Gastronomia - 26/04/2013

Chico Figueiredo chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 26 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 26/04/2013
Gastronomia - 26/04/2013

perfil


THAINNAN VINCLER
GARÇOM / AUBERGE SUISSE

NÃO COME: Carnes mal passadas ou cruas.
COME DE JOELHOS: Escondidinho de carne seca.
GOSTA DE COZINHAR: Sim.
SOBREMESA: Parfait de nozes.
BEBIDA QUE APRECIA: Cocktail de frutas.
BOTECO PREDILETO: Bolero.
RESTAURANTE PREDILETO: Auberge Suisse.
PARA ALMOÇAR: Uma salada acompanhando alguma carne.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Veneza.
SERRA OU MAR: Mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Estar satisfeito com o serviço oferecido.
O QUE É SERVIR BEM: Ser bem educado e tratar sempre com carinho o cliente.
UM JANTAR INESQUECÍVEL: Em um cruzeiro à luz de velas.
UMA SAUDADE, UM SONHO: Saudade dos tempos de criança, sonho só viver com a certeza da felicidade sempre!
O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Crianças muito barulhentas e a falta de educação de algumas pessoas.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A paisagem, o clima e a história.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Os políticos, a falta de estrutura e a sujeira.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? O investimento no turismo, porque temos ótimos restaurantes.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Nossa cidade pode ser ainda mais rica pelo potencial que tem!


minutas

- HOMENAGEM AOS GARÇONS – Na semana passada tive o prazer de entrevistar a gerente e garçonete Simone, do restaurante Viva Rô! Hoje estou tendo o mesmo prazer ao entrevistar o jovem Thainnan, garçom do Auberge Suisse. Nosso amigo, que trabalha há poucos anos na pousada, vem crescendo na profissão, devagar mas firmemente, tendo como professor o dinâmico e competente Marquinho. Hoje Thainnan mostra que tem aprendido tudo com muita competência. Ele já circula com desenvoltura por todo o salão e abrilhanta o já belo e aconchegante lugar. É muito bonito ver que, sendo ainda tão jovem, ele já tenha esta forte ligação com a profissão que escolheu e assuma tal responsabilidade com a seriedade devida. Afinal, servir num restaurante de alta classe é uma atividade muito disputada hoje em dia, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Mas tudo isso tem explicação: a forma carinhosa e respeitosa com que funcionários do restaurante são tratados pelos suíços Urs e Yvonne, proprietários do Auberge, é exemplo a ser seguido, assim como a forma como o casal recebe os clientes, com elegância e, ao mesmo tempo, descontração, o que mostra a excelência do lugar em matéria de bom atendimento, conforto, além de uma cozinha de nível internacional - vale ressaltar, uma das melhores em nossa cidade. Devemos sempre saber que não importa a profissão escolhida, todas elas vão exigir sempre dedicação e suor para que se alcance o sucesso que todos buscamos em nossas carreiras. E isso os dois garçons e toda a equipe do Auberge Suisse mostram que são capazes. É muito recompensador e gratificante ver frutificar o que vem sendo cultivado no local em que trabalham. Viva todos os garçons e garçonetes de Nova Friburgo! Viva a Pousada e Restaurante Auberge Suisse! Um viva maior ainda ao jovem e carismático Thainnan Vincler!


dicionário

PARFAIT – 1. Sobremesa de consistência semelhante à da musse, feita com calda de açúcar e ovos batidos, cozidos e acrescidos, depois de frios. De creme chantilly, purê de frutas e nozes. 2. Sobremesa feita de camadas de frutas, xarope, sorvete e creme batido, arrumada em taça alta e estreita.

PARFAIT AMOUR – Licor de origem holandesa, criado no século XVIII. Era o licor da moda das décadas de 1920 e 1930. Em sua composição, entram violeta, cravo, canela e coentro.

PARFAIT GLACÉ – Sorvete francês feito com um creme de gemas, calda de açúcar e creme de leite, perfumado com um rum ou brandy. Também pode acrescentar-se chocolate, café ou baunilha.


receitas

PUDIM DE CREME DE CARAMELO
 (CRÈME CARAMEL)

Ingredientes: 2 xícaras de açúcar granulado, 4 colheres de sopa de água, 1 fava de baunilha ou 2 colheres de chá de essência de baunilha, 1 1/3 de xícara de leite, 1 xícara de creme chantilly, 2 ovos e mais 2 gemas de ovos. 

Modo de preparo:

1) Ponha 1 xícara de açúcar em uma caçarola com água. Deixe ferver em fogo alto, mexendo para dissolver o açúcar. Ferva depois sem mexer, até a calda ficar escura (leva cerca de 4-5 minutos).
2) Coloque a calda na hora em uma forma de suflê de 1 litro. Deixe a calda cobrir o fundo e as laterais e deixe à parte (a calda endurece loco que esfria). Coloque sobre uma assadeira.
3) Pré-aqueça o forno a 170° C. Corte a fava de baunilha na vertical e coloque as sementes pretas em uma caçarola. Adicione o leite e o creme de leite e ferva em fogo médio-alto, mexendo constantemente. Retire a panela do fogo, tampe e deixe à parte por 15-20 minutos.
4) Em uma tigela misture os ovos com as outras gemas e o restante do açúcar por alguns minutos até ficar fino e cremoso. Adicione o leite quente e peneire com cuidado a mistura colocando-a na forma caramelada. Cubra com papel alumínio.
5) Coloque a forma em uma assadeira e ponha água para assar em banho-maria. Asse por 40-45 minutos até o teste do palito confirmar que está no ponto. Retire do fogo e deixe esfriar por no mínimo ½ hora, depois coloque para gelar por toda a noite.
6) Passe uma faca na borda da forma e vire sobre uma travessa para servir. Coloque a calda da forma sobre o pudim.

Notas: Também chamado de crème renversèe, este é uma das mais populares sobremesas francesas e é maravilhosa quando feita com ingredientes bem frescos. Esta versão é ligeiramente mais leve que a receita tradicional. Se preferir faça em forminhas individuais seguindo o mesmo processo.
                                                 
BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade