O que não pode faltar na mesa de natal? Doces. Muitos doces!
Na noite de Natal e para as festas de fim de ano, precisamos de doces maravilhosos que acariciem nossos olhos e paladar!
Todos nós, adeptos ou não da festa de Natal, gostamos de mesas bem postas e vistosas e é claro de doces que sejam perfeitos para esse fim. Em se tratando de festas de fim de ano, não podemos servir qualquer doce. Não. Para nossos convidados e a família queremos sobremesas caprichadas e bem acabadas para mostrar a todos que você teve zelo, preocupação e principalmente carinho ao prepará-los! Para isso precisamos de doces de variadas cores e texturas. A nobreza desses doces vai deixar seus convidados de queixo caído e seus sabores vão fazer com que se ajoelhem a seus pés!
MENSAGEM
NATAL! Data especial... NATAL! Dia de reflexão! NATAL! Abraçar a família e agradecer por ter tanta gente que te ama ao seu redor! NATAL! Nascimento de Jesus...
CADA UM COM SEUS COSTUMES
Símbolo pagão do Natal, o Papai Noel surgiu nos Estados Unidos no século XIX, como uma versão de São Nicolau, celebrando os países como a Alemanha, Holanda e Áustria. Na terra do Tio Sam, outra tradição natalina é o peru assado e servido com vegetais. O mesmo prato aparece na ceia dos canadenses, que ainda pode ter salmão fresco ou defumado, torta com carne suína ou bolos de frutas secas e silvestres, como cranberry.
Na Espanha, Itália e em Portugal, também há comemorações em 6 de janeiro, Dia de Reis, quando há troca de presentes. Entre os doces não faltam marzipã e biscoitos com amêndoas. Na Austrália é verão como no Brasil. Por isso, muitas famílias aproveitam o feriado de Natal para fazer piqueniques ao ar livre, que incluem tortas de ameixa e o peru. A imensa maioria dos japoneses não é cristã, mas troca presentes no Natal. Festa eles fazem na passagem do ano, quando as famílias limpam a casa para purificá-la, comem macarrão (soba) e rezam pela saúde de todos.
DICAS PARA PROTEGER SEU ORGANISMO DOS EXCESSOS DAS FESTAS DE FIM DE ANO
• Coma algo leve antes da festa para não exagerar nas porções.
• Apenas belisque os doces. Assim você prova todos e fica satisfeito. Faça o mesmo com os salgados e as comidas pesadas – se possível, combine-as com saladas de legumes sem maionese.
• Alterne o consumo de bebidas alcoólicas com a de água, sucos, refrigerantes. Você bebe menos e não sobrecarrega o corpo.
• No dia seguinte, prefira alimentos leves e beba muito líquido. Coma frutas como melão e melancia, que tem bastante água, e saladas com alguma fonte de carboidrato, como crôutons, e proteínas (queijo branco, peito de peru, kani, frango desfiado e atum.)
• Exercícios também ajudam o corpo a se recuperar dos excessos. Mas nada pesado: caminhe ou ande de bicicleta.
Receitas
TRONCO DE MARROM-GLACÊ (BÛCHE AUX MARRONS)
Ingredientes:
Massa: 1 ¼ de xícara de açúcar, 7 ovos, 1 ½ de xícara de farinha de trigo, 6 colheres de sopa de manteiga derretida.
Recheio e cobertura: 1 ¼ de xícara de manteiga em temperatura ambiente, 1 xícara de água, ½ xícara de açúcar, ½ xícara de castanha portuguesa em conserva picada, 1/3 de xícara de rum e 500g de creme de marrons.
Para polvilhar: açúcar de confeiteiro
Modo de preparo:
1. Unte a assadeira com manteiga e forre com papel-manteiga. Unte o papel com manteiga.
2. Aqueça o forno em temperatura alta. Na batedeira, ponha o açúcar e junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre, por 15 minutos. Junte a farinha aos poucos, misturando com uma colher. Em seguida acrescente a manteiga derretida lentamente e misture. Transfira a massa para a forma e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar. Retire e deixe esfriar.
Recheio e cobertura:
1. Leve ao fogo a água e o açúcar até dissolvê-lo. Retire do fogo e junte ¼ de xícara do rum.
2. Em uma tigela, misture o creme de marrons, a manteiga e o rum restante até ficar homogêneo. Bata na batedeira por 8 minutos ou até obter uma mistura clara e fofa.
Montagem:
1. Desenforme o bolo sobre um pano seco e pincele com a calda de açúcar e rum. Com uma espátula, espalhe por cima 2/3 do recheio. Por cima, ponha castanha. Enrole pelo lado mais comprido, como um rocambole. Embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Reserve o creme restante em temperatura ambiente.
2. Ponha o rocambole em travessa e corte duas fatias grossas em diagonal. Encoste os pedaços nas laterais como se fossem galhos e cubra com o creme. Faça ranhuras com um garfo, imitando madeira, ou use o saco de confeitar para cobri-lo. Polvilhe com açúcar e deixe na geladeira até servir. Se quiser, decore com um galho seco ou temas de Natal.
Rendimento: 12 a 15 fatias.
Notas: Caso não encontre o creme ou queira baratear a receita, use o doce de batata-doce nacional conhecido como marrom-glacê.
GELADO DE RICOTA
Ingredientes:
2 xícaras de leite, 1 ½ xícara de creme de leite fresco, 2/3 de xícara de água, ½ de xícara de açúcar, ½ colher de chá de essência de baunilha, 500g de ricota fresca passada pela peneira, 1 envelope de gelatina em pó incolor, sem sabor, 1 pedaço de canela em pau, 1 pedaço de 5cm de casca de limão.
Calda: 1 xícara de açúcar e 500g de amora congelada.
Acessório: Forma canelada de 20cm de diâmetro.
Modo de preparo:
1. Numa panela, misture o creme de leite fresco, a ricota, o açúcar, a canela e o leite com batedor de mão. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Retire do fogo e junte a casca de limão. Deixe descansar por 10 minutos. Descarte a canela e casca de limão.
2. Num refratário pequeno, ponha a água e polvilhe a gelatina, batendo sempre com um garfo. Deixe hidratar por 5 minutos. Leve ao fogo em banho-maria até a gelatina se derreter.
3. Passe a mistura de ricota por uma peneira fina e junte a essência de baunilha e a gelatina derretida. Misture e transfira para a forma. Leve para gelar por 6 horas ou até o dia seguinte.
Calda:
1. Numa panela, leve o açúcar e a amora ao fogo médio, mexendo às vezes, por 10 minutos ou até a calda engrossar ligeiramente. Retire do fogo, separe algumas frutas para decorar e passe o restante da calda por uma peneira, amassando com uma colher. Deixe esfriar e leve para gelar.
2. No momento de servir, desenforme o gelado sobre um prato, decore com as amoras e sirva com a calda.
Rendimento: 12 porções.
Notas: Caso não encontre as amoras, faça com a polpa ou em último caso use geléia. Ou querendo ainda, use morangos ou cerejas.
BOM APETITE E FELIZ NATAL!!!
Deixe o seu comentário