Gastronomia - 23 de maio

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 22 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Sempre tive muito carinho por Rodolpho Abbud. E não poderia deixar de fazer este perfil com ele nos 50 anos dos Jogos Florais. E é claro que esta homenagem se estende a todos que participam do evento. Além de belíssimo trovador, Abbud é casado há 50 anos com a também trovadora Cirleia. Os dois filhos do casal - Rivana (Bar América) e Rocyr (músico) - são igualmente muito conhecidos e queridos na cidade. Abbud trabalhou na Fabrica de Filó, onde entrou como office-boy e se aposentou como gerente de vendas. São 82 anos de muita emoção e carinho! Um viva bem grande para os trovadores! Um viva bem grande para Rodolpho Abbud e toda a sua família!

Tenho o imenso prazer de mostrar a vocês a trova carinhosa que o nosso querido Abbud fez para mim:

Ao Gama empresto seu nome,

E ouso dizê-lo sem medo

Pois já tem grande renome

O chef Chico Figueiredo.

Dicionário

MEZZÉS – Antepastos da cozinha árabe. O nome é uma derivação do verbo mazza, que significa saborear. São os quibes, as pastas (hummus e baba ghanoush), o tabule, conservas, azeitonas, frutos secos e queijos, entre outros aperitivos, servidos acompanhados de pão sírio e áraque.

KIBE – Mistura de carne moída, trigo e temperos, servida crua, frita ou assada.

HUMMUS E BABA GHANOUSH – Pastas de grão-de-bico e de berinjela.

TABULE – Salada árabe à base de trigo sarraceno, salsa picada, cebola picada, tomates e pepinos.

ÁRAQUE – Destilado aromatizado com anis, produzido no Oriente Médio.

Economize tempo!

BATATAS ASSADA – Quando assar batatas no forno convencional, há duas maneiras simples de acelerar o tempo de cozimento e ganhar até 15 minutos.

· Primeiro método: divida as batatas lavadas e escovadas ao meio, no sentido longitudinal. Ponha as metades com a parte cortada para baixo em um tabuleiro untado e asse-as.

· Segundo método: enfie um espeto de metal no centro da batata, atravessando-a de ponta a ponta, depois asse-as. O metal conduz calor, permitindo que as batatas assem por dentro e por fora.

Seja qualquer um destes dois métodos, asse as batatas a uma temperatura de 215°C (forno alto), por 35 minutos, ou até ficarem macias.

Perfil

RODOLPHO ABBUD PRESIDENTE DA UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES (SEÇÃO NF)

NÃO COME: Só não como rã. Nunca tive coragem.

COME DE JOELHOS: Mezzés de berinjela da Gilsa (Bar América), quibe de bandeja da Cirleia (esposa) e pastel de carne da Clenir, com a massa caseira da Leia e do Damião.

GOSTA DE COZINHAR: Gosto de comer, cozinhar não sei...

SOBREMESA: Gosto muito de frutas, principalmente melancia, mamão e manga.

BEBIDA QUE APRECIA: Bebo de tudo. Uísque, cachaça, conhaque, cerveja, vinho, o que tiver...

BOTECO PREDILETO: Bar América. Aliás, a Rua Monte Líbano pode ser dividida em antes e depois da Rivana.

RESTAURANTE PREDILETO: Qualquer restaurante japonês. Sou louco por sushi e sashimi!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo.

SERRA OU MAR: Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: O último jantar sempre é inesquecível!

O QUE É SER BEM SERVIDO: A educação da casa, a gentileza.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o povo e as mulheres de Nova Friburgo, que são sensacionais!

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, que ainda não está nos eixos, a falta de cuidado de alguns motociclistas e a falta do futebol maravilhoso de antigamente.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? É preciso promover sempre festivais. Cada festival divulga a cidade. Nova Friburgo tem comidas para todos os sabores.

Receitas

TABULE QUENTE

Numa panela grande, ferva três xícaras de água. Junte 1 ½ xícara de trigo para quibe. Retire a panela do fogo, tampe-a e deixe descansar por cerca de 13 minutos, até o trigo ficar macio. Enquanto isso, corte um tomate grande em cubos. Pique três cebolinhas e ¼ de xícara de pistaches, sem casca. Numa tigela grande misture o tomate, a cebola, o pistache, ½ xícara de tâmaras sem caroço, uma colher de sopa de salsa e uma colher de sopa de hortelã picada. Adicione ½ xícara de molho de limão pronto para salada e o trigo para quibe.

Rendimento: 6 porções

Nota: Este tabule é bem saboroso e rápido. É claro que o leitor pode incrementar mais ainda se quiser. O molho de limão pronto pode ser substituído por um feito por você. Use a sua imaginação e, é claro, o bem senso!

Bom apetite!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade