Gastronomia - 30 de maio

Por Chico Figueiredo
domingo, 31 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Começo dando um viva bem grande à batalhadora Mônica Araújo! Há nove anos ela mantém na Avenida Euterpe Friburguense o seu espaço de arte. E, para nós, que fazemos arte, sabemos o quanto é difícil tal proeza. A Sala Mônica Araújo se constitui de duas galerias e um museu contando a história da sala. Em 2003 foi premiada com o Troféu Galdino do Valle Filho (artes plásticas), oferecido pelo Gama. Passando por um momento delicado de saúde, mesmo assim tenho a certeza de que a fé e o amor pelas artes farão com que Mônica saia dessa e continue ajudando na construção de uma Nova Friburgo mais rica e cultural. Saúde!

- Muitas comemorações marcaram os 50 Anos da União Brasileira dos Trovadores (UBT). Foram solenidades, escolha da musa, exposições, jantares, inauguração do santuário da trova, churrasco e muita, muita trova! Viva os trovadores friburguenses!

- O Gama marcou uma belíssima presença junto ao monumento a Dom João VI, no encontro de artistas, nas comemorações do aniversário da cidade. Passaram pela caravela músicos, cantores, palhaço, equilibristas, atores, poetas, associações... Uma manhã de muita emoção e pura arte! Um viva bem grande a todos que prestigiam a arte em nossa cidade!

Dicionário

MACCHERONI – Palavra em dialeto napolitano, que significa pasta fina; dela derivou o termo macarrão, usado no Brasil para qualquer tipo de massa. São cilindros finos de massa, que devem ser cozidos em água quente, escorridos em seguida e geralmente servidos em molho de tomate e queijo parmesão ralado. Há, entretanto, outros molhos e acompanhamentos para este tipo de macarrão. Dependendo da variação de forma que toma, seu nome se modifica: ditalini se for um tubo pequeno e fino; mostaccioli, se largo e longo, com um corte chanfrado; rigatoni, quando largo e curto, dentre outros.

Dicas de Sanduíches

Ao assar sanduíches na chapa, evite achatá-los.

Os gratinados são feitos abertos e o recheio coberto por uma capa fina de queijo ou molho para gratinar.

Os sanduíches fritos devem conter recheios pouco gordurosos. Em geral são empanados e fritos em cestos.

Os sanduíches assados no forno devem ser abertos, cobertos por uma massa do tipo suflês e alguma variedade de doce ou queijo.

Os sanduíches embrulhados não devem ser enfeitados. Use um invólucro adequado e impecável do ponto de vista da higiene.

Perfil

MÔNICA ARAÚJO

CURADORA e ARTISTA PLÁSTICA

NÃO COME: Nada que não me agrade o paladar. Mas como quase tudo.

COME DE JOELHOS: Gosto muito de frutos do mar.

GOSTA DE COZINHAR: Não gosto e nem tenho tempo.

SOBREMESA: Frutas. Mas tem muitas outras coisas gostosinhas!

BEBIDA QUE APRECIA: Uísque. Gosto também de espumantes e champanhe.

BOTECO PREDILETO: Não frequento.

RESTAURANTE PREDILETO: SPA e Pousada Refúgio dos Falcões. Gosto da culinária orgânica e a chef Flávia é maravilhosa!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio e São Paulo.

SERRA OU MAR: Mar.

JANTAR INESQUECÍVEL: Principalmente os reservados e os residenciais!

O QUE É SER BEM SERVIDO: Ser bem ouvida pelo garçom, que entende o que você quer. E o bom humor é fundamental.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A vegetação (a mata), o clima e a geografia.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: As pessoas mal-humoradas e infelizes, o esgoto (essa parte do sanitarismo) e o desleixo para com a saúde pública.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Trabalhar e incrementar cada vez mais as artes plásticas e visuais. Agregar valores junto com a gastronomia. Os restaurantes poderiam agregar esses valores com exposições. Afinal, gastronomia é uma arte!

Receitas

MOLHOS RÁPIDOS PARA MACARRÃO

Molho bolonhesa: Numa panela grande aqueça uma colher de sopa de azeite; junte meio quilo de carne moída, uma cebola grande picada e dois dentes de alho picados. Refogue até dourar a carne. Retire algum excesso de gordura. Adicione 700g de purê de tomate, meia xícara de vinho tinto seco ou caldo de carne, duas colheres de sopa de salsa picada e uma colher de sopa de manjericão desidratado. Ferva o molho. Baixe a chama, tampe a panela e, em fogo brando, cozinhe por 15 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Molho de queijo: Numa processadora de alimentos ou no liquidificador, bata uma xícara de ricota, ¼ de xícara de parmesão ralado, dois dentes de alho e ¼ de xícara de creme de leite, até formar um purê homogêneo. Numa panela grande aqueça duas colheres de sopa de azeite; junte um pimentão vermelho pequeno, sem miolo, sem sementes, fatiado, e quatro cebolinhas (cortadas em tiras de 1cm). Refogue por três minutos. Adicione a mistura de queijo à de pimentão e aqueça bem (sem ferver). Tempere com sal e pimenta.

Pesto de brócolis: Numa processadora de alimentos ou no liquidificador, pique uma xícara de nozes e três dentes de alho. Adicione uma xícara de azeite, 250g de brócolis congelados, ao natural, e uma xícara de salsa. Bata até formar um purê. Transfira para uma tigela média. Acrescente meia xícara de parmesão ralado. Tempere o molho com sal e pimenta.

Nota: Estes três molhos são saborosos e fáceis de fazer. É só escolher a massa de sua preferência e convidar os amigos. Só não esqueça que as massas já devem estar cozidas.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade