Gastronomia - 27 de março.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 26 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Simpático e muito querido por todos, Erickson é um excelente profissional. Sua fábrica de bandeiras, há 48 anos em atividade e há 13 sob sua direção, e sua esposa Darlene são orgulhos para todos nós. A DK Bandeiras é uma referência nacional e até internacional, já que muitos são os pedidos para o exterior. Nascido em Campos dos Goytacazes, nosso amigo não pensa em sair de Nova Friburgo e ainda tem certeza de que nossa cidade é excelente para a educação dos seus filhos Gabriel (8) e Rafael (5). Precisando de bandeiras? Anotem o contato: www.bandeiraseuniformes.com.br; telefones (22) 2540-1939 e 2540-1161. Um viva bem grande a todos aqueles que investem e acreditam em nossa cidade!

Dicionário

CALDEIRADA – 1. Prato de pescadores, encontrado na maior parte das regiões marítimas, que consiste em colocar peixes variados em um caldeirão sobre o fogo, juntando condimentos que variam de região para região. Entre os mais comuns encontramos pimentão, açafrão, vinho branco creme, cebola, alho. Numa caldeirada bem feita entram peixes que não serão comidos, que servem apenas para perfumar, e outros para comer. O mérito deste prato está mais ligado à natureza dos produtos e à sua proveniência do que propriamente à receita, que é simples e banal. Alguns exemplos de caldeiradas bem conhecidas são a bouillabaisse, a calderada espanhola, a bourride de Sète, o cacciucco de Livorno, a bourride de Marseille. 2. Conhecido prato da culinária portuguesa, é um ensopado de frutos do mar, derivado de um prato de pescadores, no qual entram, principalmente, pequenos peixes e frutos do mar sem valor comercial. Atualmente é um prato popular em toda a orla marítima portuguesa, preparado com peixes, polvo, lula, lagostins, lagostas, camarões e mariscos fritos em azeite, arranjados no caldeirão em camadas, entre os quais são intercaladas cebolas, tomates, batata, cheiro-verde, louro. Rega-se com água e sal, para o cozimento.

CALDERADA – Sopa espanhola da região da Galícia, feita com frutos do mar.

Perfil

ERICKSON PENNA DUARTE

DK BANDEIRAS

NÃO COME: Jiló. E carne de porco, tenho alergia.

COME DE JOELHOS: Peixes.

GOSTA DE COZINHAR? Não. Mas pretendo, quando me aposentar, cozinhar para os amigos.

SOBREMESA: Pavê.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho tinto.

BOTECO PREDILETO: Gosto do Zero Grau.

RESTAURANTE PREDILETO: Excalibur.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Guarapari.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: O primeiro dia que saí com a minha esposa. Sou romântico e um eterno namorado!

O QUE É SER BEM SERVIDO? Aprecio muito a educação.

O QUE É SERVIR BEM? Confiar no meu produto e virar meu cliente.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o sossego e a educação do povo.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, o abandono de Riograndina e o parquinho da Praça Getúlio Vargas, sem manutenção.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Festivais gastronômicos, como já tivemos o Festival da Truta, a Feira da Bondade, Festival do Pão, e outros.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Não me vejo morando em outro lugar, principalmente porque esta cidade me acolheu maravilhosamente bem! E eu passo sempre para os meus filhos que a educação é o melhor exemplo na vida.

Receitas

CALDEIRADA MEDITERRÂNEA

Ingredientes:

300g de camarão médio, 300g de lula em anéis, 300g de robalo, cinco tomates, dois dentes de alho picados, duas cebolas picadas, 50ml de azeite, 30g de salsinha picada, 50ml de vinho branco seco, 100ml de caldo de peixe, sal e pimenta-do-reino branca.

Modo de preparo:

Aqueça o azeite. Refogue a cebola e o alho em fogo baixo. Use uma panela funda. Quando começar a dourar, adicione os tomates, o vinho branco e o caldo de peixe. Cozinhe por dez minutos. Tempere com sal. Adicione primeiro o peixe, deixe cozinhar por três minutos, adicione o camarão e a lula e deixe cozinhar por mais três minutos ou até ficarem no ponto. Desligue o fogo, adicione a pimenta-do-reino e a salsinha. Sirva quente.

Rendimento:

Seis porções.

Notas:

Como o leitor pode constatar no dicionário gastronômico, há inúmeras formas de fazer uma boa caldeirada. Eu, por exemplo, antes de colocar os peixes e frutos do mar, cozinho batatas médias e depois coloco as carnes, quando a caldeirada está quase pronta, acrescento ovos inteiros cozidos, somente para dar uma aquecida. Experimente e veja como é fácil e apetitoso comer caldeirada. E você ainda pode escolher os ingredientes. Caso sinta necessidade, arroz branco e fresquinho dá um toque ainda mais especial!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade