Gastronomia - 23/11/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 23/11/2012
Gastronomia - 23/11/2012

perfil


DENISE CAPUTO
CARIELLO MASSENA
ADMINISTRADORA DE EMPRESAS

NÃO COME: Jiló.
COME DE JOELHOS: O macarrão “cheio” da mamãe.
GOSTA DE COZINHAR? Às vezes.
SOBREMESA: Petit Gateau.
BEBIDA QUE APRECIA: Uma boa cachaça.
BOTECO PREDILETO: Bar’t Papo.
RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô.
PARA ALMOÇAR: Gourmet Brasil.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Búzios.
SERRA OU MAR? Mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Educação e simpatia.
O QUE É SERVIR BEM? Gentileza e presteza.
UMA SAUDADE, UM SONHO: Saudade dos meus avós. E viajar muito. Adoro!
JANTAR INESQUECÍVEL: O de comemoração dos meus 50 anos.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Falta de educação. 
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a paisagem e os meus amigos.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, os motoristas mal-educados e o descaso com a cidade após o acontecido em 2011.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Forte investimento em turismo.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Nova Friburgo é, sem dúvida, um lugar pra todos nós sermos felizes!”

minutas

- UMA MULHER “PRATIKA” - Formada em administração de empresas, minha querida amiga sempre teve muito gosto por artesanato! Quando ainda pequena adorava fazer embrulhos, tanto os mais comuns como os mais enfeitados. Foi assim que em 1996 surgiu a “Prátika - Cia das Embalagens”. A ideia inicial era só comercializar todo tipo de embalagem, mas a criatividade falou mais alto e veio a ideia de preparar as embalagens de presente (embalar o seu presente). Uma coisa foi puxando outra. Caixas, fitas, laços, enfeites, arranjos, guirlandas e, surgiu então a Prátika - Boutique do Artesanato - onde hoje, além de embalagens para presentes, oferece vários cursos de artesanato e workshops. Laços, enfeites, pinturas em madeira, tela e tecido, além de biscuit e muito mais. Cursos livres ou mensais, alguns ministrados por Denise, outros com professores parceiros. Minha linda amiga é filha da maravilhosa Alba Caputo, mestra na alta costura, amada e reverenciada por toda sociedade friburguense. Um viva bem grande para minha querida professora de música Alba Caputo! Um viva imenso para minha querida amiga Denise Massena e sua família!

- SEMPRE UM GRANDE AGRADECIMETO – A Floricultura Nelson Flores está sempre presente nas mais importantes comemorações e principais atividades socioculturais da cidade. Meu muito obrigado pelo carinho que você e sua equipe proporcionam à cidade de Nova Friburgo. Parabéns!

- VIVA RÔ – É outra equipe que está sempre presente e participando do desenvolvimento turístico-cultural de nossa cidade. Obrigado! Vocês são demais!
- VIVA O MELHOR PAÍS DO MUNDO: “MINAS GERAIS” – No momento, estou tendo o privilégio de passar uns dias nessas terras mineiras! Revendo Belo Horizonte. Conhecendo Brumadinho e o “Instituto Inhotim”, a maior coleção de arte contemporânea do país. Revisitando Sabará. Passeando em minha linda Ouro Preto e, de trem, a querida Mariana. Tropeçando, trôpego, nas calçadas de Tiradentes e São João Del Rei. Jamais me cansarei de Minas Gerais! 

- PARABÉNS! Desejamos e comemoramos o feliz aniversário da minha grande amiga Imaculada Valentim e seu esposo Eduardo Valentim! Um belíssimo jantar em Belo Horizonte marcou a noite com carinho e principalmente muito humor! Um viva enorme ao casal que como sempre marcou presença na disputada política friburguense!

dicionário

CANJIQUINHA – 1. Prato da culinária mineira consiste num creme de milho acompanhado de costelinhas de porco fritas. 2. Canjiquinha ou quirera é também o nome que recebe o milho quebrado, branco ou amarelo, sem película. 

receitas

CANJIQUINHA MINEIRA

Ingredientes: 1 kg de canjiquinha, 1 kg de costelinha de porco, 500 g de linguiça calabresa defumada, 500 g de carne seca (dessalgada), 1 cebola picada, 4 dentes de alho picados, cheiro-verde, água (quanto baste), sal e pimenta-do-reino branca (quanto baste).

Modo de preparo:
1. Deixe a canjiquinha de molho em água por aproximadamente 2 horas, escorra e reserve.
2. Cozinhe a carne seca em panela de pressão. Tomando o cuidado para não cozinhá-la em excesso.
3. Corte a costelinha em pedaços pequenos e, numa panela lubrificada com óleo, frite-os. Quando estiverem quase no ponto acrescente a linguiça calabresa e continue mexendo até que tudo fique totalmente dourado. Transfira a costelinha e calabresa para outra panela, limpa, acrescente o charque, a cebola, o alho, o sal, a salsinha e leve ao fogo.
4. Acrescente a canjiquinha e misture bem para que não grude no fundo da panela, regando aos poucos com a gordura da fritura da costelinha. Adicione água até que cubra todos os ingredientes, tempere com sal e pimenta-do-reino, moída na hora, vá adicionando água até que a canjiquinha fique totalmente cozida.
5. Sirva quente, para a canjinha não endurecer.

Notas: Se preferir, o leitor pode acrescentar um pouco de extrato de tomate, ou até mesmo alguns tomates sem pele. A canjiquinha fica com uma cor mais atraente. Um acompanhamento que cai bastante bem com esse prato é um bom caldinho de feijão ou a tradicional costelinha de porco e até mesmo um pãozinho bem fresquinho. Ou se preferirem, acompanhe também, com uma couvinha mineira com bastante alho. Fica divino!

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade