perfil
ENZO RIDMANN
ESTUDANTE
NÃO COME: Champignon.
COME DE JOELHOS: batata rösti recheada de camarão e catupiry.
GOSTA DE COZINHAR? Sim.
SOBREMESA: Sorvete de queijo com goiabada.
BEBIDA QUE APRECIA: Água.
BOTECO PREDILETO: Bar da pelada (Country Clube).
RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô! (É claro!).
PARA ALMOÇAR: Tutu com torresmo.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Porto de Galinhas.
SERRA OU MAR? Mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Quando o atendimento é rápido e quando o garçom é simpático.
O QUE É SERVIR BEM? Servir bem é servir com prazer e com educação.
UMA SAUDADE, UM SONHO: Saudade: dos lugares que conheci em Portugal. Sonho: ser jogador de futebol.
JANTAR INESQUECÍVEL: Na Alemanha, quando minha tia cozinhava.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Quando a comida demora e quando estão em falta os pratos que peço.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, os passeios nas montanhas e o Country Clube.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, sujeira nas ruas e o desinteresse dos governantes na área de esportes.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Poderia ter mais cursos infantis e concursos de pratos.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Que no futuro os jovens se preocupem mais com a cidade!”
minutas
- UM GRANDE PEQUENO CHEF – Enzo merece todas as nossas considerações. Sempre envolvido e com sua curiosidade de criança, nosso amigo já dá seus pitacos até mesmo no restaurante de seus pais, o Viva Rô!. Estuda no 7º ano do Colégio Santa Ignês, faz inglês no Guide, é titular do time de futebol (sub13) do Nova Friburgo Country Clube, titular do time do colégio e está disputando o Intercolegial, faz o Kumon de Matemática, gosta de cinema e é claro, adora gastronomia e já chegou a participar de algumas oficinas. Ah, já ia me esquecendo, ele adora ler e escrever poesias! Vai aí uma poesia que Enzo escreveu:
A pessoa nasce, cresce, brinca...
Estuda, tem compromisso, namora...
Trabalha, vai ficando mais velho e...
Infelizmente... Vai embora.
Aí, a gente pensa:
Será que ela vai voltar?
Ela não pode me deixar assim,
Sem se despedir de mim...
Mas acontece que ela não volta...
E assim, essa pessoa deixa muita gente triste, magoada...
De uma coisa tenho certeza:
Nunca vou deixar de amar essa pessoa!
Lindo, não? Enzo ainda gosta de brincar. Um viva bem grande ao nosso pequeno “chef”! Um viva maior ainda para seus pais, Harold e Rô!
dicionário
BATATA RÖSTI – Prato típico da cozinha suíça, tem o formato de uma panqueca e é feito com batatas cozidas, que ficam 12 horas descansando e esfriando, antes de serem cortadas em ralador grosso. Depois disso, são fritas em frigideiras com manteiga e óleo, junto com salsinha, queijo e pedaços de bacon, até ficarem coesas e douradas, com uma crosta nos dois lados. O termo rösti refere-se também a produtos que, uma vez preparados, ficam dourados e crocantes. Originário do Cantão de Berna, de origem camponesa, era usualmente consumido pela manhã. Hoje, é servido normalmente acompanhando salsichão e cebolas ou tiras grelhadas de vitela.
receitas
BATATA RÖSTI
Ingredientes: 800 g de batatas lavadas e cozidas com casca por 15 minutos, sal a gosto, 50 g de manteiga. Deixar as batatas descansando por 12 horas na geladeira.
Modo de preparo: Descasque as batatas cozidas e rale-as em ralo grosso. Salgar as camadas de batatas que forem sendo raladas. Esquente uma frigideira (que dê para emborcar um prato de sobremesa dentro). Adicione 15 g de manteiga e espalhe bem, não se esquecendo das bordas. Coloque as batatas formando tipo uma panqueca, apertando um pouco para que fiquem compactadas. Deixe no fogo médio por 10 minutos. Coloque mais um pouquinho de manteiga nas bordas, aperte mais um pouco as batatas. Cubra com um prato de sobremesa e deixe por mais 10 minutos em fogo baixo, vire a batata rösti no prato e volte com ela para a frigideira deslizando-a, para dourar o outro lado por mais 10 minutos. Sirva quente.
Rendimento: 4 porções.
BATATA RÖSTI RECHEADA
Ingredientes: 1 kg de batatas, 200 g de frango em cubos, 1 colher de sopa rasa de azeite, ½ de cebola ralada, 1 tomate médio sem pele e sem sementes picado, 200 g de requeijão cremoso tipo catupiry, sal e pimenta-do-reino e azeite para untar.
Modo de preparo: Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias, porém firmes. Deixe amornar. Leve-as ao freezer por 10 minutos. Retire do freezer e passe no ralo grosso. Tempere com o sal e a pimenta. Reserve.
Recheio: Refogue o frango com o azeite, a cebola e o tomate. Tempere com o sal e a pimenta e retire do fogo. Desfie o frango e junte o requeijão até formar uma pasta. Separe duas frigideiras pequenas. Unte uma delas e cubra o fundo com a batata ralada. Ponha no centro da frigideira 2 colheres (sopa) bem cheias do recheio e cubra com o restante da batata. Com a colher, aperte e molde a batata, para que fique arredondada, e cubra com a outra frigideira como se fosse um tostex. Cozinhe por cerca de 10 minutos de cada lado. Regue com um fio de azeite ao virar a batata.
Rendimento: 4 porções.
Notas: Essas duas receitas são fáceis e saborosas. A recheada vai muito bem com uma boa saladinha. Já a rösti tradicional acompanha bem um bom salsichão ou outro acompanhamento de sua preferência. Aproveite-as da melhor forma possível!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário