Gastronomia - 30 de julho a 1º de agosto 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 29 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 30 de julho a 1º de agosto 2011
Gastronomia - 30 de julho a 1º de agosto 2011

minutas

- Além de excelente vizinha e amiga, é também muito querida por seus alunos em seus 40 anos de magistério. Professora da Língua Portuguesa, Bethe já foi diretora do antigo Ribeiro de Almeida e também depois que este se tornou o Ienf. Foi professora da escola do Sesi e hoje leciona para o ensino médio do Colégio Estadual Zélia Côrtes. Bethe é mãe de Rômulo (22), estudante de jornalismo, e Danilo (21), que se prepara para tentar medicina. Um viva bem grande a essa linda classe, a dos professores! Um viva bem grande a toda a família Pietrobon!

- Um verdadeiro sucesso a feijoada e todas as delícias da Choperia Bar’t’Papo, na Usina Cultural. Para quem ainda não foi conferir, vale a pena uma visita ao local. Um grande abraço ao Marcello Pinguim, Pablo Machado, Marlene, Rafael e todos os que trabalham pelo sucesso do lugar!

dicionário

ANGU – Purê de fubá de milho ou farinha de mandioca, feito em água e sal ou leite. Podem também ser preparado tendo como base caldo de peixe, miúdos de boi ou coração, para servir de acompanhamento a um destes pratos. Em Minas Gerais, costuma-se não usar sal em seu preparo, uma herança do período colonial, quando o sal era condimento raro e caro naquela região. Debret, em 1831, já descrevia este prato detalhadamente, classificando-o como “comida suculenta e gostosa”. A palavra angu é de origem angolana e foi trazida pelos escravos.

perfil

ELIZABETHE PIETROBON

PROFESSORA

NÃO COME: Comida fria.

COME DE JOELHOS: Bobó de camarão e a feijoada do Chico, muito boa e leve.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto muito, faço de tudo. Mas gosto muito de fazer doces. Minha musse de chocolate é divina!

SOBREMESA: Doce de laranja-da-terra, que minha mãe fazia, gosto desse doce até hoje.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho branco.

BOTECO PREDILETO: Casarão de Minas, muito aconchegante.

RESTAURANTE PREDILETO: Dona Mariquinha, no Hotel Maringá.

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Gente falando alto. Não tem coisa pior. Principalmente em festas de fim de ano.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Itália.

SERRA OU MAR? Os dois.

JANTAR INESQUECÍVEL: As ceias de Natal na casa da minha tia Mafalda Pietrobon. Eram excelentes e só me traz boas recordações.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Educação, boa comida, a higiene e a acolhida do local.

O QUE É SERVIR BEM? Acolher bem as pessoas, de forma atenciosa.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A solidariedade do povo, o clima e a valorização dos artistas friburguenses pelo meu amigo Júlio Cezar Seabra Cavalcanti (Jaburu), você e o Gama de uma forma geral.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO? O trânsito, principalmente depois das 16h30; a violência urbana, que cresce a cada dia, e as calçadas da Avenida Euterpe e da cidade, que estão em péssima conservação.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais divulgação dos circuitos, festivais com preços acessíveis, para que a população possa participar e conhecer a cultura gastronômica da cidade.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que a nossa recuperação seja efetivada de maneira clara, séria, com aplicações dos recursos nas áreas mais atingidas, devolvendo a alegria de viver em Nova Friburgo.

receitas

ANGU DE MILHO

INGREDIENTES: Duas xícaras de chá de fubá e sal (opcional)

MODO DE PREPARO: Desmanche o fubá em quatro xícaras de chá de água fria. Tempere com sal e leve ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, até que a mistura engrosse e atinja a consistência de angu.

RENDIMENTO: Oito porções

NOTA: Pode-se substituir a água por caldo de peixe ou de galinha, dependendo do prato que o angu vai acompanhar.

ANGU DE ARROZ

INGREDIENTES: 1 pacote (250g) de creme de arroz, 1 vidro de leite de coco e sal.

MODO DE PREPARO: Dissolva o creme de arroz em metade do leite de coco. Tempere com sal e leve ao fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, por alguns minutos. Quando o creme estiver cozido, adicione o leite de coco restante e deixe no fogo por mais 1 ou 2 minutos. Despeje numa forma para pudim molhada e espere esfriar. Desenforme na hora de servir.

RENDIMENTO: Quatro porções

NOTA: Estas duas preparações são muito utilizadas por todos os cantos do Brasil. Ambas com diversos acompanhamentos. Com miúdos de porco, frango ou boi ficam divinas! Escolha o seu!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade