Gastronomia - 3 a 5 de setembro 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 02 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 3 a 5 de setembro 2011
Gastronomia - 3 a 5 de setembro 2011

minutas

- Gostaria muito de fazer esta homenagem ao artista plástico Chico do Couto, como é conhecido. Mestre em transformar tudo que encontra pela frente, suas esculturas, feitas de barro e madeira, e suas telas de material reciclado são sempre muito apreciadas por todos que frequentam suas exposições. Seu Chico acaba de expor no Centro de Arte, onde já expôs por várias vezes, e como sempre fez o maior sucesso. Nosso querido amigo foi funcionário público (governo Amâncio Mário de Azevedo), cuidando dos jardins das praças, do antigo Sandu, da Clínica Ortopédica, do posto de saúde. Chico do Couto queria ser artista desde os 5 anos, talento que herdou do pai, mestre em fazer móveis e esculturas de madeira e que dizia que o filho seria um grande artista e muito feliz com sua arte. Aos 30 anos o artista começou a esculpir seus primeiros trabalhos e aos 76 anos já completa 36 anos de pura arte. Seu Chico é casado com Maria Regina do Couto e tem quatro filhos: Adélia (47), enfermeira na maternidade; Rita de Cássia (45), cozinheira; Paulo Cesar (43), pintor de paredes, e Robson (41). Um viva bem grande para quem acredita nos próprios sonhos! Um viva bem grande aos artistas plásticos! Um viva bem grande ao seu Chico e toda a família do Couto!

- FONDUE ORIENTAL – Um espetáculo a fondue oriental do Auberge Suisse! Feito num gostoso caldo e com molhos diversos, a fondue também não deixa o ambiente com aquele cheiro de gordura no ar. Ir ao Auberge é sempre muito agradável por sua gastronomia e atendimento. Aproveitem o fim do inverno para comprovar! Vale a pena. Reservas com o supergarçom Marquinho, que tem o dom de receber com maestria! Contato: (22) 2541-1270.

- DOMINGO DOCE – Que maravilha é sentar no banco da Praça Getúlio Vargas e cair de boca num bom pedaço de doce, seja qual for—bolo, bolinho, tortas ou tortinhas, doces e docinhos, enfim! É muito bom! O Domingo Doce nos remete aos áureos tempos das grandes confeitarias da cidade. E ainda encontramos tortas alemães e húngaras de dar água na boca! Prestigiem e aproveitem!

dicionário

MACARON – Biscoito clássico de origem francesa, da região de Nancy, feito com pasta de amêndoas picadas, misturadas com açúcar e claras em neve batidas. Adquirem textura crocante ou elástica, ou mesmo as duas formas combinadas. Podem ser também aromatizados com outros ingredientes como chocolate, casca de laranja e cerejas ao maraschino.

MACARRÃO – Nome genérico, em português, para os diversos tipos de pasta italiana. É derivado da palavra italiana maccheroni, que é um tipo de massa em forma de tubo fino, furado no centro.

MACCHERONI – Palavra em dialeto napolitano significa pasta fina; dela derivou o termo macarrão, usado no Brasil para qualquer tipo de massa. São cilindros finos de massa, que devem ser cozidos em água quente, escorridos em seguida e geralmente servidos com molho de tomate e queijo parmesão ralado. Há, entretanto, outros molhos e acompanhamentos para este tipo de macarrão. Dependendo da variação de forma que toma, seu nome se modifica: ditalini se for tubo pequeno e fino; mostaccioli, se largo e longo, com um corte chanfrado; rigatoni, quando largo e curto, dentre outros.

perfil

FRANCISCO DO COUTO – ARTISTA PLÁSTICO

NÃO COME: Maionese.

COME DE JOELHOS: Macarrão, carne, salada de alface e tomate.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto, adoro! Sei fazer vários pratos. Carne assada, nhoque. Fui cozinheiro do Hotel Maringá, Dona Mariquinha.

SOBREMESA: Pudim de leite.

BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja e vinho.

BOTECO PREDILETO: Não frequento e não suporto.

RESTAURANTE PREDILETO: Eu não gosto muito de restaurante.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nunca saí de Nova Friburgo.

SERRA OU MAR? Serra. Eu nunca vi o mar.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A educação do povo friburguense, a limpeza da cidade e a matriz da praça.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A política, a religião e quando fui maltratado pela polícia.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Agradecimento ao povo friburguense, que sempre me apoia nas minhas exposições. Deixo muita paz, muita alegria pra todos!

receitas

Macarronada italiana

INGREDIENTES: Um pacote de talharim ou espaguete, cozido conforme o fabricante, 520g de molho de tomate, 5 colheres de azeite, 1 copo de azeitona sem caroço, fatiada, 2 cebolas picadas, 3 tomates maduros picados, ½ copo de água, 250 g de queijo de coalho cortado em cubos, sal a gosto, 2 caldos de galinha em cubos ou outro de sua preferência, 1 dente de alho amassado.

MODO DE PREPARO: Enquanto cozinha o macarrão o macarrão, prepare o molho. Refogue o tomate, a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente o caldo de galinha e então despeje o molho de tomate. Adicione a água e deixe borbulhar, quando o molho estiver cremoso coloque as azeitonas picadas. Desligue o fogo e coloque os pedaços de queijo coalho, mexa levemente. Escorra o macarrão. Despeje o molho bem quente por cima. Acrescente queijo ralado por cima de tudo ou sirva a parte.

RENDIMENTO: Seis porções.

NOTA: Essa macarronada lembra muito a minha infância. Quanto mais molho, mais saborosa fica, e acompanhada de um bom pedaço de pão fica melhor ainda. Aproveite como desejar!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade