Minutas
- June Mastrangelo é uma apaixonada por Guignard. Vem apoiando e desenvolvendo um trabalho junto com o Gama, no resgate do nome deste maravilhoso pintor friburguense que infelizmente ainda é pouco conhecido por muitos. Sempre envolvida com a arte, seja nas artes plásticas, música e até mesmo o teatro, sua voz rouca nos remete às cantoras Maysa e Dolores Duran e a suas músicas de fossa, que June interpreta divinamente. Nossa friburguense é filha de Luiz Mastrangelo e Adonéia Tavares, família mais que tradicional em nossa cidade, e é mãe de Erica e Luigi, ambos advogados. June participou de inúmeros festivais na cidade, fez a primeira peça do Gama, Faz escuro mas eu canto, gosta muito de cantar em rodas familiares e vem fazendo alguns shows solo com voz e violão. No mais, seu carisma e amizade fazem com que seja essa mulher especial que tenho o prazer de conhecer. Em breve teremos o prazer de ver e ouvir June e Tiago Guzo num show pra lá de especial. Aguardem! Um viva a June! À família Mastrangelo! E aos artistas cantantes de Nova Friburgo!
Dicionário
VOL-AU-VENT - Entrada da culinária francesa feita de massa folhada em formato de cilindro, vazado no centro e recheado. Para tomar esta forma, no quadrado de massa folhada crua marca-se um círculo no centro, que é removido depois de assado. Normalmente recheia-se o vol-au-vent com frango, cogumelos ou crustáceos em pequenos pedaços, misturados ao molho velouté ou molho béchamel. Recheado com cremes doces, o vol-au-vent é servido como sobremesa. Bouchée é um vol-au-vent pequeno, para ser levado inteiro à boca. Conhecido desde o século 17, primeiro com o nome de voleau vent, depois com a grafia atual, era uma preparação mais simples que foi aperfeiçoada por Carêne no início do século 19.
Perfil
JUNE MASTRANGELO
PROFESSORA/CANTORA
NÃO COME: Miúdos e comidas exóticas.
COME DE JOELHOS: Tudo de quitandas. São incríveis!
GOSTA DE COZINHAR? Gosto, mas sem obrigação.
SOBREMESA: Sorvete de coco e abacaxi.
BEBIDA QUE APRECIA: Uma taça de vinho tinto. Apenas uma!
BOTECO PREDILETO: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO: Eu gostava muito do Majórica, principalmente pela tradição, e gosto do Auberge Suisse.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo.
SERRA OU MAR: Serra, sem dúvida alguma.
JANTAR INESQUECÍVEL: Há alguns anos com o meu pai, no Park Hotel. Comemos um vol-au-vent espetacular e inesquecível.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Pouca interferência e competência.
O QUE É SERVIR BEM? Estar tudo em harmonia.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O verde, o clima e a paz do Cônego.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A arrogância, a falsidade e a falta de vontade política.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais investimento e o aproveitamento de áreas verdes nos restaurantes.
Receitas
LINGUADO COM PÃO
Ingredientes:
275g de filés de linguado sem pele, 2 ovos, 1 ½ xícaras de migalhas de pão ou uma boa farinha de rosca (fresca), 6 colheres de sopa de farinha de trigo, óleo para fritar e molho tártaro e limão para servir.
Modo de preparo:
1. Corte os filés de peixe em tiras longas em diagonal com cerca de 2cm de largura.
2. Quebre os ovos em um prato raso e bata bem com um garfo. Coloque as migalhas de pão em outro prato raso. Ponha a farinha em um saco de polietileno grande e tempere com sal e pimenta moída na hora.
3. Mergulhe as tiras de peixe nos ovos, virando para cobrir bem. Coloque em um prato e depois, pegando alguns de cada vez, chocalhe sobre o saco com a farinha. Mergulhe as tiras de peixe nos ovos novamente e depois nas migalhas de pão, virando para cobrir bem. Coloque em uma bandeja em camadas simples, sem tocar. Deixe a cobertura assentar por pelo menos 10 minutos.
4. Aqueça uma camada de 1cm de óleo em uma frigideira grande em fogo médio. Quando o óleo estiver quente, frite as tiras de peixe por cerca de 2 a 3 minutos em porções alternadas, virando uma de cada vez, tomando cuidado para não sobrecarregar a panela. Deixe escorrer em papel toalha de cozinha e mantenha quente. Sirva o peixe com molho tártaro e limão.
Rendimento: 4 porções.
Notas: os goujons são peixes pequenos que são fritos e comidos inteiros. Neste prato os filés de linguado são cortados em tiras que, quando cozidas, lembram os goujons. Os franceses dão sentido de estilo até mesmo aos dedos de peixes! Aqui, estamos acostumados com esse petisco nos botequins e até mesmo em alguns restaurantes, que o servem como entrada ou tira-gosto. É claro que a maioria não usa o linguado, porém, sem dúvida nenhuma, é bem mais saboroso. A escolha é sua e aproveite a sugestão!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário