minutas
- Representante da Colônia Austríaca, Lola reúne em sua história as descendências suíça, portuguesa, alemã e francesa—mostrando-nos o quanto essa friburguense pode nos representar, o que faz de nossa cidade essa maravilha de colonização. Nossa amiga ainda está à frente, hoje, da mais tradicional loja comercial em nossa cidade. A Vila Bela Decorações foi fundada na década de 70 por seu pai, Francisco de Carvalho Madeira, e seu cunhado, Carlos Cesar Wittini, onde hoje podemos ainda ter o prazer de encontrar os melhores produtos para presente e decoração. Sua mãe, Carmen Nidek Madeira, esteve à frente da loja por muitos anos, sendo querida e respeitada por todos que se habituaram a ter a Vila Bela como referência de requinte e bom gosto. Ainda hoje podemos ver D. Carmen atendendo com maestria e indicando um bom presente. Lola foi casada com Reinhard Vonbun—técnico em bordados, contratado para trabalhar na fábrica de Rendas, foi gerente da Ivega e um maravilhoso artesão em oratórios, castiçais e objetos artísticos de madeira. Seu filho Christian Vonbun—economista que trabalha no Ipea, no Rio de Janeiro—e sua neta Giovanna (5) são o orgulho de Lola e sua família. Um viva a Dona Carmem e à Vila Bela! Um viva à família Madeira! Um viva a Lola Vonbun! Um viva bem grande a toda a Colônia Austríaca!
dicionário
TORTA – 1. Um tipo de pastelaria, é um prato feito de massa de farinha de trigo, gordura, ovos e água, recheadas com misturas salgadas ou doces, como carne, aves, caça ou frutas. A massa também pode ser feita com massa de pão de ló ou de biscoitos esmigalhados e massa folheada (em seus diversos tipos). A torta pode ser coberta ou descoberta. As tortas doces francesas, tartes, geralmente são feitas com massa folheada e sem cobertura. As inglesas têm crosta dupla, fundo e cobertura, e são assadas em fôrma rasa. Às vezes a cobertura tem forma de treliça. Geralmente são feitas em fôrma redonda, rasa, canelada ou não. Podem ser assadas com ou sem recheio. Nesse caso, a massa deve ser perfurada com um garfo antes de ir para o forno, para evitar a formação de bolhas de ar durante o cozimento. Para que a massa não perca seu formato, deve ser forrada com papel alumínio ou papel manteiga e “recheada” com grãos crus de feijão. Pouco antes de sair do forno definitivamente, os grãos e o papel são retirados para que a massa (já cozida) possa dourar. 2. No Nordeste do Brasil é o mesmo que frigideira, fritada.
perfil
LOLA MADEIRA VONBUN
PRESIDENTE DA COLÔNIA
AUSTRÍACA/ VILA BELA
PRESENTE E DECORAÇÃO
NÃO COME: Não gosto de cebola, mas se ela não aparecer no prato eu como. E quase não como carne.
COME DE JOELHOS: Carne assada que minha mãe faz.
GOSTA DE COZINHAR? Gosto de fazer comidas variadas. Não gosto de fazer a mesma coisa.
SOBREMESA: Tortas Austríacas, Chuvisco, Quindim e coisas feitas com amêndoas.
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho do Porto.
BOTECO PREDILETO: Gostei muito do Bart’papo.
RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô, Bräun & Bräun, Le Bon Bec...
PARA ALMOÇAR: Campestre, na Rua Farinha Filho.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Armação de Búzios.
SERRA OU MAR? Serra.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Uma comida bem feita, servida com educação e com bom gosto mais com certo despojamento.
O QUE É SERVIR BEM? Um planejamento e organização no que vou oferecer adequado aos convidados.
JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar no Copacabana Palace, no casamento do meu primo. Foi maravilhoso! E as comidas e tortas no Parque Hotel da querida D. Irene Peterde.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Comida malfeita e falta de higiene.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O céu azul, a delicadeza das pessoas e a diversidade de culturas.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Ver a cidade suja, a falta de flores e o som alto de alguns automóveis obrigando ouvirmos músicas que não queremos.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A economia de Nova Friburgo fantástica, com excelentes restaurantes. Os empresários com seus circuitos conseguem fazer um bom trabalho e com uma qualidade muito boa.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Na vida os grandes vencedores não são os que têm as melhores cartas na mão, mas aqueles que conseguem melhor jogar com cartas adversas”.
receitas
TORTA DE PEC×RECEITA PARA NATAL
Ingredientes:
Massa: 2 xícaras de farinha de trigo, ¾ de xícara de manteiga gelada em pedacinhos e 3 colheres de sopa de água.
Recheio: 1 ½ xícara de nozes pecã, 1 xícara de glucose de milho (Karo), ½ xícara de açúcar mascavo apertado na xícara, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de manteiga ou margarina derretida, 1 colher de chá de essência de baunilha e 2 ovos.
Utensílio: Forma de fundo removível com 22 cm de diâmetro.
Modo de preparo:
Massa: Numa tigela, coloque a farinha e a manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água e amasse ligeiramente com as mãos até formar uma bola. Forre o fundo e a lateral da forma com a massa e reserve.
Recheio: Aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela, junte o açúcar, a farinha, a glucose de milho, a manteiga, os ovos e a baunilha e bata com uma colher de pau ou batedor de mão até ficar homogêneo. Acrescente as nozes e mexa. Encha a massa de torta com o recheio. Leve ao forno por 50 minutos ou até que o recheio esteja firme. Retire do forno e deixe amornar. Sirva morna com sorvete ou em temperatura ambiente.
Notas: Estamos entrando em dezembro, um mês festivo. Essa é uma sugestão bastante boa para uma deliciosa sobremesa de Natal!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário