Gastronomia - 24 de outubro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Tetê é uma pessoa pra lá de especial. Seu trabalho é muito conhecido em nossa cidade e seus brasões e sua arte já foram vistos por muitos aqui da nossa terra e até na Suíça e na Itália. Expôs seus trabalhos em diversas galerias e em novembro de 2010 teremos o grande prazer de ver seus magníficos trabalhos no Centro de Arte. Tetê Moraes é mãe de Ana Cláudia (22) e Eduardo (20). Um viva para esta artesã que tanto divulga a arte friburguense!

Uma explosão de cores marcou a festa da colônia espanhola! Seu Vicente Alfaya, sua esposa Marita e o filho Juan Carlos, as noras Kelly e Cris e a assessoria de Maria do Carmo deram um show de simpatia e bom atendimento! Empanadas, jamón espanhol, paella, tortillas, compotas, tortas e, claro, os excelentes vinhos foram pontos altos na festa. Tenho que registrar a fantástica equipe composta por Maribel, Zilda, Marinete, Valdelina, Rafael, Ricardo, Lourdes, Antonieta, Sonia, Roberto, Lúcia e Ângela. Uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo. Um viva bem grande a toda a colônia espanhola!

Dicionário

GNOCCHI – Prato típico da culinária italiana é preparado à base de batatas cozidas e amassadas com um pouco de farinha de trigo, manteiga e ovos. A massa, depois de pronta, é cortada em pequenos cilindros que são, então, cozidas em água e sal. Consta ser esta uma das primeiras massas caseiras italianas. Inicialmente feita com semolina de trigo, a partir do século XVII passa a ser preparada com batata, que, associada à farinha de trigo, torna-se a base da formula utilizada hoje. Sua massa permite uma série de variações que são conseguidas pela adição de diversos ingredientes: pão, polenta, espinafre, ameixa, abóbora, castanha, ricota, cenoura e muitos outros. Existem dois outros pratos tradicionais de gnocchi: o gnocchi alla romana, elaborado com semolina; e o da Toscana, feito com polenta cozida em água e sal e aromatizada com queijo. Tradicionalmente usa-se comer gnocchi no dia 29 de cada mês, com uma nota de dinheiro sob o prato, o que, segundo a crença popular, traz riqueza.

Perfil

TETÊ MORAES - ARTISTA PLÁSTICA

NÃO COME: Nabo e nada com cheiro de ovo! O resto, como de tudo, claro que pouco.

COME DE JOELHOS: Franguinho com quiabo e polenta é tudo de bom!

GOSTA DE COZINHAR? Muito. Faço coisas que todos gostam muito. Minha lasanha, meu gnocchi e até meu franguinho com quiabo são muito apreciados!

SOBREMESA: Apfelstrudel. Tanto faço divinamente, como também gosto muito.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho tinto.

BOTECO PREDILETO: Casarão de Minas.

RESTAURANTE PREDILETO: Bräun & Bräun.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: A minha cidade. Adoro minha cidade!

SERRA OU MAR: Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Todos os jantares são maravilhosos, principalmente quando bem acompanhada!

O QUE É SER BEM SERVIDO: As pessoas sorrindo e bem educadas são as coisas mais importantes para mim. A educação é tudo, em todas as situações!

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a beleza e os meus amigos.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Os ônibus, o terrível trânsito e o resto são problemas em qualquer cidade grande.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A gastronomia friburguense é excelente. Acho apenas que se dessem uma importância maior aos produtores locais, com mais investimentos nas lavouras, todos ganhariam em qualidade e preço.

Receitas

GNOCCHI COM MOLHO FONTINA

Ingredientes:

200g de queijo fontina, finamente picado, 125ml de nata, 80g de manteiga, duas colheres de sopa de Parmesão ralado na altura e 400g de gnocchi fresco de batata.

Modo de preparo:

Misture o queijo fontina, as natas, a manteiga e o parmesão numa panela em banho-maria. Mexa de vez em quando, durante seis a oito minutos, ou até que o queijo se tenha derretido e o molho esteja homogêneo e quente. Faça o gnocchi como de costume: numa panela grande com água fervente e sal, cozinhe durante dois minutos, ou até que o gnocchi flutue. Escorra o gnocchi com uma escumadeira e sirva com o molho por cima. Pode guarnecer com folhas frescas de orégano ou outra erva fresca.

Rendimento: Quatro porções

Notas:

O queijo fontina é um queijo semiduro dos Alpes italianos, tem uma textura cremosa e sabor adocicado. Come-se como queijo de mesa, mas é também ideal para cozinhados, pois se derrete completamente, dando um creme rico e grosso. Usa-se em molhos para massa e legumes e é o ingrediente principal do famoso fonduta, a versão piemontesa da fondue. Em caso da falta do queijo, faça uma fondue de queijo tradicional. Não é a mesma coisa, mas quebra um galho...

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade