Gastronomia - 28 de fevereiro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Quem não se lembra do Pandulheta, na década de 80? Precisamente em 1984 e que ficava na Marques Braga e foi ponto da garotada por muito tempo? Eu, pelo menos, aproveitei muito aqueles momentos! Era a época da Taberna, do Tillu’s e de muitos outros... Depois do Pandulheta, Angelo Jachelli montou o Restaurante Voralberg, no Caledônia, que durou pouco, pelo fisco da Zélia (lembram, da era Collor?). Nosso amigo ainda gerenciou o Majórica por dois anos, abriu o Massas Castel na Eugênio Müller em 1996 e em 2005 acabou comprando o Don Carrero, junto com seu sócio e amigo, José Aluísio Belizário. Com um cardápio supervariado e preços pra lá de convidativos, o restaurante serve carnes, massas, peixes, aves e muito mais! Angelo é casado com Delcia e tem dois filhos: Angelo Júnior, gerente do Don Carrero, e Ana Paula, que cursa Comunicação Social. Para quem ainda não conhece o local, o endereço é Rua Dante Laginestra 89, Centro, telefone 2523-7888. Vale a pena conferir a Cantina Don Carrero, que já é sucesso em nossa cidade!

- O café do Willisau Center deveria se chamar Café de todas as artes! Sempre encontramos por lá atores, fotógrafos, jornalistas, decoradores, poetas e por aí vai... O que sei é que nunca se toma um café sozinho por lá! É nossa cidade com essa cultura espetacular!

Dicionário

QUIABO – Da família das malváceas, é o fruto do quiabeiro. É nativo da África e sabe-se que já era utilizado como alimento cozido no Egito há dois mil anos. Muito empregado nas aldeias africanas e levado para a Europa pelos árabes, o quiabo chegou ao Brasil logo depois do descobrimento. Esta planta, com suas vagens cilíndricas, é encontrada em regiões quentes. Contém uma substância gelatinosa que serve para engrossar o gumbo, espécie de sopa típica da cozinha créole, da Louisiana, EUA. Os quiabos são muito usados em pratos de origem africana, principalmente no famoso caruru. Pode ser também comido puro, cozido em água e sal com molho de manteiga, em ensopados ou em salada. Na comida mineira, com frango fica excelente. (Nome científico: Hibiscuc esculentus; em inglês, okra).

Perfil

ANGELO CEZAR JACHELLI CANTINA E PIZZARIA DON CARRERO

NÃO COME: Como de tudo, porque aprendi assim. A comida é sagrada.

COME DE JOELHOS: Gosto muito da comida mineira. Um frango ensopado com quiabo, acho maravilhoso!

GOSTA DE COZINHAR? Gosto, mas não tenho mais tempo de ir para a cozinha. Mesmo assim, gosto de fazer massas e molhos.

SOBREMESA: Não gosto muito de doces, mas minha preferida é a torta de ricota alemã.

BEBIDA QUE APRECIA: Uísque e vinho.

BOTECO PREDILETO: Atualmente não frequento por falta de tempo. Mas já frequentei muito!

RESTAURANTE PREDILETO: Vou citar o Don Carrero, porque é o que mais frequento no momento.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.

SERRA OU MAR: Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Quando me casei. O jantar foi na Casa Hamburgo, há 30 anos.

O QUE É SER BEM SERVIDO: É estar à mesa satisfeito, com pessoas dando a atenção que merece. Todos devem ser bem atendidos.

O QUE É SERVIR BEM: O freguês sair da sua casa pensando em voltar.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a periferia, onde ainda existe certo bucolismo, e os rios que rodeiam a cidade, que ainda são limpos.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Os buracos por toda a cidade, o que é vergonhoso, o trânsito e o estacionamento, que está um horror com esses vendedores de carros, principalmente no Centro. Nossa cidade não merece esse descaso.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Investimento, circulação de dinheiro. Que engloba tudo: mão-de-obra qualificada, infraestrutura, melhor tratamento aos turistas.

Receitas

SALADA DE QUIABO

Ingredientes:

½ kg de quiabos lavados, duas colheres de sopa de suco de limão, uma colher de chá rasa de sal, uma cebola grande cortada em rodelas, dois pimentões vermelhos limpos cortados em rodelas e três ovos cozidos cortados em quatro.

Molho:

Três colheres de sopa de suco de limão, duas colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de salsinha picada, uma colher de café de sal e uma pitada de pimenta-do-reino.

Modo de preparo:

Limpe os quiabos, cortando as pontas, mergulhe-os inteiros em água fervente com suco de limão e sal. Deixe-os por dez minutos e escorra a água. Corte-os em pedaços miúdos. Arrume os quiabos, as rodelas de cebola, os pimentões e os pedaços de ovos cozidos, nesta ordem, numa travessa. Misture todos os ingredientes do molho e regue com ele a salada.

Rendimento: 4 porções

Notas:

Há pouco tempo publiquei nesta coluna a receita de frango com quiabo. Então, resolvi oferecer esta de hoje, que pode ser acompanhada por filezinho de frango ou até mesmo algumas folhas. Para os adeptos do quiabo, uma nova receita é sempre bem-vinda.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade