Minutas
- Eunice Xavier de Brito Lobo é carioca, mas veio para Nova Friburgo quando ainda era criança. Casada com o médico Luiz Carlos Lobo há 48 anos, tem três filhos e quatro netas. Socióloga, tem vários projetos, entre os quais, a Universidade da Melhor Idade e o Casa-Lar República Renascer. Como jornalista, tem uma coluna semanal em A Voz da Serra. Ama a vida, sua família, sua profissão e a cidade que a acolheu e que adotou como sua.
- Foi com muita alegria que fiquei sabendo do maravilhoso prêmio recebido pelo Crescente Gastronomia. A crítica do Jornal O Globo (Revista Rio Show), Luciana Froes, concedeu cinco garfinhos ao renomado restaurante! Parabéns a Nova Friburgo e muitos vivas aos brilhantes profissionais Carla, Victor e Ruan! Isto que é alavancar a gastronomia da cidade, com bom serviço e alta qualidade!
- Vem aí mais um megaespaço na Rua Monte Líbano! Em breve contarei mais detalhes, já que estarei altamente envolvido! Aguardem!
- Nova Friburgo realmente é encantadora. Os circuitos Cônego e Mury são tudo que uma cidade precisa! Pouquíssimas cidades possuem tanta coisa boa e tão diversificada! É nossa cidade trabalhando para a mais alta gastronomia!
- Nossa cidade está cada vez mais doce! Os doces Pietrobon são realmente de comer de joelhos. Quem quiser uma provinha é só dar um pulinho no Domingo Doce, na Praça Getúlio Vargas. São realmente especiais!
Dicionário
TORTILLA – 1. Tradicional panqueca mexicana, é redonda, chata, grande e seca. É feita de masa, uma massa de farinha de milho moída, e sempre assada em chapa (chamada comal). Pode ser utilizada aberta ou enrolada com diversos recheios. É a base para os tacos (tortillas recheadas com carne, linguiça, tomates, queijo, cebola, guacamole, feijões e molho) e os burritos (tortilla enrolada e fechada para conter um recheio temperado). 2. Nome dado à omelete na Espanha, onde é grossa e chata, preparada no azeite e recheada com queijo, legumes, frutos do mar e temperos. Pode ou não ser servida com molho. Geralmente, são servidas abertas e como acompanhamento do prato principal.
Perfil
EUNICE LOBO
SOCIÓLOGA
Não come: Como quase tudo.
Come de Joelhos: Truta com molho de amêndoas e camarão com catupiry.
Gosta de Cozinhar: Adoro! Principalmente experimentar novas receitas, criar pratos.
Sobremesa: Torta alemã.
Bebida que aprecia: Não sou muito adepta de bebidas, mas em ocasiões especiais gosto de um bom vinho.
Boteco predileto: Não frequento.
Restaurante predileto: Truta & Boa Cia., Viva Rô! e Crescente. Nossa cidade tem excelentes restaurantes!
Cidade para Turismo e lazer: Paris.
Serra ou Mar: No inverno, serra; no verão, mar.
Jantar inesquecível: Todos em companhia do meu marido e da família.
O que é ser bem servido: Ser atendido com delicadeza e atenção.
Três coisas agradáveis em Nova Friburgo: O clima, a natureza exuberante e o povo educado, atencioso.
Três coisas desagradáveis: Somente o trânsito. No mais, Nova Friburgo é nota 10!
O que poderia ser feito para alavancar a rica gastronomia de Nova Friburgo? Somente mais divulgação. Os eventos que estão sendo realizados na cidade têm trazido turistas e a cidade está cada vez mais conhecida.
Receitas
TORTILLAS
(RÁPIDAS E FÁCEIS)
Ingredientes: ½ colher de chá de sal, duas xícaras de farinha de trigo, duas colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada e ½ xícara de água.
Modo de preparo: Deixe a gordura vegetal em temperatura ambiente. Dissolva o sal na água morna. Misture a farinha de trigo com a gordura vegetal, utilizando a ponta dos dedos, até obter uma textura de areia grossa. Acrescente a água aos poucos até obter uma massa lisa e elástica que não grude nas mãos. Coloque em uma tigela, cubra com um pano úmido e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Divida a massa em oito bolas (tamanho de bolas de pingue-pongue) e com a ponta dos dedos vá dando a forma de um disco à bolinha, cerca de 12cm de diâmetro. Enfarinhe levemente os dois lados do disco e abra com o rolo até obter 22cm de diâmetro e 2 mm de espessura (como uma pizza pequena e fina). Aqueça uma chapa de ferro ou frigideira pesada e antiaderente e coloque para grelhar uma tortilla por vez, grelhando um minuto de cada lado. Retire da frigideira e empilhe as tortillas dentro de um pano dobrado para que o vapor mantenha a umidade. Utilize conforme necessário.
TORTILLAS DE SALMÃO DEFUMADO
Ingredientes: 12 tortillas de pacote, 400g de salmão defumado, desfiado, ½ cebola finamente picada, duas colheres de sopa de azeite, uma lata de ervilhas e cenouras (seleta de legumes) ou congeladas, ½ xícara de maionese, duas colheres de salsa fresca, picada, ½ pimentão pequeno, cortadinho, ½ xícara de talos de aipo, picados e 12 azeitonas pretas (opcional).
Modo de preparo: Numa frigideira larga, aqueça o azeite e refogue a cebola até que ela fique transparente e macia (cerca de três minutos). Em seguida, refogue ligeiramente as ervilhas e as cenouras por mais um minuto. Apague o fogo e deixe esfriar por cinco minutos. Numa tigela, misture o salmão, a maionese, as ervilhas e a salsa. Acrescente em seguida, as ervilhas, as cenouras e a cebola, e misture tudo até que todos os ingredientes se incorporem perfeitamente. Cubra cada tortilla com um pouco da mistura de salmão e polvilhe-a com aipo e o pimentão. Se quiser, enfeite a iguaria com uma azeitona preta.
Rendimento: Quatro porções.
Notas: Caso não encontre tortillas prontas, substitua por torradas, biscoitos ou até mesmo pão árabe e sirva com a mistura de salmão. Seus convidados adorarão estes criativos inventos especiais feitos por você!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário