Gastronomia - 28 de novembro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Muito gostoso, aconchegante e agradável o Bistrô Suíço, no Cônego. Há seis meses no local, o restaurante certamente será um dos melhores da cidade. O chef André Jaggi já é um velho conhecido nosso, pois possuiu outro Bistrô Suíço em nossa cidade, mais precisamente na Rua Augusto Spinelli, o Le Grand Chalé. Casado com Mônica (uma excelente doceira), o casal possui dois filhos: Alexandre, 16 (estudante) e Elisa, 11 (estudante). O delicioso restaurante conta ainda com uma competente equipe: Carlos Alberto, Carol, Jorge (garçons) e Rosiléia e Clarice (cozinheiras). Para aqueles que ainda não conhecem o espaço, anotem: quarta, quinta e sexta (jantar), sábado, almoço e jantar; domingo, almoço. Especialidades: suíça e francesa, com grelhados, roestis e fondue. Endereço: Rua Deolinda Thurler 85, Cônego – telefone 2533-1473. Há estacionamento próprio. Uma excelente pedida, comprove!

Dicionário

TIRAMISÚ – Sobremesa de criação recente, é uma variação italiana do pavê francês. É originário de Veneza ou de Treviso e tem diversas variantes. Alterna camadas de creme frio com mascarpone e zabaglione com camadas de biscoitos ingleses embebidos em café forte. Às vezes também é acrescentado vinho no biscoito. A finalização é feita com cacau polvilhado. Esta sobremesa deve ser servida gelada.

MASCARPONE – Laticínio italiano elaborado com a edição de ácido cítrico ao creme de leite que, depois de separado do soro, resulta numa massa alva, cremosa, muito saborosa, sem sal e levemente ácida. É mais semelhante à coalhada que a um queijo e tem a consistência de uma manteiga amolecida. Contém 90% de gordura. Deve ser guardado no frio e consumido rapidamente. Atinge sua melhor qualidade quando preparado nos meses de inverno. É ingrediente de doces e salgados, muito utilizado em pastelaria. Sua aplicação mais conhecida é no famoso pavê italiano tiramisú. Em preparações culinárias, o mascarpone pode ser substituído por partes iguais de ricota e creme de leite misturados. É chamado também de maschepone.

Perfil

ANDRÉ JAGGI - BISTRÔ SUIÇO

NÃO COME: Cobra. Tive a oportunidade, mas não comi.

COME DE JOELHOS: Fondue de queijo.

GOSTA DE COZINHAR? Sim. O que acho fantástico é a comida tailandesa.

SOBREMESA: Tiramisú da Mônica. É minha esposa quem faz as sobremesas.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinhos, com certeza! Vinhos brancos suíços eu adoro!

BOTECO PREDILETO: Estou há pouco tempo de volta, mas gosto do Cabritinha Vadia, em Rio Bonito.

RESTAURANTE PREDILETO: Tirando o Bistrô Suíço, gosto do Sushiban!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Salvador, a cidade é fantástica!

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Uma calderada em Porto Seguro. Nunca mais esqueci!

O QUE É SER BEM SERVIDO: Uma combinação de boa comida, ambiente e bom vinho. Uma junção de tudo isso.

O QUE É SERVIR BEM: Fazer o melhor possível em tudo, dar o melhor possível ao cliente.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A natureza, o povo e o clima.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, a cidade está precisando de uma repaginada e as chuvas no verão. No inverno aqui é bem mais agradável!

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Acho que é preciso incentivo do poder público. Falta incentivo do turismo e ao turista. Faltam pequenos centros gastronômicos verdadeiramente qualificados.

Receitas

PENNE AO MOLHO DE GORGONZOLA E ROQUEFORT

(receita rápida)

Ingredientes:

Um quilo de penne preparado, uma caixa de molho branco, de queijo, quatro colheres de sopa de creme de leite, 100g de queijo gorgonzola, 50g de queijo roquefort, 50g de queijo parmesão em lascas e uma colher de sobremesa de manteiga.

Modo de preparo:

Pegue a massa já cozida, al dente e reserve. Piq0ue os queijos e reserve. Numa panelinha, de preferência antiaderente, misture todos os ingredientes, exceto o queijo parmesão. Coloque para aquecer em banho-maria. Quando começar a ferver, apague o fogo e mantenha a panelinha em banho-maria. Passe a massa rapidamente por uma água fervente e escorra. Misture o molho de queijo à massa. Salpique o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. Sirva imediatamente.

Rendimento:

De seis a oito porções.

Nota: Esta receita é rápida e saborosa e pode ser adaptada a outros queijos. Também pode ser mudada a massa, escolha a de sua preferência e experimente! E quem não tem muita prática na cozinha não terá dificuldade nenhuma!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade