minutas
- Simpatia, profissionalismo, competência e outras qualidades cercam este bonito casal. Chova ou faça sol, nos momentos alegres e tristes, eles, figuras conhecidas na cidade, estão sempre a postos para passar credibilidade em suas matérias jornalísticas. Há três anos trabalhando juntos, foi na profissão que se conheceram e depois se casaram. E o casal está sempre junto e adora dividir cada momento da vida. Como jornalistas, as reportagens culturais, gastronômicas e turísticas são as que mais os atrai, pois podem viver outras culturas, sabores e cheiros. Amante da boa mesa, sempre é muito prazeroso trocar bons papos com Luciana e Davi. Que este lindo casal permaneça entre os friburguenses por muitos anos, nos proporcionando belas matérias (principalmente as gastronômicas), ajudando a alavancar ainda mais essa extraordinária gastronomia friburguense. Um viva bem grande para Luciana e Davi Motta! Um viva bem grande a todos os repórteres e cinegrafistas que trabalham por nossa terra!
dicionário
PROFITEROLIS – Sobremesa francesa feita com carolinas, recheadas com sorvete ou creme e cobertas com calda de caramelo ou chocolate-quente. Nome já mencionado no século XVI, derivado da palavra profit, com sentido de “gratificação”, era “uma massa cozida sob as cinzas”, segundo um dicionário da época. A forma que tem hoje apareceu somente por volta de 1935.
PEIXE – Animal aquático que, durante muito tempo, injustamente, não teve a consideração merecida, por sua imagem estar muito ligada à ideia de jejum, sacrifício e penitência. É, entretanto, uma excelente fonte nutritiva, e sua carne, de qualidade. Os peixes podem ser divididos em gordos ou magros, dependendo do teor de gordura de sua carne. Entre os gordos, temos o salmão, o atum, a cavala, o arenque e algumas sardinhas; entre os magros, o bacalhau, a pescada, o linguado, o badejo e o tucunaré, dentre outros. De modo geral, sua carne é rica em proteínas, ferro, iodo, potássio e outros minerais, além das vitaminas A, B e D. Rico em ácidos graxos, sua ingestão frequente minimiza os riscos de doenças cardiovasculares. Altamente deteriorável, deve ser utilizado apenas quando muito fresco ou quando adequadamente congelado.
perfil
LUCIANA THOMAZ DA MOTTA E DAVI MOTTA – JORNALISTA E CINEGRAFISTA
NÃO COMEM: Jiló. Não dá mesmo.
COMEM DE JOELHOS: A gente gosta muito de comer, então toda comida bem feitinha, com um bom tempero, é muito apreciada por nós. Mas uma boa peixada é imbatível!
GOSTAM DE COZINHAR? Da última viagem que fizemos à Bahia trouxemos uma panelinha de barro. Cozinhar um peixinho nela é sempre bom. E entre a gente as tarefas são bem divididas: enquanto eu cozinho, o Davi fica olhando e bebendo um vinho.
SOBREMESA: Profiterolis.
BEBIDA QUE APRECIAM: Um bom vinho Cabernet Sauvignon.
BOTECO PREDILETO: Botequim Informal, no Rio.
RESTAURANTE PREDILETO: Truta & Boa Cia.
O QUE PODE TIRÁ-LOS DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: O mau atendimento.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Porto Seguro/BA.
SERRA OU MAR? Mar.
JANTAR INESQUECÍVEL: O primeiro jantar a dois depois do casamento, no Refúgio dos Falcões.
O QUE É SER BEM SERVIDO? A gente gosta de chegar a um restaurante e ser recebido com sorriso. Sentir que o garçom conhece bem o cardápio da casa e, principalmente, que ele se interessa pelo que nós estamos querendo. O bom serviço é equilibrado: não deixa a gente de lado e nem fica em cima, sufocando.
O QUE É SERVIR BEM? É ter interesse por quem estamos servindo. Carinho e atenção são fundamentais.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a comida boa e barata e a simpatia dos cachorros da rua.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Chuva forte, lixo na rua e passividade.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Investimento em festivais gastronômicos que atraiam turistas e divulguem as opções gastronômicas da cidade para os próprios moradores.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO:
“Seja a mudança que você quer ver no mundo” (Dalai Lama)
receitas
PEIXADA À SANTISTA
INGREDIENTES: ½ xícara de chá de azeite de oliva, 4 tomates picados, 2 cebolas picadas, 1 maço de coentro picado (opcional) ou salsa (opcional), 2 dentes de alho amassados, 1 folha de louro, 1 ½ kg de peixe cortado em postas, sal e pimenta-do-reino, 1 copo de vinho branco seco, folhas de manjericão (ou alfavacas) picadas, 4 cenouras, 1 maço de brócolis, 4 bananas-nanicas, 1 xícara de chá de farinha de mandioca.
MODO DE PREPARO: Aqueça o azeite numa panela e refogue o tomate, a cebola, o coentro, o alho e o louro.
Acrescente as postas de peixe, tempere com sal e pimenta-do-reino e regue com o vinho. Refogue por mais 10 minutos em fogo brando, sem mexer. Depois disso, junte o manjericão (ou a alfavaca) e água suficiente para cobrir tudo. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo brando. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas grossas; limpe o brócolis (mantenha parte dos talos) e descasque as bananas. Coloque esses ingredientes numa panela com água e leve ao fogo para cozinhar. Retire as postas de peixe da panela, sempre tomando o cuidado para que não se desfaçam, arrume-as em uma travessa grande e mantenha em local aquecido. Rapidamente junte a farinha de mandioca ao caldo do cozimento do peixe e mexa até obter um pirão mole. Para servir acrescente o pirão à travessa do peixe e arrume em volta as bananas inteiras, os brócolis e a cenoura.
RENDIMENTO: 4 porções
NOTA: Escolha um peixe com carne mais firme e bonita. Pode-se servir o peixe com um pouco do caldo, os legumes e as bananas separados do pirão. Caso queira, acompanhe ainda com arroz branco. E é claro: tenha sempre à mão uma boa pimenta! Indispensável nesta hora!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário