Gastronomia - 21 de março

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 20 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Uma belíssima ideia essa do Posto São José (Irmãos Thurler) de não oferecerem apenas um excelente serviço no setor de combustível. O Oficina Gourmet não é só uma loja de conveniências, e sim, um charmoso espaço que vem também desenvolvendo um trabalho sério na área da gastronomia. Márcio e Marcos, junto com seus gerentes, Luciano Marroni e Alex Araujo, têm um importante compromisso com todos os clientes, para que todos saiam satisfeitos com o atendimento, satisfação e boa mesa. Quando fui convidado para uma degustação, não fui com o intuito de criticar (já que esse não é o meu papel), mas, sim, de tentar ajudar no bom andamento da casa, com algumas sugestões. Esse é o papel de um bom empresário: de se preocupar com opiniões de bons profissionais no setor. Tudo está bem direcionado: cardápio, serviço, atendimento, higiene e, o mais importante, investimento! Nada se consegue sem esforço e dedicação e isso o espaço tem de sobra! Com cardápio bem montado e com muita criatividade nos nomes dos pratos, o cliente se diverte com a Salada Scudeira (mix de folhas, mussarela de búfala e tomate seco), delicada e saborosa; Bruschetas Benneton (gorgonzola, tomates e ervas), que certamente vão achar o ponto certo; Sanduíche Porsche (pão integral, cream-cheese, azeitonas negras, tomate, alho-poró e ervas), muito saboroso e com uma textura perfeita; e a Sobremesa Yamaha (papaia com cassis), divina! E, é claro, o serviço de cafés, que sempre foi excelente! O Posto Irmãos Thurler, há 35 anos com bons serviços, pelo que indica ficará para sempre em nossa cidade e principalmente agora, com mais esse espetacular serviço gastronômico! Um viva para o Posto São José! Um viva para os empresários que investem na boa gastronomia! Telefone: 2523-7569.

- Não só os empresários locais se preocupam com o investimento cultural. O restaurante Linguiça do Padre, na Friburgo-Teresópolis, km 33, sempre que solicitado faz questão de dar seu apoio às artes friburguense. Tatagiba e Neuza, proprietários, e seus maravilhosos garçons Fabiano, Robinho, Vitor e Laurinho, sempre bem orientados pelo excelente mestre Renato, estão de parabéns e merecem muitos vivas!

Dicionário

MIL-FOLHAS - Doce francês feito com massa folhada, recheado com geleia, creme chantilly ou até mesmo creme confeiteiro e recobeto com açúcar de confeiteiro. Foi criado por Jean Rouget, famoso pasteleiro francês do século 17, quase que por acaso. Ao preparar uma massa de brioches, ele exagerou na quantidade de manteiga. Depois de diversas tentativas trabalhando a massa, dobrando e desdobrando, levou-a ao forno e descobriu que o excesso de gordura criara uma infinidade de camadas finíssimas e crocantes na massa, Então deu-lhe o nome de mille-feuilles (mil-folhas).

Perfil

MÁRCIO LUIZ TESSAROLO THURLER

POSTO SÃO JOSÉ / OFICINA GOURMET

NÃO COME: Feijoada.

COME DE JOELHOS: O mil-folhas do Cezanni, no Shopping da Gávea, Rio.

GOSTA DE COZINHAR? Não sei cozinhar, mas gosto do ambiente e de todo o processo.

SOBREMESA: O mil-folhas...

BEBIDA QUE APRECIA: Sucos de frutas em geral.

BOTECO PREDILETO: Bar Lagoa, no Rio.

RESTAURANTE PREDILETO: Gula Gula, no Rio, e o Crescente Gastronomia, em Friburgo.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Orlando, nos EUA.

SERRA OU MAR: Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Todos os que minha mãe fazia, sem exceções.

O QUE É SER BEM SERVIDO? O equilíbrio entre o que eu pedi e o que eu paguei. Tudo com um atendimento discreto e sem exageros.

O QUE É SERVIR BEM? Servir com discrição e prontamente. Saber visualizar o cliente e ele saber que vai ser bem atendido.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, caminhar no NFCC e o verão, que ainda é bem agradável.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, o centro da cidade que é muito mal explorado, a banalização do comércio e a escassez de entretenimento (poucos festivais, cinemas).

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Vejo que existe um movimento. Só que tem que haver um incentivo do poder público em vários segmentos, cultural e turístico. Sem esse investimento é difícil ver resultados.

Receitas

TORTA FOLHADA DE QUEIJO

Ingredientes: ¾ de xícara de farinha de trigo, ¼ de colher de chá de sal, 1 pitada de pimenta caiena, 1 pitada de noz-moscada ralada, ¾ de xícara de água, 6 colheres de sopa de manteiga cortada em pedaços, 3 ovos e 85g de queijo Gruyère cortado em cubos de 6 mm.

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 200° C. Unte levemente uma fôrma. Peneire a farinha junto com o sal, a pimenta caiena e a noz-moscada.

2. Coloque a panela em fogo baixo e cozinhe por 2 minutos, batendo constantemente, e depois retire a panela do fogo.

3. Bata os ovos em uma tigela pequena e depois, aos poucos (uma colher de sopa de cada vez), adicione na mistura, batendo bem, após cada adição até a massa ficar fina e brilhante. Ela deve esticar e cair devagar quando soltar de uma colher. Talvez não sejam necessários todos os ovos. Adicione o queijo cortado em cubos e mexa para misturar bem.

4. Usando 2 colheres de sopa grandes, coloque algumas porções de massa na assadeira ou tabuleiro formando um círculo de 25 cm. Asse por 25-30 minutos até tostar bem. Deixe esfriar em uma grelha e sirva quente.

Rendimento: 6 a 8 porções.

Notas: Esta torta leve e saborosa vem da Borgonha, onde ela é servida tradicionalmente com vinho tinto. Querendo variar o sabor, adicione salsinha ou cebolinha picada, ou cebolas pequenas picadas antes de assar.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade