perfil
EUTERPE, DEUSA DA MÚSICA
Com muito carinho e admiração tive a oportunidade de estar presente e prestar pequena ajuda nas comemorações dos 150 anos da minha querida Euterpe Friburguense. Certamente, participar desse marcante aniversário, que para mim será inesquecível, já que não estarei aqui para comemorar seus 200 anos, participar e ganhar a comenda de Embaixador da Euterpe me trouxe muita alegria. Tive a honra de ser convidado para ser o encarregado da organização do almoço comemorativo e também de seu cerimonial. Ao receber os convidados de diversas áreas, e todos, praticamente todos, euterpistas como eu, senti o tipo de emoção que me deu a certeza de que valeu a pena passar o dia envolvido com a organização da brilhante data. Nasci na Rua General Osório e convivi com a Euterpe por muitos anos. E sem a menor sombra de dúvida a retreta da banda desfilando pela cidade principalmente aos domingos está na memória de muitos friburguenses. Fiquei feliz em saber dos brilhantes projetos da banda, projetos esses que têm tudo para ajudar nossa cidade a ficar mais bela e que em breve serão conhecidos por todos. Mais uma vez agradeço imensamente o carinho da banda em me honrar com o convite e espero estar à altura para levar essa função de embaixador por voos maiores da minha apaixonante Sociedade Musical Euterpe Friburguense. Viva a música! Viva o Assis e o talentoso maestro Nelsinho! Um viva maior ainda à Euterpe Friburguense!
minutas
- NELSON FLORES! É impressionante como determinados empresários fazem questão de estar presentes em ações da arte e da cultura em nosso município. A dedicação da floricultura em tratar, cultivar e transformar em joia rara os buquês, arranjos e decorações dos eventos e datas comemorativas são de emocionar. E é claro que a brilhante floricultura não poderia ficar de fora dos 150 anos da nossa querida Euterpe! Gostaria de agradecer com muito carinho o Nilson e toda a sua dedicada equipe pelo belíssimo presente ofertado nessa inesquecível comemoração! Um viva imenso para esses empresários que tanto acreditam na modificação do ser humano e de uma cidade através da arte e cultura! Obrigado amigos da “Nelson Flores” pelo imenso carinho!
- COMMEMORI BUFFET & FESTAS – Também merecem aplausos: o David e sua maravilhosa e competente equipe no almoço do domingo, dia 10, em comemoração aos 150 anos da nossa querida Euterpe. Tudo muito bem organizado e com um ótimo serviço. Um brinde com espumante e um lindo bolo fecharam a belíssima tarde! Um viva bem grande aos excelentes serviços do Commemori!
dicionário
EUTERPE - MÚSICA
Significado do nome: “Delícia”
Euterpe, na cultura grega, é uma das nove Musas de Apolo. Seu nome significa “plena alegria” ou “delícia”. Nascida de Zeus e de Mnemosyne, a deusa da memória, juntamente com as outras oito irmãs, Euterpe é a musa da música e da poesia lírica. Ela é também a musa da alegria e do prazer e do tocar de flauta. A ela atribui-se a invenção da flauta dupla, que é o seu símbolo.
Originalmente as musas eram as divindades da primavera, depois foram chamadas de deusas das várias inspirações humanas. As nove musas cantavam e dançavam, lideradas por Apolo, nas celebrações de deuses e heróis. As musas induziam a memória dos humanos e inspiravam escritores e artistas.
receitas
FRIGIDEIRA DE CAÇÃO
Ingredientes: 4 postas de cação (ou de outro peixe de carne firme), sal, suco de 1 limão, ½ xícara de chá de azeite de oliva, 1 cebola picada, 6 tomates, sem pele, picados, 1 xícara de chá de azeitonas sem caroço, 1 colher de sopa de alcaparras e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
1. Lave bem e seque as postas de peixe. Esfregue-as com sal e regue com suco de limão. Deixe descansar por 30 minutos.
2. Leve ao fogo uma frigideira de fundo largo e aqueça metade do azeite. Junte a cebola e o tomate, tampe e cozinhe por 10 minutos.
3. Arrume as postas de cação na frigideira e espalhe por cima as azeitonas e as alcaparras.
4. Polvilhe com sal e pimenta do reino a gosto e regue com o azeite restante.
5. Tampe a frigideira novamente e deixe cozinhar até que o peixe fique macio.
6. Sirva em seguida, com arroz branco.
Rendimento: 4 porções.
CAMARÃO NA MORANGA
Ingredientes: 1 abóbora-moranga grande, sal e pimenta-do-reino, 1 xícara de chá de cheiro-verde picado, 1 colher de sopa de maizena, ½ copo de leite, ½ xícara de chá de azeite de oliva, 4 dentes de alho picados, 1 cebola picada fino, 2 tomates picados, sem pele nem sementes, 1 kg de camarão médio, limpo, 1 caixa de queijo catupiri e folhas de alface para decorar.
Modo de preparo:
1. Corte uma tampa da moranga (reserve-a), elimine as sementes e encha com água. Coloque a moranga em uma panela bem grande, encha a panela com água e leve ao fogo para cozinhar por 20 minutos. Retire antes se a casca começar a amolecer. Escorra.
2. Retire parte da polpa da moranga com uma colher, tomando cuidado para não romper a casca.
3. Coloque a polpa retirada numa panela, tempere com sal e pimenta-do-reino e cheiro verde e leve ao fogo.
4. Adicione a maizena dissolvida no leite, misture bem e deixe engrossar um pouco. Retire do fogo.
5. Em outra panela, aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Acrescente o tomate e o camarão e deixe refogar por alguns minutos.
6. Adicione o creme preparado com a polpa da moranga, misture bem e cozinhe por mais 5 minutos.
7. Preaqueça o forno. Espalhe o catupiri por dentro da moranga, preenchendo bem as laterais e o fundo.
8. Acrescente o recheio e cubra com a tampa reservada.
9. Leve ao forno quente para assar por 20 minutos.
10. Para servir, coloque a moranga sobre uma travessa forrada com as folhas de alface. Acompanhe com arroz branco.
Rendimento: 6 porções.
Notas: Cuidado com peixes, eles cozinham muito rápido e frutos do mar e crustáceos tendem a “emborrachar” com excesso de cozimento! São duas receitas bem saborosas e com preços bem variados. O cação é um peixe barato e o camarão tende a ser um pouco caro! Mas reúna os amigos, façam uma “intera” e divirtam-se!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário