Gastronomia - 24 de abril

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 23 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Lú, como é carinhosamente chamada e conhecida na cidade, mantém seu excelente trabalho desde a década de 90. Sua arte no barro é sua marca registrada. Máscaras, lanternas e casinhas são umas de suas criações e são sempre muito requisitadas por todos que gostam deste tipo de trabalho. Recentemente, Lú, expôs no Centro de Arte, onde mostrou todo seu talento. Nossa amiga já expôs no Nova Friburgo Country Clube e em outras galerias da cidade. Uma vez no ano Luciléia Noel, recebe em sua casa vários artistas com um Chá com Arte. Quem já teve o prazer de participar diz que é um momento de pura comunhão artística. Viva a arte, viva a cultura e viva Lucileia Noel!

- Onde tem sempre uma novidade e também se pode apreciar um bom café, excelentes sanduíches, ouvir boa música, apreciar exposições, comprar gostosos produtos e ainda curtir por toda a redondeza o maravilhoso Circuito Sabor Mury? É na Padaria Pão da Terra. Herta Martins tem sempre alguma novidade para agradar todos os clientes. Contato: Av. Manoel Carneiro de Menezes, 3930 lj 1 – Mury – Nova Friburgo – Te:. (22) 2542-2756 / WWW.paodaterra.com.br .

- Confirmadíssimo o show de Benito di Paula e Banda no Teatro Municipal. O nosso homem da montanha fará três grandes espetáculos nos dias 28/ 29/ 30 de maio. Um patrocínio Stam Metalúrgica e produção e realização Gama. Viva Benito di Paula!

Dicionário

BARREADO – Prato de elaboração trabalhosa, típico dos caboclos do litoral do Paraná. Teve sua origem na época do entrudo, o carnaval de antigamente. No decorrer dos três dias de festa, o caboclo largava seu trabalho para dançar o fandango e saborear o barreado. Sua base é a carne, que deve ficar cozinhando no próprio vapor por 12 horas, em panela de barro hermeticamente fechada. Em alguns lugares, ela é vedada (‘barreada’) por uma massa feita com farinha de mandioca, água e cinzas. Segundo a tradição, a panela deveria ser enterrada no chão e o fogo, aceso sobre ela. Hoje em dia, pelas dificuldades existentes, é aceita a utilização do fogão comum, com a chama baixa. Tradicionalmente é acompanhada só de cachaça, e diz-se que não se deve beber água até duas horas depois de se ter terminado de comer.

Perfil

LUCILEIA NOEL

ARTISTA PLÁSTICA

NÃO COME: como quase tudo. Não como melão, melancia e batata doce.

COME DE JOELHOS: papa de milho, peixinhos, moqueca com leite de coco.

GOSTA DE COZINHAR: não. Cozinho bem, mais não gosto. As pessoas falam que recebo bem com meu café, em minha casa.

SOBREMESA: manjar. De preferência dos deuses!

BEBIDA QUE APRECIA: suco de laranja.

BOTECO PREDILETO: Cantina Camping.

RESTAURANTE PREDILETO: Sushi ban.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Troncoso.

SERRA OU MAR: mar.

UM JANTAR INESQUECIVEL: um jantar na sua casa no Rio, depois de uma boa peça de teatro, que você foi pra cozinha e fez um belíssimo jantar. Eu, Carlito, você e Jaburu.

O QUE É SER BEM SERVIDO: ser servido com alegria. Não importa o que vai ser servido, mais se tem alegria tá tudo certo!

O QUE É SERVIR BEM: o meu café! Sirvo com alegria e amigos.

TRÊS COISAS AGRADAVEIS EM NOVA FRIBURGO: encontrar as pessoas de sempre, o clima e a simplicidade da cidade.

TRÊS COISAS DESAGRADAVEIS EM NOVA FRIBURGO: os pombos nas praças, não gosto de uma única empresa de ônibus em nossa cidade e mais nada... Gosto muito daqui!

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Não gosto muito de self-service... Tenho medo que Friburgo vire uma comida a quilo!

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Do barro friburguense que eu tiro a minha arte... Sou apaixonada pela minha arte e minha cidade! Amo Nova Friburgo!

Receitas

Ingredientes:

200 g de bacon fatiados, 350 g de extrato de tomate, 6 bifes de coxão duro, 1 cebola grande em rodelas, 1 pimentão verde pequeno em rodelas e sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

1. Em uma panela de pressão, frite as fatias de bacon em fogo baixo, na própria gordura.

2. Acrescente o extrato de tomate, mexa bem e junte a cebola, os bifes temperados com o sal e a pimenta-do-reino e as rodelas de pimentão.

3. Cubra com 350 ml de água e tampe a panela.

4. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos ou até que a carne esteja macia e o molho encorpado.

Rendimento:

6 porções.

Nota:

Este bife de panela simplificado fica muito gostoso acompanhado de arroz branco ou um bom purê. E é claro que você pode usar a sua imaginação e dar mais incrementada na sua receita. Ervilhas, Champion ou pedaços de cenouras são alguns ingredientes que ajudaram no seu sucesso.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade