Minutas
Simpatia, carinho e dedicação são apenas algumas das qualidades de Jacqueline Brant. Casada há 12 anos com Zé Motta, são proprietários da encantadora Pousada Conde Redondo, que ainda conta com excelente cardápio em seu restaurante. Tive o prazer de prestar consultoria e as novidades para o almoço ou jantar são de comer de joelhos. Jacque é carioca, mas seu coração também é friburguense. Passou sua infância e adolescência em nossa cidade, precisamente no Hotel Garlipp, com sua prima, Marina. A Taberna e Estalagem Conde Redondo fica na Estrada Parque Serramar km 9, Santa Luzia, Lumiar, telefones (21) 3005-9315 e (22) 9831- 1014. Vale a pena uma visita, passar o dia num lugar especial e ainda saborear uma excelente comida!
- Esta é a última coluna do ano. Espero que tenham gostado das entrevistas, receitas e curiosidades. Ano que vem tem mais, com muitas novidades. Abrirei 2009 com o perfil do prefeito eleito, Heródoto Bento de Mello. Aguardem! Obrigado pelo carinho! FELIZ ANO-NOVO E MUITAS REALIZAÇÕES!
Dicionário
CASTANHAS PORTUGUESAS - Assim é conhecida no Brasil a castanha européia. Na Antiguidade era abundante na Grécia, principalmente nas encostas do Monte Olimpo, de onde se espalhou para o resto do continente. É pequena, achatada, com casca marrom e brilhante. Deve ficar de molho uma noite antes de ser usada. Pode ser cozida em água fervente ou assada. Depois disso é preparada como doce ou salgado. Tem sabor semelhante ao da batata-doce, porém, mais leve e delicado. É a matéria-prima para o conhecido doce francês marrom glacê. É rica em carboidratos, contendo também óleos e vitaminas. Nome científico: Castanea sativa. Em espanhol, castaña; em francês, marrons; em italiano, castagna; em inglês, chestnut; e em alemão: kastanie.
Perfil
JACQUELINE BRANT
TABERNA & ESTALAGEM CONDE REDONDO
NÃO COME: Coisas como miúdos e dobradinha.
COME DE JOELHOS: Risotos, cozido e bacalhau.
GOSTA DE COZINHAR? Gosto, minha especialidade é comida alemã.
SOBREMESA: Adoro sorvete de pistache!
BEBIDA QUE APRECIA: Uísque.
BOTECO PREDILETO: Casarão de Minas e Bar América.
RESTAURANTE PREDILETO: Concha Doce, na Barra da Tijuca, Rio, e gosto muito do Bräun & Bräun, aqui em Friburgo.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Paris e Monique.
JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar num restaurante típico em Atenas.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Simpatia, atenção e harmonia.
O QUE É SERVIR BEM? Servir o certo, na hora certa, sem erros.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Rever os amigos, ainda poder andar nas ruas sem preocupação, e o clima.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O fechamento do restaurante Majórica, a descaracterização da cidade e a ausência do turismo e de turistas.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Investimentos nas pessoas da região e em treinamentos profissionais. As pessoas de Nova Friburgo deveriam valorizar o que têm de melhor na região.
Receitas
BACALHAU COM LENTILHAS E ALHO-PORÓ
Ingredientes:
Uma xícara de lentilhas verdes, uma folha de louro, 1 dente de alho, bem picado, casca ralada de uma laranja, casca ralada de 1 limão, pitada de cominho moído (opcional), uma colher de sopa de manteiga, 450g de alho-poró bem fatiado em tirinhas finas, 1 ¼ de xícara (ou 300ml) de creme de leite fresco, uma colher de sopa de suco de limão, ou a gosto, 750g de filé de bacalhau fresco (dessalgado) ou hadoque, limpos, sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Modo de preparo:
Lave as lentilhas e coloque-as numa caçarola grande com a folha de louro e o alho. Adicione água suficiente para cobrir cerca de 5cm. Coloque para ferver um pouco por dez minutos, depois abaixe o fogo e ferva em fogo baixo por mais 15-30 minutos até as lentilhas amolecerem. Escorra as lentilhas e jogue fora as folhas de louro, depois adicione metade das cascas de laranja, e toda a casca de limão e tempere com cominho moído, sal e pimenta. Transfira para uma assadeira rasa. Pré-aqueça o forno a 190° C. Derreta a manteiga numa caçarola média em fogo médio, depois adicione o alho-poró e cozinhe, mexendo constantemente, até amolecer. Adicione uma xícara do creme de leite e o restante da casca de laranja e cozinhe por 15-20 minutos, até o alho-poró ficar completamente macio e o creme ter engrossado um pouco. Adicione o suco de limão e tempere com sal e muita pimenta. Corte o peixe em quatro pedaços, e depois localize e puxe as espinhas pequenas com a ponta dos dedos ou pinça. Tempere o peixe com sal e pimenta, coloque sobre a mistura de lentilhas, pressionando-as para baixo levemente. Cubra cada pedaço de peixe com um quarto da mistura de alho-poró e ponha uma colher de sopa do restante do creme sobre cada um. Asse por 30 minutos, até o peixe cozinhar por completo e a parte de cima ficar ligeiramente dourada.
Notas:
Este prato incomum é ótimo para festas. Como na virada do ano lentilhas são sempre bem-vindas para dar sorte, aí vai uma boa dica. Experimente!
BOM APETITE E FELIZ ANO-NOVO!
Deixe o seu comentário