.

perfil

CARMINHA ALVES

BASÍLIO - ATENDENTE

NÃO COME: Não tem nada que eu não goste.

COME DE JOELHOS: Estrogonofe.

GOSTA DE COZINHAR? Adoro! Gosto de cozinhar de tudo! A minha feijoada é bastante admirada.

SOBREMESA: Mousse de maracujá.

BEBIDA QUE APRECIA: Champanhe.

BOTECO PREDILETO: Bar América.

RESTAURANTE PREDILETO: Girassol Restaurante.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Petrópolis.

SERRA OU MAR? Mar.

JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar que fiz nos meus 15 anos de casada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE É SER BEM SERVIDO? A educação e a gentileza. São qualidades especiais num bom atendimento.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o bem-viver em nossa cidade e as pessoas gentis e educadas, que sabem acolher muito bem.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A falta de lugares para diversão e lazer, o trânsito e falta de ônibus durante a noite, tanto para quem trabalha ou sai à noite para se divertir.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais cursos nas áreas de gastronomia, investimento em mão de obra; a cidade já é muito rica em restaurantes, mas falta mão de obra.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Uma cidade tranquila e boa de viver. Eu gosto daqui.

receitas

MOUSSE DE CHOCOLATE E COCOIngredientes: 75g de chocolate meio amargo em pedaços, duas colheres de sopa de polpa de coco, mais ou menos 2/3 de xícara de açúcar de confeiteiro, três gemas, três claras, 40g de manteiga sem sal, cortada em pedaços, uma pitada de sal.

Modo de preparo: Ponha o chocolate numa tigela refratária e coloque-a por cima de uma panela cheia de água fervente, sem deixar a tigela tocar na água. Mexa de vez em quando, até o chocolate derreter, e acrescente a polpa de coco, mexendo até misturar completamente. Adicione aos poucos o açúcar de confeiteiro e continue mexendo, ainda sobre a panela cheia de água, até a mistura estar fluida. Bata as gemas com o chocolate e tire a tigela de cima da panela. Misture a manteiga aos poucos e deixe esfriar. À parte, adicione uma pitada de sal às claras e bata até ficarem em ponto de neve. Com cuidado, junte-as à massa de chocolate e divida a mistura em quatro tigelas individuais. Deixe na geladeira por seis horas ou por uma noite, até que fique firme. Decore com coco ralado e, se quiser, sirva com biscoitos.

Rendimento: Quatro porções.

Nota: Use sempre um chocolate de boa qualidade. Lembre que o barato pode influir no resultado. Os amantes do álcool podem acrescentar umas gotas de rum ou essência.

BANANAS ASSADAS

Ingredientes: Uma laranja grande, quatro bananas firmes, uma colher de sopa de rum escuro ou conhaque (opcional), 1 ½ colher de sopa de açúcar mascavo e 25g de manteiga sem sal cortada em pedaços pequenos.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte a laranja ao meio e esprema o suco das duas metades em uma jarra pequena. Use um ralador para tirar raspas finas de metade da laranja. Descasque as bananas, fatie-as no sentido do comprimento e disponha-as em uma assadeira rasa. Regue-as com o suco de laranja e o rum ou conhaque, caso queira usá-lo. Polvilhe açúcar e espalhe a manteiga e as raspas de laranja. Asse por 10 a 15 minutos até que as bananas estejam levemente cozidas e o molho engrosse. Sirva em seguida.

Rendimento: Quatro porções.

Nota: As bananas ficam ótimas acompanhadas de sorvete de creme ou baunilha ou creme de leite. Se preferir algo mais light, rodelas de abacaxi são perfeitas!

BOM APETITE!

TAGS:
Publicidade