Gastronomia - 25 de abril

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 24 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Rose Aguiar, ou Rose Borges, como também é conhecida, faz sucesso em todas as artes. A artista é responsável pelo grupo Jovens vivendo arte contemporânea, em parceria com Anna Clara Garcia (literatura) e Cesar Lopes (filosofia). O grupo é do Ienf e vem desenvolvendo um belíssimo trabalho desde 2006. Conhecida por suas obras em aquarela, xilogravura e fotografia, a artista já viajou, pelo Instituto de Educação, a Tóquio, Buenos Aires, Austrália, Montreal e Nova York. Expôs no Sesc, Usina Cultural, Centro de Arte, Ideal Clube (Fortaleza), Bienal Ibirapuera da Independência (São Paulo) e em muitas outras galerias e coletivas em Londres, Lisboa, Estados Unidos e no Guia Internacional de Paris. Rose Aguiar ainda responde pela direção da Oficina Escola de Artes, da Secretaria Municipal de Cultura. É casada com Sidney dos Santos Borges e tem três filhos: Felipe Aguiar (designer), Juliana Aguiar (cardiologista) e Luciana Aguiar (desenhista industrial). Um viva pra toda essa família e muito sucesso para esta brilhante e talentosa artista, que escolheu Nova Friburgo para representar!

– Um sucesso o lançamento do evento Cabras da Serra, em São Pedro da Serra. Uma tarde pra lá de charmosa, que varou a noite, com muita música boa e animação. Não poderia deixar de mencionar os patrocinadores e apoiadores Hightech, Energisa, Caprilat, Sonho do Trigo, Superpão, Gar & CIA, Rota 116, Yamaha e Toyoserra. Todo o sucesso se deve ainda aos incansáveis Carlos Pinho e Júlio Morgado (idealizadores do projeto), Carla Pinho, Telma Morgado, Rita Ouverney, Sandra Toffer, Fernanda Pinho e Maria Lua. O evento contou ainda com o vice-prefeito Dermeval Moreira Neto, com Girlan Guillan (secretário de Comunicação), Sergio Madureira (secretário de Turismo), Paulo e Júlio Cordeiro. E teve total apoio da Secretaria Municipal de Cultura, marcando presença também o secretário da pasta, Roosevelt Concy, e sua equipe. Parabéns ao Circuito Turístico Sabor Mury, ao Espaço Cultural São Pedro da Serra e a Nova Friburgo por este show de projeto!

Dicionário

CAJU – Fruta brasileira do Nordeste, muito popular e peculiar. Bastante difundida, sua polpa era utilizada pelos indígenas como alimento e sua castanha, para preparar um vinho. Era também a partir de sua floração que contava os anos. Os portugueses levaram mudas daqui para a África e Ásia, onde sua cultura se desenvolveu rapidamente, tornando Moçambique e Índia grandes exportadores de castanha. É composto de duas partes: uma carnosa, conhecida popularmente como fruta, mas que, na verdade, é apenas um pedúnculo hipertrofiado; a outra parte, chamada castanha, é que é a verdadeira fruta do cajueiro. Com o pedúnculo, extremamente saboroso, doce e rico em vitaminas, são feito sucos, sorvetes, doces cristalizados, em pasta e em compota. A castanha é usada sempre torrada. Salgada, é utilizada como aperitivo; moído, grossa ou fina, pode ser usada para completar pratos doces e salgados, como biscoitos, sorvetes, tortas, saladas, frangos assados, risotos e legumes gratinados. Nome cientifico: anacardium occidentale.

CAJUÍNA – Conhecida no Ceará também como mocororó, é o suco do caju coado e cozido em banho-maria. Adquire cor âmbar e delicioso sabor. É bebida muito popular no Nordeste.

Perfil

ROSE AGUIAR BORGES

PROFESSORA DE ARTE/ FOTÓGRAFA/ARTISTA PLÁSTICA

NÃO COME: Quiabo.

COME DE JOELHOS: Estrogonofe de carne.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto de cozinhar e estar numa cozinha. Faço muita coisa boa. Minha maionese de atum e meu estrogonofe são muitos bons.

SOBREMESA: O caju seco feito pela minha tia e petit gâteau são as minhas sobremesas prediletas.

BEBIDA QUE APRECIA: Martini doce com cereja e cajuína, que peço para trazerem para mim do Ceará.

BOTECO PREDILETO: Fulana de Tal. Amei tudo lá!

RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Bonito, no Mato Grosso do Sul.

SERRA OU MAR? O mar. Principalmente o mar de Camocim, no Ceará.

JANTAR INESQUECÍVEL: No Porcão Rios, com minha irmã e uma turma de turistas.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Um jantar à francesa. Acho chiquérrimo e maravilhoso.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Lumiar; a visita que fiz à casa da ama de leite de dom Pedro, em Amparo; e as praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A sujeira do Rio Bengalas, os caminhões de cimento passando pela cidade e o som de funk nos carros pela rua. É uma vergonha!

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Acho que temos bastantes restaurantes bons, porém, acho que poderiam ter preços mais acessíveis, para uma frequência maior. E fazer um bom festival gastronômico, para alavancar a gastronomia.

Receitas

ESTROGONOFE DE CAMARÃO (SEM FRESCURA)

Ingredientes:

Uma colher de sopa de manteiga, uma cebola média ralada, um quilo de camarão, médio e limpo, sal e pimenta-do-reino, a gosto, quatro colheres de sopa de conhaque, 100g de cogumelos em conserva, fatiados, três colheres de sopa de polpa de tomate ou (catchup), uma colher de sopa de mostarda e uma caixinha de creme de leite.

Modo de preparo

Limpe os camarões, retire as cascas e lave muito bem em água; aqueça a manteiga e doure a cebola; junte os camarões e mexa bem, tempere com sal e pimenta; aqueça o conhaque em uma concha até este pegar fogo e despeje-o sobre os camarões, flambando-os. Retire apenas o camarão e reserve. Junte o cogumelo, a polpa de tomate ou catchup, a mostarda, e deixe ferver por cerca de cinco minutos. Junte o camarão e, no momento de servir, o creme de leite, mexa bem e aqueça sem ferver. Rendimento: de 4 a 6 porções.

Notas:

Esta receita é rápida, prática e sem frescura. *** Retire o camarão na metade do processo para não perder a textura. *** Arroz branquinho e fresquinho fica muito bom. *** Salteie batatas cozidas em rodelas na manteiga com um toquezinho de cheiro verde para finalizar e acompanhar ou, então, use a sem-graça batata palha!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade