Gastronomia - 23 a 25 de outubro.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

minutas

- O nosso querido Gregório é escritor e contador de histórias, técnico em assuntos culturais da Fundação Biblioteca Nacional. É formado em artes cênicas (diretor e ator), foi o primeiro coordenador do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e atuou ainda como radialista. Nosso mestre nasceu no Acre, onde exerceu o cargo de titular da Cultura do estado por três vezes. Atualmente ministra oficinas de práticas leitoras e de contadores de histórias. E suas atividades não param por aí! É pesquisador convidado da Cátedra de Leitura – Unesco – PUC – Rio. Francisco tem livros publicados de literatura infanto-juvenil e contos para leitores em geral por importantes editoras do país. Foi agraciado com o Troféu Galdino do Valle Filho, oferecido pelo Gama a todos aqueles que se destacam com trabalhos voltados a crianças. Numa noite memorável, Francisco Gregório Filho ofereceu um magnífico trabalho confeccionado por ele, ao fundador do Gama, Jaburu. Gregório é casado há 20 anos com Ana Lúcia Yunes e é um apaixonado por Nova Friburgo. Um viva bem grande a todos aqueles que lutam e vivem pela cultura de nosso país!

dicionário

DICAS – FRUTAS E HORTALIÇAS

· Se algo parece desgastado ou murcho, deixe-o na prateleira. Na dúvida, peça ajuda ao verdureiro.

· Se ainda houver folhas presas, elas devem ter aparência fresca.

· Frutas, verduras e legumes precisam ser firmes, não devem estar enrugados, machucados ou moles demais.

· Produtos agrícolas frescos, colhidos na região, têm sabor melhor.

· É possível verificar o amadurecimento das frutas de formas diferentes. Algumas, como melões e pêssegos, terão um cheiro doce e aromático quando maduras, assim, sinta o cheiro. Outras, como mangas, abacates e ameixas, cedem ligeiramente se você pressioná-las de leve na palma da mão.

perfil

FRANCISCO GREGÓRIO FILHO – CONTADOR DE HISTÓRIAS E ESCRITOR

NÃO COME: Não gosto muito de purê de batatas.

COME DE JOELHOS: Jabuticaba.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Faço um peixe com caju que todos adoram.

SOBREMESA: Pudim de leite com ameixa em calda.

BEBIDA QUE APRECIA: Aprecio café.

BOTECO PREDILETO: Os cafés de Nova Friburgo, vou a todos. Grão Café, Arabesco, Café com Arte, Assim Assado, o café do Além do Jardim... Este é o meu roteiro dos cafés.

RESTAURANTE PREDILETO: Além do Jardim... Sabores e Saberes.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo e, especialmente, Lumiar e São Pedro.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Numa escola em que fui contar história e jantei no refeitório de uma escola pública, com os professores, e tudo preparado pelas merendeiras.

O QUE É SER BEM SERVIDO? É delicadeza, o acolhimento.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As escolas públicas, em sua maioria, as livrarias, principalmente a Arabesco, e adoro o Centro de Arte e a Biblioteca Pública.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A forma como se coloca o lixo nas ruas e esquinas; televisões com sons altos nos bares e restaurantes; também gostaria de ver mais livrarias nos distritos.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Insistir em publicações valorizando os empreendedores da área. Não só os empresários e proprietários, como também seus chefs, garçons, cozinheiros.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “A tempestade da noite passada coroou com uma paz dourada esta manhã”.

receitas

TORTA DE LEGUMES

Ingredientes

Massa - Duas xícaras de leite, uma xícara de azeite extra virgem, quatro ovos, três xícaras de farinha de trigo, uma colher de sopa de fermento em pó, quatro colheres de sopa de queijo parmesão ralado e sal.

Recheio: ½ xícara de milho, ½ xícara de vagem cozida e picada, 1 ½ xícara de cenoura cozida e cortada em cubinhos, quatro colheres de sopa de azeite extra virgem, uma cebola média picada, três dentes de alho picados, dois tomates grandes picados, 1/3 de xícara de azeitonas verdes picadas, uma colher de orégano e uma colher de chá de sal.

Modo de preparo: Aqueça o forno a 180ºC. No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa, até obter uma mistura homogênea. Reserve. Numa tigela grande, misture todos os ingredientes. Reserve. Ponha metade da massa num refratário de 19x31cm, untado com óleo, cubra com o recheio e, por cima, espalhe a massa restante. Leve ao forno por quarenta minutos ou até dourar. Corte em quadrados de 6cm.

Nota: Rápido e saboroso, o recheio pode variar de acordo com seu gosto. Pode-se ainda refogar os ingredientes do recheio em um pouco de azeite. Fica mais saboroso! Sirva com saladas de folhas, se desejar!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade