minutas
- Formado em Ciências Contábeis, com graduação em Turismo e pós-graduação em Turismo pelo Cefet, nosso querido amigo ainda tem cursos em línguas, trabalhou em diversas empresas privadas e agora está exercendo o cargo de subsecretário de Turismo, convidado pela atual secretária municipal de Turismo, Bianca Tempone Felga de Moraes. Sérgio Magalhães tem como hobby viajar. Nasceu em Lisboa, morou no Rio de Janeiro, estudou em Portugal e Espanha e há 20 anos mora em Nova Friburgo, no Sans Souci. Um viva bem grande ao Sergio Magalhães e sua amada esposa! Um viva bem grande ao turismo friburguense!
dicionário
CRUSTÁCEOS – Animais predominantemente aquáticos, marinhos ou fluviais, que têm esqueleto externo tipo crosta segmentado, com um par de antenas e diversas patas. Ricos em proteínas, são considerados alimentos muito finos e saborosos. Dentre eles, destacam-se: lagosta, lagostim, camarão, caranguejo, pitu etc.
CURRY – Originário da Índia, o que chamamos de curry, e os indianos de massala, é uma mistura de especiarias e ervas que pode variar totalmente de um prato para outro. Cada dona de casa tem sua própria receita. Em 1889 foi feita uma tentativa de padronizar o pó de curry, por decreto, mas este não foi respeitado e as variações de mistura continuaram. Os ingredientes são pilados num almofariz ou amassados entre duas pedras chatas. Junta-se então pimenta fresca amassada e obtém-se uma pasta, que deverá ser cozida com carne ou legumes. Os ingredientes mais comumente usados são: coentro, cominho, cúrcuma, gengibre, pimenta-do-reino, cravo, feno-grego, cardamomo, noz-moscada, tamarindo, canela, manjericão e páprica (pimentão seco moído). Foi um explorador inglês, sir Morton Stanley, que levou para a Europa, na segunda metade do século XIX. No Brasil é conhecido também por caril. O curry é industrializado em três variedades: mild, que é pouco apimentado, suave; hot, mais apimentado; e very hot, muitíssimo apimentado. Pode ser utilizado com carnes, peixes, vegetais, leguminosas secas, ovos, etc. A palavra veio de kari, que em indiano significa “molho”. Curry, para os indianos é designação genérica para “ensopados”.
perfil
SÉRGIO MAGALHÃES
EMPRESÁRIO
NÃO COME: Carne vermelha, frango.
COME DE JOELHOS: Frutos do mar, crustáceos, peixes, legumes...
GOSTA DE COZINHAR? Não sou muito de cozinhar. Prefiro degustar.
SOBREMESA: Sou fã de doces. Adoro pudim de leite. O bom e tradicional pudim!
BEBIDA QUE APRECIA: Não bebo nada que contenha álcool. Mais gosto de coquetéis e vinho sem álcool. Não costumo beber nada nas refeições.
BOTECO PREDILETO: Grão Café, para tomar um café, cappuccino.
RESTAURANTE PREDILETO: Oca Maloca, Truta e Cia e o La Bamba.
PARA ALMOÇAR: Gourmet Brasil.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Paris. Adorei a Tailândia e gosto muito de Florianópolis e Fortaleza.
SERRA OU MAR? Serra.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Sentir-se bem, acolhido, ser recebido com postura e querer voltar ao local.
O QUE É SERVIR BEM? Fazer as pessoas se sentir bem dentro do que você propõe. Acolher as pessoas.
JANTAR INESQUECÍVEL: Minha primeira viagem a Paris, com minha esposa, Elisângela (pela qual sou apaixonado), em um jantar na Torre Eiffel.
O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Nada costuma me tirar do sério. O que pode me incomodar é o excesso de barulho.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O povo agradável e hospitaleiro, o clima e a segurança que nos dá qualidade de vida. Retornar a Friburgo, quando subimos a serra, o cheiro do mato é muito agradável!
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O lixo na rua, o trânsito e os carros estacionados nas calçadas e lugares proibidos. É a falta de conscientização do cidadão!
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Trabalhar melhor as necessidades, as demandas, os circuitos, melhorando a imagem da cidade, criar eventos de modo que desenvolva os roteiros gastronômicos, criando um fluxo maior de turismo para a cidade.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Quando o jogo está duro, os duros começam a jogar!
receitas
CAMARÕES AO CURRY
INGREDIENTES: Uma cebola pequena, 1 dente de alho, 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina, 1 colher de sopa de óleo, 300 g de camarões grandes crus e limpos, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de curry em pó, 1 xícara de iogurte natural, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e salsa picada.
MODO DE PREPARO: Pique a cebola e corte o alho bem fininho. Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga e o óleo em fogo médio. Junte a cebola e refogue por 5 minutos, até que fique macia. Junte o alho e doure-o, mexendo sempre, por mais 2 minutos. Enxugue de leve os camarões com toalha de papel. Acondicione-os em uma tigela e salpique sobre eles farinha de trigo e curry por igual. Na mesma frigideira, acrescente os camarões e refogue-os, mexendo sempre, por aproximadamente 2 minutos, ou até que fiquem rosados. Reduza a chama e junte o iogurte. Aqueça durante 1 minuto ou até que a mistura comece a borbulhar. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Enfeite-os com salsa.
RENDIMENTO: 4 porções.
NOTA: Estes camarões ficam ótimos acompanhados de arroz branco e ou pão árabe quente.
Deixe o seu comentário