Gastronomia - 29 a 31 de janeiro 2011

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

minutas

- Muito querido em nossa cidade, principalmente pelo trabalho desenvolvido à frente do Tiro de Guerra, o nosso amigo Isaías está deixando Nova Friburgo para continuar sua missão no Exército, na cidade de Juiz de Fora/MG. Nascido em Duque de Caxias/RJ, criado em Ramos, sargento Isaías promete voltar um dia e fixar moradia em nossa cidade. Gostou muito dos momentos que passou aqui e rapidinho se inteirou dos movimentos culturais da cidade. Um viva bem grande ao sargento Isaías e a toda a sua família! Um viva bem grande ao Tiro de Guerra de Nova Friburgo! E até breve!

dicionário

SORBET – Sorvete feito unicamente com suco de fruta e açúcar e, eventualmente, uma bebida alcoólica. Já era apreciado desde 500 a.C. na Europa Setentrional, quando a neve das montanhas era misturada ao vinho. Os romanos também o estimavam. Em torno de 500 d.C., os chineses encontraram uma maneira de conservar os sucos de frutas endurecidos, numa temperatura próxima de 0º; com o auxílio das propriedades gelatinosas de algas marinhas. Esta técnica foi da China para a Pérsia, e daí para os árabes, que a levaram para a Sicília. No século 12, apareceu no banquete do rei Rogério, de Palermo. No século 16, Catarina de Médicis leva o sorbet para Paris. No século seguinte, confeiteiros sicilianos passam a misturar leite e creme de leite ao gelado. No século 18, em Palermo, aparece a primeira sorveteria comercial. Sua denominação vem do árabe charab (bebida) e do turco, chorbet (bebida fria). É utilizado, principalmente, para limpar o paladar entre pratos salgados ou como sobremesa. Nos jantares do século 19, era servido logo após o primeiro serviço (entrée), preparando o paladar para o assado. Em inglês, sherbet.

perfil

Isaías Henrique de Oliveira – Militar

NÃO COME: Jiló, de jeito nenhum. Não tenho outras restrições.

COME DE JOELHOS: Qualquer prato feito com massa.

GOSTA DE COZINHAR? Como filho mais velho tive que me virar na cozinha para ajudar em casa, quando era mais jovem, pois meus pais trabalhavam fora. Hoje em dia preciso confessar que estou uma negação na cozinha.

SOBREMESA: Pudim de leite.

BEBIDA QUE APRECIA: Um bom vinho.

BOTECO PREDILETO: Frichop.

RESTAURANTE PREDILETO: Quinta Rica.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cabo Frio.

SERRA OU MAR? Para o dia a dia, serra; nas férias, mar. Cada um, a seu tempo, tem seu atrativo.

JANTAR INESQUECÍVEL: Com minha namorada, hoje esposa, à luz de velas, quando completamos um ano de namoro.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Cortesia no atendimento e um prato bem preparado.

O QUE É SERVIR BEM: Estar pronto e à disposição quando alguém precisar.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As pessoas, o clima, a gastronomia.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A falta de educação de algumas pessoas no trânsito, a sujeira dos rios e o abandono do Suspiro (apesar da reforma da praça), região de um passado belíssimo.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Cursos de reciclagem para quem trabalha na área, capacitação para aqueles que pretendem trabalhar na área e mais festivais de gastronomia. Bons restaurantes já existem.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Salve brenhas do Morro Queimado, que os suíços ousaram varar, pois que um século agora é passado, vale a pena este tempo lelmbrar” (Hino de Nova Friburgo). Apesar de viver em Nova Friburgo há apenas quatro anos, por causa do meu trabalho, conheci um pouco de sua bela história, e penso que, ao se aproximar do bicentenário, há que se resgatar alguns valores de cidadania dos tempos passados, para que o futuro seja promissor.

receitas

SORBET DE FRUTAS OU HORTELÃ

Ingredientes: 500gr de açúcar, 750ml de água, 1 ½ xícara de suco ou polpa peneirada da fruta escolhida (limão, melancia, laranja, melão, morango, kiwi, maracujá, açaí, manga, carambola, maça, framboesa, amora, graviola, cupuaçu, abacaxi, etc. (de preferência uma fruta mais aguada do que pastosa), duas xícaras de hortelã lavadas e picadas e duas claras em neve.

Modo de preparo: Leve a água ao fogo e adicione o açúcar. Mexa até ferver e espere engrossar por aproximadamente cinco minutos. Tire do fogo e deixe esfriar. No liquidificador, coloque a calda fria, o suco ou polpa de fruta escolhida e as claras em neve. Bata por um minuto, acrescente a hortelã, caso queira usar, despeje em potes (deixando 1/3 da altura livre, para não correr o risco de estourar a tampa quando congelar), embale com filme plástico e leve ao congelador até endurecer. Sirva acompanhado de frutas em pedaços ou puro e decore com folhas de hortelã.

Rendimento: De seis a oito taças.

Nota: Nada como um sorbet no verão! Aproveite esta dica e faça em casa. É barato e aproveite as frutas que já estão passando na fruteira. As crianças adoram! Querendo, também, sirva numa refeição entre os pratos ou até mesmo como uma sobremesa refrescante.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade