Gastronomia - 28 a 30 de agosto.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Tenho um grande prazer em entrevistar dona Araceli. Além de lidar com flores e plantas, nossa amiga tem um prazer enorme em colaborar com as atividades culturais da cidade. Desde que assumi a direção do Centro de Arte, as plantas que enfeitam o espaço são doadas e cuidadas por esta excelente comerciante, que tanto alegra a cidade com suas plantas e flores. Araceli cuida de duas coleções herdadas de seu pai: uma de cactos e a outra de orquídeas! Para quem não sabe, nossa amiga é irmã do também florista Nilson Dias (Nelson Flores), outro que está sempre colaborando com todas as manifestações culturais da cidade. Acho que vem de família tanta generosidade e carinho com Nova Friburgo! Há 23 anos com o horto em sua casa, Araceli é apaixonada por sua profissão e não mede esforços para atender a todos com muita dedicação. Ela é viúva do protético João Silveira Borges e mãe de dois filhos: Sônia (psicóloga) e o artista plástico Carlos Eduardo (Cazé). Contato: Horto Chalé das Flores – Praça Demerval Barbosa Moreira s/nº, ao lado da Catedral São João Batista. Um viva bem grande à família Dias, ao Nelson Flores, à dona Araceli e a todos os floristas e apaixonados por plantas em Nova Friburgo!

- A Pizzaria Predileta é para quem gosta de um lugar agradável, aconchegante, com bons serviços, bons preços e, é claro, boa comida. Para aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer, aí vai uma boa dica!

- O Brasil Gourmet está uma delícia! A casa está funcionando a todo vapor, o cliente pode escolher pelo self-service (quilo) ou à la carte! A casa funciona direto, para almoço e jantar. Um lugar pra lá de especial! Vale a pena conferir!

Dicionário

MENOS É MAIS – Às vezes você emprega melhor seu dinheiro comprando a quantidade menor de um artigo mais caro, de qualidade superior. Por exemplo, uma pequena quantidade de um bom queijo irá proporcionar um gosto melhor do que grande quantidade de um queijo mais em conta, porém menos saboroso. E você precisará de menor quantidade de um chocolate amargo de boa qualidade do que de um barato com baixa porcentagem de cacau.

PREÇO E QUALIDADE – Embora o preço possa ser indicador de qualidade, esse não é sempre o caso. Em geral, produtos de marcas próprias nos supermercados são tão bons quanto os produtos de marcas de outros fabricantes – e, às vezes, até melhores. Teste produtos diferentes até encontrar um de sua preferência.

Perfil

ARACELI DIAS BORGES

CHALÉ DAS PLANTAS

NÃO COME: Como de tudo.

COME DE JOELHOS: Doces, sem restrição.

GOSTA DE COZINHAR: Não gosto de cozinhar o trivial. Gosto de cozinhar doces.

SOBREMESA: Quindim. O do Domingo Doce é excepcional!

BEBIDA QUE APRECIA: Licor de amarula.

BOTECO PREDILETO: Não frequento.

RESTAURANTE PREDILETO: Churrascaria Chimarron.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Maceió.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar de Natal, na casa da minha filha, em 1988. Inesquecível!

O QUE É SER BEM SERVIDO? Garçons educados e gentis. A comida, mesmo não sendo tão boa, mas, com um bom serviço, já está bom.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, as águas e as montanhas.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, o Rio Bengalas poluído e a rodoviária interurbana ser longe do Centro.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Eu gostava muito dos festivais de truta, da Feira da Bondade, das feiras regionais. Acho que a volta dos festivais tem tudo para alavancar a nossa gastronomia e também o turismo.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que Nova Friburgo volte a ser a cidade das flores!

Receitas

MOLHO BRANCO

Ingredientes: 50g de manteiga, cinco colheres de sopa de farinha de trigo, 600ml de leite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: Derreta a manteiga em uma panela pequena e junte a farinha, mexendo. Cozinhe, mexendo sempre, por um minuto, até a mistura de farinha e manteiga adquirir a um tom caramelo. Tire a panela do fogo e, aos poucos, despeje o leite, sem parar de mexer. Volte ao fogo até o ponto de fervura. Continue mexendo. Baixe o fogo. Deixe cozinhar por dois minutos, mexendo de vez em quanto, até ficar suave e espesso. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Variações: Para preparar um molho de queijo, adicione 1/3 de xícara de queijo ralado ao molho, sempre mexendo, antes de servir. Para preparar um molho de cogumelos, cozinhe na manteiga 1 xícara de cogumelos em fatias finas antes de acrescentar a farinha. Para o molho de cebola, cozinhe na manteiga uma cebola pequena picada, por cinco minutos, ou até ficar macia. Junte à farinha. Para preparar um molho de salsa, junte ao molho duas colheres (sopa) de salsa fresca picada e mexa.

NOTA - Este molho não dura muito. Então, prepare-o pouco antes de usá-lo. Para ficar mais picante, adicione uma pitada de pimenta-de-caiena ou de noz-moscada moída.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade