Coluna especial de fim de ano
Este belíssimo poema de Casimiro de Abreu não lembra apenas a minha inesquecível infância na minha terra. Mas também a infância e a esperança de muitos que amam essa bela cidade. Esse poema me remete à importância de recuperarmos uma cidade, para que volte a ser alegre e bonita, e habitada por gente trabalhadora e honesta. E que, apesar dos pesares, ainda acredita em Nova Friburgo. Aos trabalhadores, em geral, e artistas, políticos, estudantes, jovens, escritores, poetas e crianças... Essa é minha mensagem de incentivo, para que juntos façamos de nossa cidade “a mais linda, meiga e formosa flor das montanhas do Brasil”. Viva 2013, viva Casimiro de Abreu e seu lindo e esperançoso poema. Viva Nova Friburgo, minha “rainha”. Feliz Ano Novo!
Meus oito anos
Oh! Que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
– Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
O céu – um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida – um hino d’amor!
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Oh! Dias de minha infância!
Oh! Meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez de mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
De camisa aberta ao peito,
– Pés descalços, braços nus –
Correndo pelas campinas
À roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo,
Adormecia sorrindo,
E despertava a cantar!
Oh! Que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
– Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
Casimiro de Abreu
dicionário
RESPONSABILIDADE – Feminino singular de responsabilidade (nome). 1. Qualidade de quem é responsável. 2. Obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada.
CONFIANÇA – s.f. Esperança firme em alguém, em alguma coisa: Ter confiança no futuro. Sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém: perder a confiança do chefe. Segurança: Não ter confiança em si. Crédito: homem de confiança. Dar confiança, dar importância a alguém, permitir intimidade. Voto de confiança, no regime parlamentar, aprovação dada à política do governo pela maioria do Parlamento.
ESPERANÇA - s.f. Expectativa de um bem que se deseja: a esperança é grande consoladora. Objeto dessa espera: aí está toda a minha esperança.
Uma das três virtudes teologais. Bras. Inseto ortóptero da família dos locústidas.
Estar de esperanças, achar-se grávida (a mulher).
receitas
SALADA DE LENTILHAS COM AZEITONAS (FÁCIL E RÁPIDA)
Ingredientes: 500g de lentilha, lavada e escorrida, 1 pimentão vermelho, sem sementes e picado, 1 cebola pequena e picada, 275g de azeitona verde picada, 120ml de azeite e 6 colheres de sopa de suco de limão.
Modo de preparo:
1. Ponha a lentilha em uma panela e cubra-a com água suficiente para cobri-la por alguns centímetros. Deixe a lentilha cozinhando, fervendo até que esteja macia, uns 15 minutos. Escorra a lentilha e passe-a na água fria. Deixe descansar por alguns minutos para que escorra melhor.
2. Em uma tigela grande, misture vigorosamente o azeite e o suco de limão. Adicione a lentilha, o pimentão vermelho, a cebola e a azeitona verde. Misture bem todos os ingredientes. Leve à geladeira por cerca de 2 horas antes de servir para que a salada fique com mais gosto. Essa salada melhora com o tempo de geladeira.
Rendimento: 14 porções.
Notas: Prove a salada antes de colocar o sal. A azeitona é bem salgada. Caso goste de mais sal acrescente a gosto. Se gostar de pimenta-do-reino branca é uma excelente opção.
PESCADA AO MOLHO DE LIMÃO
Ingredientes: 500g de filé de pescada, 1 dente de alho picado, 2 colheres (chá) de sal, 1 colher (sopa) de suco de limão, farinha de trigo para empanar.
Molho de limão: ¼ de xícara de azeite, 3 colheres sopa de suco de limão, 2 colheres chá de casca de limão ralada, 1 colher chá de amido de milho, ¼ de xícara de água e 1 colher chá de sal.
Modo de preparo
Tempere os filés com o alho, o sal e o suco de limão.
2. Coloque farinha de trigo em um prato e passe os filés. Frite-os em óleo quente até que estejam dourados.
Prepare o molho: em uma panela, leve o azeite ao fogo, o suco de limão e as raspas de limão. Adicione o amido de milho previamente dissolvido na água e o sal.
4. Misture bem até que o molho esteja encorpado. Sirva sobre os filés de pescada. Decore a gosto.
Rendimento: 5 porções.
Dica: Se preferir, substitua o filé de pescada por filé de merluza ou outro peixe mais nobre. Essas receitas são para aqueles que querem brindar sem perder tempo na cozinha! E são bem em conta!
FELIZ 2013!!!
Deixe o seu comentário