Gastronomia - 22/09/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 22/09/2012
Gastronomia - 22/09/2012

perfil


DEJANIR VENTURINO
FLORISTA

NÃO COME: Como de tudo. 
COME DE JOELHOS: Uma boa bacalhoada. 
GOSTA DE COZINHAR? Gosto de fazer uma boa massa. 
SOBREMESA: Torta de limão.
BEBIDA QUE APRECIA: Refrigerante.
BOTECO PREDILETO: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO: 1930, no Cônego, e o Chimarron.
PARA ALMOÇAR (CASO ALMOCE FORA CITAR UM LUGAR): Quinta Rica.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro, principalmente o Jardim Botânico.
SERRA OU MAR? Mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Com cortesia e simpatia.
O QUE É SERVIR BEM? Com um sorriso no rosto.
UMA SAUDADE, UM SONHO: Da minha infância e sucesso profissional.
JANTAR INESQUECÍVEL: Quando fiz oito anos de casado, acompanhado da minha esposa e do meu filho.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? A falta de profissionalismo.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a hospitalidade e a solidariedade.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, a falta de conservação da Praça Getúlio Vargas e local para lazer.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Já está no caminho certo mas falta incentivo ao turismo em nossa cidade. 
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Entre todas eis a mais bela, querida Nova Friburgo!”

minutas

- VIVA A PRIMAVERA! Não poderia deixar passar essa linda estação sem cumprimentar meus queridos amigos da “Nelson Flores”! Há anos no mercado friburguense, a floricultura é um marco em nossa cidade. E o mérito não é apenas na qualidade dos seus serviços, mas também o trabalho social que a querida floricultura desenvolve em toda a comunidade. Sempre dispostos a ajudar, Nelson Flores costuma oferecer um ramalhete ou até mesmo arranjos para abrilhantar ainda mais nossas festas beneficentes. Nos meus três anos e oito meses à frente do Centro de Arte, a bela galeria não ficou um mês sem receber uma cortesia da charmosa floricultura. Dejanir Venturino não poderia ficar de fora desse agradecimento. Artista floral, ele trabalha na Nelson Flores há 13 anos. Desenvolveu sua arte participando de vários cursos de renomados artistas do setor. É impressionante a dedicação e o carinho desse jovem artista com as flores e a qualidade dos seus arranjos. Nosso amigo é casado com Marília e pai do pequeno André, de cinco anos. Um viva bem grande à Floricultura Nelson Flores! Um viva ao talentoso Dejanir e sua família! E um viva enorme para nossa linda primavera!

dicionário

CAPUCHINHA – Da família das tropeoláceas, é planta originária do Peru, levada para a Europa pelo conquistador Pizarro. Suas flores vermelhas ou amarelas são muito utilizadas em culinária, como enfeite ou condimento, graças ao seu sabor picante. Seus frutos verdes são usados como uma alternativa à alcaparra. Suas folhas, de sabor semelhante ao agrião, são muito empregadas em saladas. É rica em vitamina C e sais minerais. (Nome científico: Tropaeolum majus)

LAVANDA – Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geleias, tortas, vinho, vinagrete... A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.

VIOLETAS – As violetas são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas ideias incluem doce de violeta, chá, bolo, xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geleias, manteiga ou para dar sabor ou servir de ornamento. Procure pela variedade “viola odorata”.

PÉTALAS DE ROSAS – Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geleias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétulas de rosas.

CAMBUQUIRA – Termo usado, no Brasil, para designar o broto comestível de abóbora. Tem hastes e folhinhas tenras, que surgem antes da flor desabrochar. É usada cozida, como acompanhamento de carnes, ou em sopa de milho verde. É prato típico das cozinhas mineira e paulista.


receitas

SUFLÊ DE BACALHAU

Ingredientes: ½ kilo de bacalhau cozido e desfiado, 3 colheres de azeite, 6 fatias de pão de forma sem casca (triturado no liquidificador), 200 gramas de queijo parmesão ralado, 1 xícara de molho de tomate, 1 xícara de leite de coco, 1 xícara de creme de leite, 2 dentes de alho picados, sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Modo de preparo: 
1. Em uma panela refogue no azeite o alho, o bacalhau com o molho de tomate, sal e a pimenta.
2. Acrescente o leite de coco e o creme de leite.
3. Coloque o pão de forma triturado e mexa bem.
4. Deixe apurar.
5. Coloque o bacalhau em um refratário e cubra com o queijo ralado.
6. Leve ao forno para gratinar.

Rendimento: 6 porções.

Notas: Essa preparação pode ser servida como entrada. Coloque o suflê em pequenos refratários e leve no forno para gratinar. Sirva com uma saladinha de folhas e decore com flores. Fica um espetáculo!

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade