Minutas
- Formado em Paisagismo e com mestrado em Urbanismo pela UFRJ e especialização em História na Faculdade de São Bento, Luiz Fernando Folly vem mostrando toda a sua experiência em nossa cidade. Tanto que foi convidado a voltar a Nova Friburgo e desenvolver um trabalho junto à Secretaria de Cultura, como assessor técnico em Patrimônio Histórico Cultural, e está totalmente envolvido com as questões dos tombamentos da cidade. Coisa que há muito já era para estar sendo feita! Afinal, nossa cidade perdeu sua identidade e não há o que não possa ser resolvido se todos cooperarem. Luiz Fernando é casado com a arquiteta Luanda. Os dois vieram de Natal, onde moraram por quatro anos, e possuem um escritório de arquitetura e paisagismo. Que sejam bem-vindos e tragam belas surpresas para a nossa cidade!
- Muitas novidades estão para chegar à cidade envolvendo a gastronomia. Novas casas serão abertas em Mury. Aguardem mais informações! E, por falar em Mury e novidades, o Braün & Braün tem uma, e muito boa: pinhão com molho de manteiga e ervas, com um aparelhinho bastante interessante que Jorge trouxe exclusivamente para o seu restaurante. Sem falar no já maravilhoso cardápio de comidas e cervejas para todos os gostos! Vamos aproveitar o inverno e curtir mais os nossos especiais restaurantes!
Dicionário
PINHÃO – É a semente comestível da pinha do pinheiro-do-Paraná. Fruto típico do inverno, pode ser comido apenas cozido em água e sal ou na forma de um doce em pasta. Ele já era considerado uma iguaria saborosa pelos indígenas. (Nome científico: Araucária angustifólia).
PINHA – Fruta da família das anonáceas, assim é chamada na região Norte do Brasil. No Sul é conhecida como ata. Veio para o Brasil das Antilhas e da América Central. Tem os mesmos bagos carnosos da fruta-do-conde, mas é menos delicada. (Nome científico: anona squamosa; em espanhol, ata; em francês, pomme canelle).
Perfil
LUIZ FERNANDO FOLLY - PAISAGISTA
NÃO COME: Alguns frutos do mar. Não gosto de polvo, mexilhões e lula.
COME DE JOELHOS: Comida árabe, principalmente a libanesa.
GOSTA DE COZINHAR: Gosto das pessoas que gostam de cozinhar. Cozinhar é uma arte e eu não me atrevo.
SOBREMESA: Adoro todos os tipos de doces. Mais gosto muito de torta de limão.
BEBIDA QUE APRECIA: Cointreau com gelo.
BOTECO PREDILETO: Amarelinho, no Centro do Rio, e o 1930, no Cônego.
RESTAURANTE PREDILETO: Trilha do Araçari. Uma feijoada vegetariana muito boa!
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Ouro Preto.
SERRA OU MAR: Serra. Tanto que voltei!
JANTAR INESQUECÍVEL: Um almoço no Park Hotel, quando recebi um professor da UFRJ e o hotel ainda funcionava.
O QUE É SER BEM SERVIDO: É ser servido com simplicidade.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O frio, o céu de Nova Friburgo e o povo. Eu adoro o friburguense!
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A poluição visual do centro da cidade, a pobreza da população e o trânsito.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Indústrias de tecnologia em parceria com a Suíça e a Alemanha. Alavancaria a cidade no geral.
Receitas
TORTA DE LIMÃO (TARTE AU CITRON)
Ingredientes:
340g de torta amanteigada doce, casca ralada de dois ou três limões, 2/3 de xícara de suco de limão fresco, ½ de xícara de açúcar refinado, quatro colheres de sopa de creme fraîche ou creme de leite, quatro ovos e mais três gemas e açúcar de confeiteiro para polvilhar.
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 190°C. Enrole a massa, deixando-a fina e coloque-a em uma forma de 23cm. Fure o fundo da massa. Forre a carcaça da massa com papel alumínio e encha com feijões. Asse por cerca de 15 minutos, até as bordas assentarem e secarem. Retire o papel alumínio e os feijões e continue a assar por mais 5-7 minutos até dourar. Coloque a casca e o suco do limão e o açúcar em uma tigela. Bata até misturar bem e depois adicione aos poucos e creme fraîche, o creme de leite fresco e bata até misturar bem. Acrescente os ovos, um de cada vez, depois bata as gemas e coloque o recheio na massa. Asse por 15-20 minutos até o recheio assentar. Se a massa começar a tostar muito, cubra as bordas com papel alumínio. Deixe esfriar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
Rendimento:
De oito a dez porções.
Nota:
Esta receita é de origem francesa e tem sabor refrescantemente marcante. Quem gosta e tem oportunidade de viajar certamente a encontrará facilmente em todos os bistrôs e pâtisseries da França. Para aqueles que não podem esperar uma viagem, experimente-a em sua própria casa. Esta receita especial vai para o meu amigo Luiz Fernando, que adora torta de limão!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário