minutas
- Vamos deixar as tristezas de lado. Cada um vai se recuperando conforme pode e com o tamanho de sua dor. A cidade precisa e deve se preocupar com o comércio, hotéis, restaurantes e torcer para que, na medida do possível, os turistas venham passar o carnaval aqui e aproveitem da melhor forma possível. Áreas como Mury, Lumiar, São Pedro e Boa Esperança estão esperando um bom movimento e é assim que se recupera uma cidade! Com turismo e lazer! Vamos torcer para que tudo dê certo!
- Como estamos ainda com os dias bem quentes, resolvi dar algumas receitas de saladas. São rápidas e nutritivas e qualquer um pode se atrever a fazer e conquistar quem quiser com um dos maiores prazeres da vida: a comida!
dicionário
SALADAS – Nome de origem provençal, salada quer dizer “comida salgada”. Era uma reunião de vegetais crus misturados, temperados com sal, vinagre e azeite. Mais tarde o termo foi estendido a vegetais cozidos frios, peixe, carne, cereais, ovos e outros ingredientes. A França é o país das saladas, apresentando as mais diversas misturas, dos mais variados ingredientes. Já no século XVI, era composta e passava a imagem de confusão; essa ideia popularizou-se na língua portuguesa, onde salada também se refere a um grupo de coisas misturadas, desconexas. Pode-se constituir num prato por si só ou ser o acompanhamento de um outro. Geralmente é servida acompanhada de molho frio, como a maionese, molho francês ou algum outro cremoso. O molho, além de umedecer e acentuar o sabor da salada, ajuda a combinar os ingrediente entre si. Além dos vegetais, carnes e molhos que podem compor a salada, existem outros ingredientes que funcionam como um complemento, tais como: bacon picado, croûtons, nozes e frutos secos picados, sementes de girassol ou de gergelim torradas, salsa, cebolinha, hortelã (e outros temperos verdes), mel, casca ralada de limão ou de laranja, óleos, azeites e vinagres, temperos e condimentos, creme azedo, iogurte, queijo ralado grosso ou quadradinho, dentre outros. Apenas no século XIX e, outra vez, na França, as saladas começaram a ser arrumadas artisticamente, formando um conjunto equilibrado e bonito. Sem nenhum prestígio no Brasil colonial, sendo considerada até mesmo um alimento vulgar de lavradores, foi somente com a vinda da família real portuguesa, em 1808, que passou a figurar nos cardápios urbanos da corte e da burguesia, que a imitava. Salad, em inglês; ensalada, em espanhol; salade, em francês; e Salat, em alemão - todos os termos derivando do provençal.
receitas
SALADA DE ABACAXI COM QUEIJO
Ingredientes: 200g de abacaxi fresco, duas colheres de sopa de queijo branco sem sal, duas cerejas em compota, caldo de uma laranja e sal, pimenta e azeite a gosto (opcional).
Modo de preparo: Retire a rodela central do abacaxi. Corte as fatias em pedacinhos e misture com o queijo branco amassado. Separe em duas porções e coloque cada uma delas numa taça. Regue com o caldo de laranja e enfeite com uma cereja. Tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite, caso for usar. Sirva em temperatura ambiente ou quase gelada.
Nota: Acompanhar com folhas, caso seja do seu agrado.
ROLÊS DE ALFACE
Ingredientes: Dez fatias de queijo prato, dez fatias de presunto magro, dez folhas grandes de alface lisa e duas cenouras médias cortadas em palitos finos.
Molho: Duas colheres de sopa de azeite de oliva, uma colher de sopa de shoyu, uma colher de sopa de suco de limão, pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: Disponha uma fatia de queijo e uma de presunto sobre uma das folhas de alface. Distribua os palitos de cenoura e enrole, prendendo com palitos.
Molho: Numa tigela pequena, coloque o azeite, o shoyu, o suco de limão, a pimenta, e misture bem. Sirva os rolinhos com o molho.
SALADA ITALIANA
Ingredientes: Folhas verdes (alface, rúcula, agrião), champignons picados, tomate seco picado, queijo provolone picado em cubos, orégano, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: Arrume as folhas verdes em uma bandeja, acrescente os demais ingredientes. Jogue o molho por cima e sirva.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário