Gastronomia - 25/05/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 25 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Chico Figueiredo

chicop.figueiredo@gmail.com

perfil

MARIA SALETE LAMEGO

PEDAGOGA/PSICOPEDAGOGA

NÃO COME: Não tenho restrições.

COME DE JOELHOS: Trutas, principalmente preparadas por você, Chico, meu amigo.

GOSTA DE COZINHAR? Um pouco.

SOBREMESA: Duo de maçã e pera com sorvete de creme.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho tinto, de preferência chileno.

BOTECO PREDILETO: Bar América.

RESTAURANTE PREDILETO: Gosto do Miditerrâneo.

PARA ALMOÇAR: Assim Assado e Chantilly.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cabo Frio.

SERRA OU MAR? Serra.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser tratado com delicadeza.

O QUE É SERVIR BEM? Presteza ao atender.

JANTAR INESQUECÍVEL: Pode ser almoço? A comemoração dos 80 anos de minha mãe.

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? A demora no atendimento.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Apreciar nossas lindas cerejeiras, curtir lindas noites de inverno, as cachoeiras de Lumiar, enfim, a beleza natural.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Falta de políticas públicas voltadas para capacitação e profissionalização de adolescentes.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Acreditar e investir.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que tenham mais responsabilidade com nossa cidade. Como escreveu José Saramago, “somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir”.

minutas

- Minha querida amiga Maria Salete Lamego nasceu em Nova Friburgo, cursou Pedagogia e Psicopedagogia na Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Trabalhou no Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro (Camp), foi conselheira tutelar, pedagoga na Aldeia da Criança Alegre Kinderdorff e atualmente trabalha no Centro Vocacional Tecnológico, exercendo a função de orientadora educacional. Salete gosta muito de curtir seus bons e sinceros amigos, ama de paixão seus sobrinhos Flávio e Camila e as lindas gatinhas Isadora (afilhada), e Manuela, e ainda ganhou de surpresa uma afilhada “emprestada”, a Sofhia. Alegre e extrovertida, Salete está sempre disposta a ajudar seja quem for com uma palavra amiga ou um afago, além de ser muito querida pelos alunos onde trabalha. Um viva bem grande a todos os pedagogos! Um viva maior ainda para minha querida amiga Salete e sua mãe, que amo de paixão!

- Com o frio chegando, nada melhor do que curtir as boas opções da cidade. Os restaurantes estão prontos para receber os clientes e turistas para aquecer as noites e ainda conhecer um pouco mais da gastronomia friburguense! Um viva bem grande aos empresários que tanto investem em nossa cidade!

dicionário

ÓLEO – Líquido gorduroso extraído de fontes vegetais (como amêndoas, azeitonas, milho, soja, dentre outros) ou animais (carne de baleia, fígado de bacalhau e etc). Em temperatura ambiente, é transparente e muito usado em saladas, molhos e frituras. Alguns são próprios para frituras, como óleo de girassol, o soja, o de milho e o de amendoim. A temperatura ideal da maioria dos óleos para fritura é de 170°C a 190°C. Outros, como o de sementes de uva, o de oliva, o de avelã e o de açafrão, são excelentes para aromatizar saladas. Alguns óleos são típicos da culinária de uma região: o de mostarda é muito usado na culinária indiana; o de gergelim, na culinária árabe e oriental. O considerado melhor e mais caro é o de oliva, que tem um delicioso aroma e sabor.

receitas

SOPA DE PALMITO SIMPLES

INGREDIENTES: 1 vidro de 500 g de palmito sem água, 1 cebola média picadinha, 1 colher de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de leite, 1 litro de caldo de legumes, sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto, 1 colher de sopa de cebolinha picada e torradas para acompanhar.

MODO DE PREPARO: Corte o palmito em pedaços pequenos. Numa panela média, em fogo alto, doure a cebola no azeite. Acrescente o palmito e refogue por cerca de 5 minutos. Polvilhe com a farinha de trigo e mexa até começar a dourar. Junte o leite e o caldo de legumes, deixe ferver, mexendo sempre, por 10 minutos. Acrescente o sal e a pimenta-do-reino branca. Transfira para uma sopeira, polvilhe com a cebolinha e sirva acompanhado com as torradas.

RENDIMENTO: 6 porções.

NOTAS: Está chegando o momento de saborearmos deliciosas sopas. São nutritivas, aquecem e são rápidas para preparar. Essa de palmito é simples e saborosa. E pode-se fazê-la com aspargos! Fica muito boa! Para acompanhar podemos servir diferentes tipos de torradas. Para uma sopa light é só usar o leite desnatado. E se quiser ganhar alguns quilinhos e sabor, queijo fresco ralado dá um toque especial!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade